Cel Costa Filho
Terça, 19 de agosto de 2014, 00:00 h - Atualizado em 19/08, 00:00 h

Porta – ponto frágil na casa

Confira com atenção as dicas do Cel. Costa

Cel Costa Filho:Curitiba
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Por Cel. Costa Filho*

Todos os que constroem uma casa ou fazem uma reforma com certeza sempre tem o cuidado de escolher materiais de boa qualidade, mas infelizmente nem sempre o que compramos e pagamos vem com a qualidade que nos prometem ao oferecer o produto.

E um dos pontos mais importantes numa casa são as PORTAS, pois e o que controla e impede o acesso de pessoas que não se deseja que entrem no imóvel, em particular os ladrões.
Por isso solicito aos leitores que deem uma olhada nas portas de seu imóvel, em particular as externas e vejam com cuidado os caixilhos.

Ao analisarem com cuidado verão que a espessura entre o local onde entra a lingueta da fechadura até o termino da madeira e em média de 1 cm, ou seja, perceberão ser esse o ponto mais frágil de toda a casa e que um homem sem muito esforço conseguira arrebentar literalmente o caixilho e ter acesso ao seu imóvel.

O que fazer?
Como sugestão, indico a substituição do caixilho por um de madeira maciça ou substituir por um de metal e nos casos em que tal ação se comprovar inviável poderá ser solicitado a um serralheiro que faça uma cantoneira com chapa de aço de 2mm que terá em média as seguintes medidas. Altura 2,10m por 13cm de largura a altura e que revista o local onde e colocado a lingueta sendo que na parte da dobra ficara entre 3 e 4 cm e o complemento 9 e 10 cm.

Deverá também ser fixada com 4 parafusos na parte mais estreita e com 4 parafusos na parte mais larga. Com isso a resistência de seu caixilho apesar de ser de madeira, com esse reforço será como se o mesmo fosse de aço.

Se tiverem câmeras de segurança após instalarem as mesmas as protejam com uma caixa de segurança a fim de impedir que os ladrões as danifiquem ou as roubem.
Também nos portões de acesso deve ser feito uma trava para impedir que os ladrões levantem o portão e possam abri-lo.

Da mesma forma se houver um portai de acesso para pedestres, o qual com certeza em virtude da facilidade de entrar pelo potro eletrônico deve ser colocado um cadeado, pois a fechadura em caso de roubo também pode ser facilmente forcado e aberto.

Cel. Costa Filho* - Consultor de Segurança do SINDESP (Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado do Paraná); Chefe do COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) – 190; Diretor de Logística da Polícia Militar e membro do Programa Estadual de Proteção a Testemunhas.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Evento faz parte das comemorações aos 60 anos da PUCPR


 Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Arlete Sofia Chincoviaki

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Considerado um dos grandes fenômenos da noite curitibana, o bar preparou atrações especiais para os curitibanos assistirem aos jogos da Copas América


Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Técnicas para desenvolver ilustrações que parecem fotografias são ensinadas no Ateliê Permanente de Desenho Realista com Grafite no Solar do Rosário.


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele Galize Figuel

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promove a partir desta sexta-feira (14) a exposição “BABUSHKIM”, do artista plástico Eloir Jr., no Museu Municipal Atílio Rocco, com entrada gratuita.



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)