Jorge Marcondes
Sexta, 28 de agosto de 2015, 00:00 h - Atualizado em 28/08, 00:00 h

A degustação de cervejas artesanais

Jorge Marcondes dá dicas

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Muitas são as possibilidades de cervejas encontradas atualmente, desde aquelas dos supermercados até as das lojas especializadas. Mas, para se apreciar todos os mínimos detalhes de cada cerveja, é importante que se observem alguns detalhes na hora da degustação, como a temperatura apropriada, bem como o copo indicado para cada estilo. Mas, manter um copo para cada estilo, contando que se tiver visita e for abrir várias cervejas do mesmo estilo, seria imperativo ter uma coleção de copos para poder apreciá-las melhor. Isso pode dificultar um pouco as coisas.

 

Pensando naqueles que gostam de ter a melhor experiência degustativa possível, e com classe, foi desenvolvido o TEKU, que não é meramente um copo.

 

 

Foto: Divulgação.

O nome é uma palavra composta pelas letras iniciais dos nomes dos seus dois criadores: Teo Musso é o fundador da Cervejaria Baladin, que tem cervejas muito interessantes (degustei uma delas no meu aniversário em junho deste ano, interessantíssima); e Lorenzo Dabove "Kuaska" é um dos mais importantes degustadores e expert de cerveja da Itália, bem como da Europa. Juntos, colocaram em pratica a original ideia de projetar um copo que se tornasse universal para a degustação de cervejas. Seria caracterizado por formas peculiares, com o objetivo de exaltar as qualidades de cada cerveja.

 

Nascido como pensado para uso em concursos cervejeiros e eventos de degustação, logo entrou nos pubs e bares, tendo como passo definitivo para a sua difusão, a inauguração do famoso Bir&fud em Roma. Quando Manuele Colonna (proprietário) anunciou que todas as cervejas do local seriam servidas em copo TEKU, ele então começou a ser reconhecido como o copo de cerveja “por excelência”.

 

A sua forma elegante e original tornou-se o símbolo da cerveja artesanal italiana, e assim muitas cervejarias começaram a usar o TEKU como copo oficial das suas marcas, fazendo com que os escoceses da Brewdog, uma das minhas cervejarias favoritas e que tendo uma imagem e filosofia punk e agressiva, adotassem esse elegante copo para algumas imagens promocionais das suas cervejas. O copo tornou-se um ícone, principalmente nos EUA.

 

Assim, o TEKU pode ser considerado um copo “universal” para a degustação, mas não para a cerveja. A cerveja não é somente uma bebida para ser degustada em boa companhia, mas algo de grande mérito e que merece um recipiente adequado. O TEKU é, principalmente, interessante para produtos como uma Barley Wine, mas talvez pretensioso demais para estilos que não necessitam tanto garbo ou notas sensoriais.

 

Você pode ainda, ter uma Caldereta ou Shaker, pois estes servem desde as claras Lagers em geral, passando pelas de cor âmbar/avermelhado, as IPA, asBitter e as mais escuras como Porter e Stout. Tambem, serve English e American Ales, bem como algumas lagers escuras e IPAs. Mas, estas são meras sugestões de copos. O mais importante é que você se sinta bem e aprecie o máximo possível os mínimos detalhes de uma bela cerveja.

 

Outra dica interessante que posso dar neste momento para aqueles que desejam entrar neste vasto mundo das cervejas artesanais e especiais, é o retorno das “Terça da Cerveja Artesanal”.

 

A Terça da Cerveja Artesanal foi criada para que você prove uma ou várias novas cervejas caseiras, feitas com todo o cuidado e capricho pelos HomeBrewer’s (cervejaieros de panela)

 

A Terça-feira é um dia que passa despercebido, pois não é o primeiro dia útil, nem a quarta-feira que tem futebol. É um excelente dia ara você experimentar uma nova cerveja artesanal, trazida diretamente pelo produtor para ser provada, saboreada, e avaliada muitas pessoas.

 

Como vai ser a Terça da Cerveja Artesanal?

 

Você chega na loja indicada, sempre um lugar confortável e aconchegante, e depois você aprende: a como saborear e avaliar a cerveja; o que você deve esperar dela; o que você deve prestar atenção nela; enfim, como realmente apreciar e avaliar uma cerveja.

 

Depois, você conhece o fabricante, o responsável pela obra de arte líquida. Isso é para...

Quem gosta de cerveja!

Quem gosta de cervejas artesanais!

Quem quer aprender mais sobre cervejas, artesanais ou não!

Quem quer aprender como saborear uma cerveja!

 

Quem está organizando tudo isso?

 

Henrique Cruz é formou em Tecnologia em Jogos Digitais pela Universidade Positivo, certificado como Sommelier de Cervejas também pela Universidade Positivo, Conheceu as cervejas especiais quando morou na Bélgica de 2006 a 2007, durante seu programa de intercâmbio.

 

A idéia básica do evento é que a cada semana um cervejeiro caseiro local traga suas produções caseiras e fale sobre elas com o público presente. Tudo isso sem custo algum, brilhante não?! “O foco do evento é fomentar o mercado de alguma forma, pois para quem está começando a produzir a sua cerveja é uma oportunidade de testar o seu produto sem comercializá-lo de forma ilegal. Serve também para o cervejeiro testar a sua receita, seja como hobby ou com a intenção real de comercializar futuramente.”

 

Ainda, dá para dizer que a pessoa que vai assistir a apresentação e bater papo com este Cervejeito de Panela, sairá satisfeita pois degustou cervejas artesanais, aprendeu sobre estas cervejas e já começa a criar espírito crítico sobre cervejas artesanansi e especiais. Tambem, os donos dos estabelecimentos passam a ser conhecidos por um público maior, que fica algum tempo em sua loja, bebendo e falando sobre cervejas, resumindo, todos ganham algo com isso!!!

 

Para Henrique Cruz, “Para qualquer Homebrewer a oportunidade de mostrar sua cerveja é o que todos procuram. Como bebedor, e como produtor, a troca da experiências é muito legal. Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento da cultura cervejeira por vários motivos. Pessoas que não conhecem, têm a oportunidade de conhecer cervejas e rótulos únicos.”

 

Já para Gabriel Vasques, Homebrewer da Bucanera Cervejaria Pirata, sobre o evento que existiu no ano passado, “algo que me chama muito a atenção é a presença de cervejeiros já consagrados no mercado com rótulos de sucesso, participando ativamente”.

 

No evento do ano passado sairam matérias no beeandbeer, no barrildenoticias, no papodebar, no viajantecervejeiro e no catracalivre. Ainda para Henrique Cruz, quando eu criei a Terça das Cervejas Artesanais era pensando em divulgar a cultura, trazer os cervejeiros para se encontrarem e exporem seus produtos, a um público leigo. E essa é a questão principal, porque como hoje em dia tem muita gente de mimimi em relação a "não venda sua cerveja caseira porque não pode, é ilegal, então no evento o Homebrewer pode proporcionar para o público leigo ou não, a oportunidade de experimentar e ter um retorno real, fora do ciclo de amizades dele. Sempre que um Homebrewer oferece para a sua cerveja para um estranho, um leigo que não conhece nada de cerveja artesanal, o retorno é mais realista.

 

É ainda, uma forma dos Homebrewers testarem seu produto e até movimentarem a marca antes mesmo de ter lançado algo. Alguns exemplos são a Ignorus, a Joker’s e a SWAMP, que na época tinha outro nome.

 

Então, dia 01/09 a volta do evento Terça dos Artesanais será na loja Space Bottle Shop, com a cervejaria da Aleña cervejaria artesanal (https://www.facebook.com/alenabier.cwb?ref=br_rs&pnref=lhc). Os outros locais serão:

outubro - mestre cervejeiro ecoville (http://www.mestre-cervejeiro.com/)

novembro - masmorra (https://www.facebook.com/CervejariaMasmorra?ref=ts&fref=ts)

dezembro – chocobeer (https://www.facebook.com/chocobeerCWB?ref=ts&fref=ts)

 

Ainda na agenda de eventos, temos para esta semana:

 

Lançamento GOBE Brew – Hop Paradise no sábado dia 29/08/15 das 16:00 às 23:00 na Cervejaria MasmorrA. É o lançamento da mais nova cerveja da GOBE, uma American Wheat IPA refrescante, amarga na medida certa e com aroma de frutas tropicais provenientes dos 5 tipos diferentes de lúpulos utilizados em sua composição! O evento contará ainda com muito rock'n roll e blues da banda Mudslide, e claro com preços especiais para as cervejas da Gobe Brew!

 

Apareça e aproveite essa festa!

 

Ainda no sábado 29 de agosto, das 11:00 às 20:00, muito chopp, comida da melhor qualidade e uma sobremesa deliciosa na Cervejaria Sapopemba em São José dos Pinhias.

 

 

Foto: Divulgação.

 

A primeira loja especializada em cervejas artesanais, especiais, gourmet na cidade, contas com algo em torno de 150 rótulos de cervejas nacionais e importadas, kits para presentes, acessórios e insumos da Loja Tridentum Brewers Supplies.

Os eventos da loja geralmente acontecem no último sábado de cada mês, sempre com um chopp convidado e também um food truck de salgados e um de sobremesas, pelo menos. Os eventos têm em média 150 pessoas ao longo do dia.

A primeira edição contou com a participação da Cervejaria Bodebrow com a Kombipa e na edição do mês de julho a presença ficou por conta da Cervejaria Coruja, de “O avidor Food truck” e do Kurto Kalacs. Sucesso absoluto!

Aprecie e celebre o "SABADO É DIA DE COMIDA DE RUA NA SAPOPEMBA", no qual haverá 4 chops diferentes da Cervejaria WAY BEER, o food truck de comida mexicana TOTOPOS e também o truck de sobremesas da Q"Delices, com o crepe frances e o de açaí!!!

Você pode obter maiores informações na fan page no facebook (www.facebook.com/cervejariasapopemba) e no instagran @cervejaria.sapopemba.

 

* Por Jorge Marcondes



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso SJP:  Juliana Duarte

Bodas de Prata de Roselaine e Márcio Barbosa

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Autoconhecimento e cura interior são possíveis a partir deste olhar


Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

O show que aconteceu no Teatro SESI em São José dos Pinhais trouxe surpresas, convidados especiais e canções inéditas


Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

O evento que acontece na Grande Curitiba apresenta pratos deliciosos elaborados com o tradicional pinhão, além de estimular o turismo gastronômico na Região Metropolitana de Curitiba.


Golpe do boa noite cinderela


Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)