Cel Costa Filho
Terça, 12 de abril de 2016, 00:00 h - Atualizado em 12/04, 00:00 h

O que é OCR?

O Coronel Costa Filho dá dicas de segurança

Cel Costa Filho:Curitiba
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Com os avanços na tecnologia, a qual vem nos apresentando nividades no dia a dia, com o intuito de facilidar a vida das pessoas; o que até a pouco tempo viamos apenas nos filmes, já está em muitos casos sendo disponibilizada para a população e com preços acessíveis.

           

E uma dessas tecnologias que aos poucos está sendo disponibilizada, é a OCR – Optical Charecter Recognition que significa Reconhecimento Ótico de Caracteres, onde uma das suas finalidades é reconhecer e identificar um veículo pela placa, através da utilização de uma câmera.

           

Essa tecnologia de ponta, começa a ser utilizada em condomínios para facilitar o acesso dos moradores, não havendo mais a necessidade de se carregar controles remotos para abrir os portões das garagens, além de, aumentar a segurança em virtude do controle que o sistema propicia.

           

Apesar de ainda ser considerada uma tecnologia nova, que até a pouco tempo só era utilzada pelos órgãos de segurança, uma empresa de Curitiba que atua na área de tecnologia, desenvolveu um software que foi incorporado a um  sistema de controle virtual para acesso aos condomínios e que está sendo disponibilizado com custos extremamente baixos e viáveis para implantação.

           

Como hoje a maior preocupação das pessoas é a segurança, não só com a sua, mas com a de todos os seus familiares, é fundamental investir em um sistema que realemente aumente a segurança, e quando falamos em segurança para quem mora em condominios residenciais, há sempe a preocupação de que todos os moradores estejam seguros, pois se houver uma falha na segurança de apenas um morador, todos os demais estarão em risco.

 

Por isso é fundamental aumentar o nível de segurança, mas sem esquecer de que estamos numa crise financeira em nosso país e temos que conciliar o aumento da segurança com a manutenção dos custos e se possível diminuir os custos e manter a segurança em níveis aceitáveis.     

A empresa de tecnologia e desenvolvimento de software, Portaria Sem Porteito (www.portariasempoteiro.com.br)  está disponibilizando esse sistema de controle virtual para condomínios e implementou recentemente o controle de acesso dos veículos através da OCR, é da  República de Curitiba, cidade esta que últimamente está nos colocando como modelo para o país e para orgulho de todos nós.

Todos os dias vemos cenas de pessoas sendo roubadas e agredidas e os condomínios que até a pouco tempo eram redutos de segurança, já perderam essa tranquilidade e passaram a fazer parte do rol dos locais que são frequentemente vitimas de ladrões, por isso é muito importante, cada vez mais utilizar a tecnologia a nosso favor contra a violência e a criminalidade que estão aumentando a cada dia.

E nunca esqueçam que prevenir é sempre o melhor remédio.

 

*Por Cel. Costa Filho - Consultor de Segurança do SINDESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná); Chefe do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) – 190; Diretor de Logística da Polícia Militar e membro do Programa Estadual de Proteção a Testemunhas.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho


CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

Na quarta-feira (19/06), às 14h, tem CineMaterna, sessão especial para mamães e bebês com até 18 meses, no Cineplus



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)