Adriana Zadrozny
Terça, 09 de maio de 2017, 00:00 h - Atualizado em 09/05, 11:58 h

A canela na saúde cardiovascular

Estudo recente mostra que a canela age protegendo o organismo dos danos de dietas gordurosas.


Adriana Zadrozny : De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

A canela, uma especiaria mundialmente conhecida, tem sido usada como um ingrediente aromático ao longo da história, que remonta até o antigo Egito. Costumava ser rara e valiosa, e era considerada um presente adequado para reis. Hoje, mais do que nunca, podemos compreender o valor desta substância.

Nos dias atuais, a canela é um produto barato, disponível em praticamente todos os supermercados e encontrada em inúmeros tipos de alimentos e receitas. Além disso, é constante em pratos e receitas com propriedades funcionais, pela sua ação termogênica, antiinflamatória, antioxidante e estimulante. Tudo isso, com o bônus de um sabor maravilhoso, e de um aroma quente e envolvente.

A canela é obtida a partir do corte dos caules da árvore Cinnamomum. A casca interna é então extraída e as partes lenhosas removidas dela. Quando seca, ele forma tiras que se enrolam em rolos, chamados pauzinhos de canela. As varas podem ser então moídas para formar o pó de canela, a forma mais utilizada da especiaria.

Apesar de já termos tratado sobre a canela em colunas anteriores, novas descobertas a seu respeito são sempre bem vindas. Desta vez, a novidade merece aplausos: a canela pode diminuir o risco de danos cardiovasculares de uma dieta rica em gordura, ativando antioxidantes do organismo, assim como sistemas antiinflamatórios. Além disso, retarda o processo de armazenamento de gordura. Os dados são fornecidos por  um estudo preliminar (recém publicado, nesta semana) apresentado na American Heart Association's Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology.

Na pesquisa, os autores alimentaram  ratos com suplementos  à base de canela por 12 semanas, juntamente com uma dieta rica em gordura. Os resultados são surpreendentes.

Os ratos que ingeriram porções diárias de canela pesavam menos e tinham menos gordura na região abdominal, além de níveis mais saudáveis ​​de açúcar, insulina e gordura no sangue, em comparação com os ratos que não receberam canela em seus alimentos ricos em gordura. E, ainda melhor: os ratos alimentados com canela também tiveram menos moléculas envolvidas no processo de armazenamento de gordura no corpo e mais moléculas antioxidantes e antiinflamatórias que protegem o organismo dos danos do estresse.

Os resultados sugerem que a canela pode reduzir os efeitos de uma dieta rica em gordura, melhorando significativamente a saúde e eficiência cardiovasculares, além de auxiliar no peso saudável.

E a nossa conclusão, por aqui, é que pode ser muito saboroso cuidar da saúde.

Vale a pena experimentar!

Estudo referencial: American Heart Association. "Cinnamon may lessen damage of high-fat diet in rats." ScienceDaily. ScienceDaily, 6 May 2017. 

 

Adriana Zadrozny é Nutricionista com ênfase em Nutrição e Qualidade de Vida.

Trabalha com Nutrição Anticâncer.

Mestre em Fisiologia Humana e professora universitária, é também a autora do livro SOBRE VIVER – assim aprendi com um câncer de mama (Editora Máquina de Escrever).

 

 





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