Segurança sem representante

O Paraná sempre se caracterizou por ter uma Segurança Pública ativa e na qual a população sempre pode confiar.

Sempre que se falava em Segurança Pública, uma boa parcela da população sempre soube quem era o Secretário de Segurança, sempre conhecia o nome dos comandantes.

Quando algo acontecia o Secretário da Segurança aparecia para dar explicações e satisfação à população.

Agora, só sabemos quem é o nosso Governador e já vimos ele ter que falar sobre a segurança, o que com certeza ele pode fazer, mas que na prática deveria ser feito, primeiro pelos representantes da Polícia Militar ou da Polícia Civil, dependendo da ocorrência.

E nos casos de maior relevância, o próprio Secretário de Segurança deve aparecer para que a população saiba que no Paraná a Segurança do Cidadão é tratada com muito respeito, dedicação e consideração pelo Governo através  de seus representantes, e que caso algo ocorra saberem que sempre terá alguém que irá auxilia-los e socorrê-los.

Infelizmente nossa segurança hoje não tem uma “cara”, ou seja, a população não conhece e nem reconhece quem representa nossa Segurança Pública, e com raras exceções conhece alguns comandantes e delegados, e isso reflete diretamente no conceito que a população tem com relação à segurança.

A Segurança para ser eficiente e eficaz, deve, além de, ser executada com dedicação, fazer com que a população conheça quem está trabalhando e colocando sua vida em risco para protegê-la.

A segurança tem um caráter psicológico muito grande, e quanto mais a população confiar na sua polícia, mais ela irá participar e auxiliar, principalmente através de informações.

A Polícia não tem como fazer tudo, muitos dos resultados depende da participação e da colaboração da sociedade, pois alguém sempre vê algo e essa  informação se quem viu confia na sua polícia, com certeza irá informar, caso contrário, se não confiar, não irá falar nada para não se envolver.

E nunca esqueçam que PREVENIR é sempre a melhor opção.

Para mais informações ou sugestões de pauta, encaminhe seu e-mail para coronelcosta181@gmail.com

Segurança em Debate

Cel Costa Filho

Especialista em Segurança, colaborador do Portal VRNews. Assina coluna toda terça-feira. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui