Amanda Lyra
Quinta, 21 de abril de 2016, 09:55 h - Atualizado em 21/04, 10:50 h

Entrevista exclusiva com Igor Menezes

O compositor lança seu CD dia 28 de abril no Bardo Tatára

Amanda Lyra:Cultura
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Ele tem um timbre marcante, e suas composições são daquelas que você simplesmente não consegue tirar da cabeça. Música de qualidade, feita com amor e muito talento, é isso que chega aos ouvidos dos fãs dia 28 de abril(Quinta-feira) no lançamento do CD Lugar Nenhum, que acontecerá no Bardo Tatára, localizado na Av. Dos Estados 810, no Água Verde. Confira a entrevista exclusiva com o Aracajuano que já conquistou a cena Curitibana, Igor Menezes :

Foto: Divulgação.

VRNews: Como foi seu primeiro contato com a música?

IM: Meu primeiro contato com a música foi com minha mãe, que cantava em corais de igreja e com meu avô paterno, que sempre foi um amante e conhecedor da tradicional música brasileira. Embora não tenha nenhum músico profissional na família, minha casa sempre foi um ambiente muito musical, e em todas as festas da família sempre tinham pequenas apresentações musicais, com minha mãe cantando um repertorio bem brasileiro. Quando comecei a estudar violão, principalmente no conservatório de música do estado, passei sempre a acompanhar minha mãe em cantorias.

VRNews: Qual sua história com Curitiba?

IM: Eu vim para Curitiba há quase nove anos, para fazer uma pós –graduação na área de saúde. Paralelo a esse curso acabei também me envolvendo com o cenário cultural musical da cidade. Acabei criando raízes.

Foto: Divulgação.

VRNews: O que você lembra da primeira vez que compôs uma música?

IM: Da sensação, sem igual, de conseguir colocar em palavras e sons, sentimentos e pensamentos que não poderiam vir ao mundo de outras formas. É colocar nossas profundas percepções para fora, num jeito bem especial de existir: a música!

VRNews: De lá pra cá, qual a diferença ?

IM: Com certeza senti um grande aprimoramento, uma grande evolução. Hoje me sinto bem mais livre e com maior versatilidade. Por muitos anos também compus sozinho. Há alguns anos também comecei a compor muito frequentemente em parceria, o que ensina muito sobre outra dinâmica de arte, outro tipo de afeto relacionado à composição.

Foto: Divulgação.

VRNews: Você está lançando o disco Lugar Nenhum, que dia será a estreia e o que o público pode esperar?

IM: O lançamento ocorrerá dia 28 de Abril no Bardo Tatára em Curitiba. Estamos preparando um show bem dinâmico. Embora a formação da banda será um pouco diferente da formação que participou do disco, da mesma forma que no álbum, será um show com forte influência da música afro-brasileira, do jazz, do samba e de regionalimos diversos. Contará com participação especial de grandes músicos curitibanos que tiveram participação na minha carreira até aqui. Estamos preparando uma apresentação com muito carinho. Vai ser uma apresentação bem intensa.

VRNews :Quem são seus parceiros?

IM: Já compus junto com grandes da cena curitibana como Gil Gabriel, Marlos Soares, Arnaldo Soares, Glauco Neto, Ivânio Lira, Marcelo Pulga, Rodrigo Palmito, principalmente após fundarmos o “Solfá”, clube do descanso, um grupo que se reúne durante às segundas no bardo Tatara para compor junto. Porém meu parceiro musical mais frequente é o grande compositor Beto Pacheco.

Foto: Divulgação.

VRNews: Como você vê a cena autoral da cidade?

IM: Curitiba tem uma cena rica, múltipla e muito fervilhante. Em várias vertentes a cidade tem bom nomes, no samba, no rock, no blues, na música regional sempre se descobre coisa nova e de qualidade.

VRNews: Onde seus fãs podem ouvir seu trabalho?

IM: No site www.igormenezes.net.br, nofacebook e no soundcloud, tenho trabalhos à disposição de todos. Alem disso toda segunda estou junto aos compositores da cidade, na “Segunda Autoral” do Bardo Tatara.

Foto: Divulgação.

Papo Reto:

1- Obra prima: “Oração ao tempo” do Caetano Veloso

2- Uma paixão: tudo que se relaciona à música e á poesia.

3- O melhor show: Yamandu Costa e Armandinho, em 2000

4- Queria fazer um som com: Alceu Valença

5- Um esporte: Corrida

6- Aquele cover que você ama cantar: Todas do Belchior

7- Férias perfeitas: Santa Catarina ano passado

8- Lugar perfeito para compor: Ilha do Mel

9- Igor Menezes por Igor Menezes: um cara que gosta de dizer sim à vida. Como ela ética. Lançamento CD Lugar Nenhum - Igor Menezes: https://www.facebook.com/events/261296114212246/



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)