Jorge Marcondes
Sexta, 28 de outubro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 28/10, 00:00 h

1º Colóquio &tílico & &scambo!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Após diversas ações para a divulgação do movimento Craft Beer (Cerveja Artesanal), a Dona Hermínia parou um pouco para se reestruturar e se concentrar na abertura de um pequeno espaço no bairro do Boqueirão. Demos um tempo nos cursos, nas imersões, nas degustações, mas não nos esquecemos dos amigos e admiradores.

 

Nos próximos dias iremos convidar alguns produtores de cerveja caseira (de panela) experientes, outros que são iniciantes e outros ainda, que são apreciadores desta deliciosa bebida, com os quais temos conversado durante os últimos 14 meses. São pessoas que demonstraram interesse no aprimoramento e na disseminação do conhecimento, bem como na troca das cervejas produzidas por elas, com a finalidade de obterem avaliações das suas produções.

 

Este grupo será convidado a colaborar uns com os outros, buscando a concretização das suas marcas individuais, bem como a marca da Confraria dos Insurgentes (nome que será dado ao grupo), através da criação de eventos e produtos que tornem todas as partes e o próprio grupo, sustentáveis.

 

Este formato está sendo minuciosamente elaborado há mais de 1 ano e meio, e já estamos sendo cobrados em termos do início de pelo menos um projeto piloto deste grupo. Após algumas ações efetuadas pela Dona Hermínia cerveja caseira, bem como diversas conversas, hoje já temos diversos parceiros interessados nas ações propostas pela Dona Hermínia, como forma de atuação da Confraria dos Insurgentes.

 

Arte 01.png

 

Começaremos definitivamente com a realização do Primeiro Colóquio &tílico & Escambo de cervejas entre os produtores, sendo que no Colóquio abordaremos o funcionamento da Confraria dos Insurgentes, para cada grupo de interesse (produtores experientes, iniciantes e apreciadores). Também será realizado um escambo de cervejas caseiras entre os produtores que comparecerem, para que todas as cervejas passem pelo crivo uns dos outros, numa grande troca de conhecimento, experiências e pareceres.

 

Também, pretendemos realizar uma degustação para quem fizer reserva e estiver presente no local, com algumas das cervejas produzidas de forma colaborativa entre Matulle Homebrew e Dona Hermínia, bem como cervejas de outros produtores que desejarem participar. Esperamos fazer um grande primeiro encontro, que marcará um evento que pretendemos que seja itinerante, passado por nossos parceiros já definidos, mas que pode também passar pelo seu estabelecimento, bastando que você entre em contato conosco para possível agendamento.

 

Acreditamos que a colaboração, bem como a troca de cervejas, receitas, experiências e conhecimento entre os cervejeiros caseiros é que pode fazer a grande diferença. Que tal criar um grupo para fazer compras coletivas de insumos e assim conseguir melhores condições para as produções, pois com um maior volume e a continuidade de compra, dá para conseguir negociar melhor, fato que ajuda a todos!

 

Atualmente já contamos com alguns parceiros, como fornecedores de insumos e equipamentos, bem como de locais para eventos, mas gostaríamos de contar com a participação de mais cervejeiros caseiros, apreciadores, e fornecedores, bem como outros estabelecimentos parceiros. Mantenham contato com a gente pelo Whats App (41) 9893-9664 ou pelo FaceBook da Dona Hermínia cerveja caseira (https://www.facebook.com/donaherminiacervejacaseira/). Vamos criar um grupo forte, que trabalhe e se divirta junto, pois assim todos crescem!

Dona Hermínia Cerveja Caseira | Facebook

www.facebook.com

Dona Hermínia Cerveja Caseira, Curitiba (Curitiba, Brazil). 548 likes · 49 talking about this · 1 was here. Este é um espaço para compartilhamento de...

 

 

O espaço do Boqueirão pretende ser um ponto inicial para reuniões e produção de cervejas de panela, pois teremos pelo menos um conjunto de panelas para locação em breve, para aqueles que não querem ou não podem comprar, ou ainda, que não possuem espaço em sua residência para ter seu próprio equipamento. Hoje já estamos começando a estocar as garrafas que nos são doadas, ou ainda aquelas que são trocadas na campanha do “Traga 12 garrafas vazias e leve 01 cheia”, que nos ajudam bastante. Mantemos também os pallets que transformamos em caixas para carregar cerveja, que já podem ser encomendadas.

 

Acreditamos que apesar de não podermos vender cerveja por estarmos “fora do MAPA”, podemos vender experiências para as pessoas, bem como outros produtos. Podemos fazer um trabalho de reforço para cada uma das marcas participantes, portanto se você aprecia cerveja e é Chef ou faz pães, doces, salgados ou embutidos, por exemplo, podemos divulgar a sua marca em eventos de harmonização dos quais você vier a participar conosco. Se você é designer, podemos usar seu talento na criação de rótulos, cartazes e logomarcas. Portanto, acreditamos que há lugar para muitas pessoas e negócios neste grupo.

Foto: Divulgação.

 

No ano que vem pretendemos realizar um concurso de cervejas caseiras, portanto se você produz cerveja de panela ou échef, entre em contato, gostaríamos de te conhecer e trocar informações e cervejas com você. Gostaríamos ainda, de te contar o que pretendemos fazer. Você já pode entrar para o grupo fechado Hermínia Lupulosa e assim podemos começar a conversar, trocar experiências, informações e receitas, bem como fortalecer o movimento Craft Beer.

 

Também, se você deseja ser patrocinador de algum dos nossos eventos ou anunciar com a gente nesta coluna, entre em contato que estamos abertos para conversar. Atualmente temos os padrinhos de uma de nossas produções, parceiros que avaliam nossas produções, bem como participamos de produções colaborativas e de diversos eventos, nos quais procuramos trocar o máximo possível de informações, sem guardar o famoso “pulo do gato”, pois acreditamos piamente que a colaboração e troca de impressões e informações é que faz com que todos aprendam e cresçam muito mais.

 

Existem muitos cervejeiros caseiros em Curitiba e Região Metropolitana, quem sabe não começamos aqui um movimento para nos conhecermos. Olhando os 15 finalistas do concurso da Eisenbahn, temos 4 cervejeiros do Paraná, o que mostra que já somos um estado forte no cenário, mas quando existir uma união maior seremos muito mais fortes sem sombra de dúvidas.

 

Ainda, se você conhece algum cervejeiro caseiro, nos ajudará fazendo a divulgação deste grupo, indique nossa página, compartilhe o que achar interessante das nossas postagens, pois isso nos fortalece no FaceBook. Isso já ajuda bastante, pois assim chegaremos mais longe e mais rapidamente. Se você gosta dos nossos textos, ajude a divulga-los, pois queremos que muitas pessoas mais conheçam este fantástico mundo da cerveja artesanal. Também, venha participar e se juntar a este movimento Craft Beer, seja você também um insurgente!

 

 

Foto: Divulgação.

O 1º Colóquio &tílico & &scambo será realizado muito em breve, e em local a ser confirmado ainda, mas você já pode manter contato para que possamos planejar melhor este evento e assim teremos um evento mais bonito ainda.

 

Bom, gostaríamos ainda de falar sobre a cantora e amiga Amada Lyra (https://www.facebook.com/amandalyraoficial?fref=nf), que sofreu uma queda e está impossibilitada de cantar por uns tempos. Como muitos já sabem, esta era sua principal fonte de renda e essa queda provocou lesões graves no Fêmur dela, e o tratamento tem um alto custo, daí surgiu a ideia de se fazer um bazar como uma fonte de renda alternativa para ela. Quem já conhece a Amanda Lyra sabe que essa baixinha sempre foi muito independente, guerreira e com certeza não poderia ficar quietinha sem trabalhar. Então foi organizado um primeiro bazar no sábado passado (22/10/16), fato que proporcionou uma oportunidade para todos os mais chegados prestigiarem um evento bacana e de matar a saudade dela.

Amanda Lyra | Facebook

www.facebook.com

Amanda Lyra is on Facebook. Join Facebook to connect with Amanda Lyra and others you may know. Facebook gives people the power to share and makes the...

 

 

A Dona Hermínia disponibilizou o espaço do Boqueirão para este bazar, que vocês podem conferir no endereçohttps://www.facebook.com/events/1954538004773105/). Como foi muito bacana, mas muitas pessoas não puderam comparecer devido a outros compromissos ou imprevistos e pediram um bis, ficou resolvido que no dia 10/11/16 acontecerá uma segunda versão deste evento, que começará às 09:00 e irá até 19:00.

 

E no dia 22/11/16 também haverá novidades. Aguardem...



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)