Amanda Lyra
Quinta, 13 de agosto de 2015, 00:00 h - Atualizado em 13/08, 00:00 h

Benefícios da Música

Autodisciplina, paciência, sensibilidade e diversão são alguns dos benefícios do estudo da música

Amanda Lyra:Cultura
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

A música está presente na vida dos seres humanos desde a idade da pedra,  estima-se que tenha surgido há 50.000 anos, a história da música  confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana, e não se conhece nenhuma civilização que não possua manifestações musicais próprias, pois a música possui a capacidade de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação.

O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, que irão repercutir  nas atividades intelectuais.  Sem contar que  música é matemática sonora.  A música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros. Tocar é bom, cantar é bom e ouvir músicas que te agradam também te fazem bem.

 

Pessoas que ouvem músicas são mais felizes. (Na foto, Sabrina Vinotti)
Pessoas que ouvem músicas são mais felizes. (Na foto, Sabrina Vinotti) - Foto: Divulgação.

É comprovado cientificamente que ouvir música reduz os níveis de cortisol, hormônio do stress, além de elevar o nível de serotonina que é um neurotransmissor que melhora o humor, embala o sono e alivia a dor. Aprenda então a melhorar os níveis dele no organismo e viva melhor! 

 

Ao tocar, músicos entram em um outro estado de espírito, a música tem o poder de elevar a concentração e até de mudar o humor. ( Na foto, Fabiano Gomes, baterista)
Ao tocar, músicos entram em um outro estado de espírito, a música tem o poder de elevar a concentração e até de mudar o humor. ( Na foto, Fabiano Gomes, baterista) - Foto: Carlos Reis

Os Sons lentos diminuem a frequência cardíaca e atuam como calmantes naturais. Batidas aceleradas funcionam para liberar a tensão cantando e dançando. 

 

Trabalho em equipe também é um dos ensinamentos que quem lida com a música, pois nada mais é que um conjunto de sons e silêncio. Cada integrante de uma banda ou orquestra têm que trabalhar em conjunto todos os seus elementos harmoniosamente com um único objetivo.

 

A música induz ao movimento, por isso para o ser humano, que já nasce com ritmos, a música ajuda até na prática de exercícios físicos. ( Na foto, esta colunista com Renan Alves, Banda Pallets)
A música induz ao movimento, por isso para o ser humano, que já nasce com ritmos, a música ajuda até na prática de exercícios físicos. ( Na foto, esta colunista com Renan Alves, Banda Pallets) - Foto: Divulgação.

Sentimentos são expressos através da música, dor, raiva, amor, tristeza e felicidade podem ser interpretados de formas diferentes sendo cantando ou tocando.
Sentimentos são expressos através da música, dor, raiva, amor, tristeza e felicidade podem ser interpretados de formas diferentes sendo cantando ou tocando. - Foto: Dyego Martins

Indico a quem ainda não toca nenhum instrumento, procurar escolas ou professores particulares, pois quem o faz, cria um cano de  escape do "mundo real", é um universo particular onde você pode se soltar, ser você mesmo, e ainda se quiser, pode trazer outra pessoas para dentro dele, ouvindo ou tocando junto.

 

 

O baixo é um instrumento que além de ser mágico para quem o toca, você sente seu som, é o que dá peso e força. Na foto Ivanio Lira
O baixo é um instrumento que além de ser mágico para quem o toca, você sente seu som, é o que dá peso e força. Na foto Ivanio Lira - Foto: Gabriel Lunardi

Escolha seu instrumento favorito, violão, guitarra, voz, baixo, bateria, violino, teclado, piano, gaita, percussão, flauta, oboé, são tantas opções que não há porque se limitar a uma exclusiva.

Cante, Toque, Dance, o importante é se expressar, aliviar o stress, se divertir e fazer arte.

 

.Divirta-se, Musique-se. 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Golpe com celular

Golpe com celular

Os marginais não param de ser criativos.


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)