Amanda Lyra
Quinta, 02 de julho de 2015, 00:00 h - Atualizado em 02/07, 00:00 h

Segunda Autoral - Música da gente

É preciso união dos músicos para mostrar que aqui se faz arte

Amanda Lyra:Cultura
Autor: Redação
João Gilberto Tatára, que deu o start no movimento de música autoral na cidade.
João Gilberto Tatára, que deu o start no movimento de música autoral na cidade. - Foto: Divulgação.

O movimento "autoral" da nossa linda e cinzenta Curitiba tem aberto espaço na playlist dos apreciadores da boa música. Ainda que não seja divulgada o suficiente para atingir o público a nível nacional, a arte local mostra sua qualidade cada dia mais.

Antigamente o público preferia ouvir os "clássicos" e as músicas mais tocadas na rádio, havia um preconceito implícito em relação ao som autoral. Não havia tanto espaço dedicado para a música feita na região, espaço este que o músico pudesse ganhar seu ganha pão com suas composições.

Como artista vinda de uma família de músicos, tenho conhecimento de causa pra dizer com propriedade que a Música Curitibana não perde em nada para os sons que ocupam a mídia a nível nacional. Temos em Curitiba e região, compositores geniais, arranjadores, instrumentistas e poetas que infelizmente ainda estão fechados em um nicho pequeno de pessoas que consomem esse tipo de arte. Mas com a criação de Segunda Autoral, idealizada pelo agitador cultural e gênio da música João Gilberto Tatára, onde os artistas se encontram as segundas-feiras, na Av. dos Estados, 810  no Água Verde, houve um "bum" no termo "MÚSICA AUTORAL", que nunca havia sido tão popularizado entre os músicos e não-músicos.

Na Segunda Autoral, o palco convida músicos para uma super Jam, com uma única regra: "tocar músicas próprias". Um aglomerado de talentos entrando em sintonia. "Qual é tom? " eis a frase comum entre os músicos virtuosos que sobem pra acompanhar os compositores, muitas vezes sem conhecer a canção, mesmo assim o improviso parece ensaiado, um astral maravilhoso que contagia o público. 

 

Foto: Divulgação.

 Essa adjeção natural de talentos, fez com que a Segunda se tornasse o ponto de encontro mais artístico da cidade. Um dos maiores méritos desse movimento cultural, na minha opinião como cantora e compositora, é a substituição daquela velha e conhecida frase: "Toca Raul!" por nomes de músicas próprias, ou a nova frase que dá gosto de ouvir: "Toca uma sua!"  

Pedi para os músicos que me mandassem materiais e agendas, para divulgar na coluna, e a cada e-mail que recebo, sinto orgulho de fazer parte dessa classe artística que tem o poder de afetar os sentimentos e monta a trilha sonora de vidas alheias. É preciso união para mostrar que fazemos músicas lindas que podem tocar o coração, lembrando de alguém, ou situações que muitos passam. De todos os estilos, para todos os gostos, tem bandas de rock, de reggae, de pop, de samba, de bossa nova, de jazz, eletrônica, instrumental, sertanejo, rap, heavy metal, forró, raiz, punk, mpb, e do que mais se interesse o público, bandas que fazem músicas portentosas e dignas de consagração nacional. 

É preciso valorizar os artistas locais,e suas artes, sendo elas musicais, poéticas, cênicas,  plásticas, ou escritas. Mente, coração e ouvidos abertos para admirar o talento dos Paranenses que trabalham duro, que ensaiam por horas, que gastam com equipamentos e recursos para levar mais emoção até seus fãs. 

A música é uma dádiva que é dada para todos, seja compondo, tocando ou ouvindo. 

Curta a fanpage da Segunda Autoral: https://www.facebook.com/SegundaAutoral

 

Mande seu material e agenda para: amandalyraoficial@gmail.com



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Yerma é uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho.


V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

As inscrições para participar do evento foram prorrogadas e podem ser feitas até sexta-feira (28/06).


 Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

“O projeto Titãs Trio Acústico, que traz os três remanescentes originais Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belloto, recria sucessos da banda.


Celular roubado

Celular roubado

Quem já não teve um celular roubado ou conhece alguém que já teve?


Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Saiba mais sobre os alongamentos em acrilfix que conquistaram as saojoseenses


Clube Mulheres de Sucesso Araucária:  VANESSA MASZALEK DE LIMA


Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)