Aninha Pazinatto
Sexta, 06 de abril de 2018, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 00:00 h

O Mito do Colágeno

Precisamos esclarecer a verdade sobre o colágeno!

Aninha Pazinatto:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Sabemos que o consumo de colágeno vem sendo tratado com certo modismo e cá entre nós, sempre escutamos alguém falar ‘’ estou tomando colágeno, acho incrível, já experimentou?’’

 Pois é, a indústria vendo todo esse boom, logo tratou de colocou no mercado inúmeros produtos com colágeno, como suplementos, cápsulas, bebidas e balas "beauty" e garanto... se você for na farmácia vai encontrar o pacotinho de balinhas fini de colágeno para comprar.

Foto: Divulgação.

Acontece que precisamos esclarecer a verdade sobre o colágeno!

O colágeno é uma proteína que nosso organismo produz naturalmente, que está presente em diferentes quantidades em quase todos os órgãos e a sua função principal é dar sustentação e elasticidade a pele, ossos, cartilagens, tendões e ligamentos. 

Foto: Divulgação.

Nos mulheres costumamos a relacionar o colágeno com a pele do rosto e o envelhecimento. O que é um fato, pois com a idade nosso corpo produz cada vez menos dessa proteína e lá por volta de nossos 30 anos ela começa a decair 1% a cada ano que se passa. (Ficou em choque também? Porque eu fiquei!)

E nesse nosso ‘’medo’’ de envelhecer acabamos suplementando e usando cosméticos que tenham colágeno para tentar retardar o processo. E é ai que mora o MITO do colágeno, mas para compreender, precisamos relembrar um pouquinho de bioquímica!

Todas as proteínas do nosso organismo são feitas de aminoácidos. Diferentes sequencias de aminoácidos juntos formam uma proteína e quem regula essa produção é nosso próprio organismo através de uma série de fatores endógenos, tais como secreção de hormônios, testosterona, estrogênio e etc...

O que acontece é que quando tomamos um suplemento de colágeno nosso organismo vai fazer o que naturalmente faz no processo de digestão: DIGERIR. O colágeno chega até o estomago e vai ser digerido em aminoácidos que serão absorvidos pelas células no intestino delgado.  Prestou atenção? O colágeno –proteína- que você consumiu, vai ‘’retornar’’ a ser aminoácido, e assim o SEU CORPO VAI DECIDIR QUAL PROTEINA PRODUZIR!

Se for necessidade e estimulo do seu organismo ele vai produzir colágeno, se não for... ele simplesmente não vai produzir, ou seja, não importa o QUAAAAANTO você ingira de colágeno, porque o seu corpo só vai produzir o necessário! Entenda que no final de tudo isso o que vale de verdade é o estimulo e sua necessidade, não o que de fato você quer que aconteça!

O endocrinologista e nutrólogo Wilmar Accursio, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Envelhecimento, tem uma frase que é bem lúcida em relação a isso: "É como comer um bife. Um bife é constituído em sua parte por proteína, quando você se alimenta dele, ele será digerido em aminoácidos e assim o seu corpo vai utilizar esses aminoácidos para fazer o colágeno ou não".

Resumindo, precisamos na verdade ter uma dieta balanceada em proteínas de boa qualidade, equilibrando junto com carboidratos e gorduras e sempre ter uma alimentação saudável, pois existem algumas vitaminas e minerais que ajudam a manter nossa pele saudável, como zinco, silício, vitamina A, vitamina C e vitamina E, que podemos retirar dos alimentos. 

Mas se você quer algum tratamento contra a flacidez e para ter uma melhora no aspecto da pele, existem no mercado peelings químicos e a laser, além de o uso crônico de aparelhos de alta frequência. Entre as técnicas mais modernas, tem o Ulthera, que é um ultrassom fracionado, não invasivo, para combater a flacidez facial e corporal.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Ônibus da Cultura encerra apresentações de Natal nesta segunda

Ônibus da Cultura encerra apresentações de Natal nesta segunda

No palco sobre rodas, a Companhia Karagozwk encena "Sonho de Luz", a história de um menino simples que sonha em ganhar um presente de Natal e seu encontro com uma trupe circense


Ópera de Arame: invasão de artes no especial de fim de ano do Vale da Música

Ópera de Arame: invasão de artes no especial de fim de ano do Vale da Música

Uma experiência cultural 360° irá tomar conta dos ambientes e arquitetura do teatro.


Feira de Natal de Economia Solidária é uma ótima opção para compras

Feira de Natal de Economia Solidária é uma ótima opção para compras

A feira reúne 40 artesãos da cidade e oferece diversos produtos com preços acessíveis, para todos os gostos e bolsos.


1º Festival de Café Gelado agita Curitiba neste sábado

1º Festival de Café Gelado agita Curitiba neste sábado

Promovido pela Espresso Station, o evento vai celebrar a chegada do Verão e contará com opções exclusivas pelo valor fixo de R$ 8


Sucesso no lançamento do álbum "Noite" de Ivanio Lira

Sucesso no lançamento do álbum "Noite" de Ivanio Lira

Apoiando a cultura paranaense, Portal VRNews patrocinou o disco de Ivanio Lira. A festa que aconteceu nesta quinta-feira (13) lotou o Aqualung Bar em uma noite de celebração à arte do compositor.


É vinho de cevada?

É vinho de cevada?

Ei, mas o vinho não é feito de uva? E o que isso tem a ver com cerveja e cevada?



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)