Cel Costa Filho
Terça, 01 de julho de 2014, 00:00 h - Atualizado em 01/07, 00:00 h

O que a Copa nos deixou de legado?

Para a população como um todo não há muito que comemorar

Cel Costa Filho:Curitiba
Autor: Redação
Foto: Reprodução - Jornal de Brasília

Para nós curitibanos, a Copa do Mundo chegou ao final, agora vamos acompanhar a distância, já que não teremos mais jogos na Arena da Baixada e a Seleção da Espanha foi eliminada e também já foi embora.

Para a população como um todo, não há muito que comemorar, pois os investimentos realizados foram na pratica projetos que já deviam ter sido executados, ou seja, falta de planejamento dos nossos governantes e os investimentos que realmente poderiam trazer uma boa melhoria na qualidade de vida não foram realizados.

Com relação especial à Segurança Pública, a melhora é inexpressiva, pois o efetivo mostrado durante os jogos eram em boa parte de policiais militares em formação no interior do Estado, onde para se atender a necessidade da COPA simplesmente se movimentou o efetivo e agora com o término, voltam para as suas cidades de origem.

E as viaturas que circularam em Curitiba nesse período em grande número por nossa cidade, muitas delas também não eram daqui, foram trazidas de outras cidades e da mesma forma já retornaram para suas cidades de origem.
A comunicação utilizada tanto pela PM como pela PC estão obsoletas e o Estado não aproveitou os recursos destinados para Copa em investimentos nessa área.

É inconcebível que uma cidade com 2 milhões de habitantes, tenha em seu período noturno apenas duas delegacias para atender a toda à população, fazendo com que essa infra estrutura disponibilizada para os que necessitem registrar uma ocorrência se sintam desestimulados, o que acaba fazendo com que muitos desistam de formalizar o ocorrido e assim “mascarando” os índices de criminalidade .

E o maior reflexo dessa falta de comprometimento, foi a postura de nossos governantes ao terem aceitado a pressão da FIFA e liberado o consumo de bebidas alcoólicas no interior dos estádios durantes os jogos do mundial, ação essa que veio a acarretar vários transtornos, não só aqui, mas em todas as cidades sedes. 

Parece insipiente, mas são nesses momentos que percebemos os quão comprometidos estão nossos representantes legais e essa falta de postura é o que vemos refletido na estrutura e nos investimentos realizados na segurança da nossa população, onde sempre se procura adotar medidas paliativas, mas nunca posições firmes e definitivas que possam resultar num aumento da segurança e consequentemente uma melhora na qualidade de vida daqueles que dependem do Estado para lhes prover o que lhes é de direito.

Esperemos que daqui para frente nossos governantes procurem adotar o padrão FIFA não só nos estádios, mas em todos os investimentos realizados.  



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)