Jorge Marcondes
Sexta, 25 de julho de 2014, 00:00 h - Atualizado em 25/07, 11:20 h

A origem do Dia dos Pais

No Brasil é comemorado no segundo domingo de agosto

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

O Dia dos Pais é considerado por muitos como apenas uma data comercial devido ao costume de se dar presentes, cartões com frases, poesias dentre outros. Geralmente nas escolas as crianças fazem homenagens a seus pais com apresentações teatrais, de dança e música, bem como entregando pequenos presentes preparados especialmente por elas. Porém, para a maior parte das pessoas é uma data para se comemorar e agradecer aos pais pelo carinho, dedicação e cuidado que tiveram na sua trajetória de vida.

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais foi criado com a finalidade de fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Afinal, a figura do pai na vida de uma criança ajudará na formação da sua personalidade, bem como a acompanhará ao longo de toda sua vida.

Segundo um dos maiores especialistas em comportamento humano, "não me cabe conceber nenhuma necessidade tão importante durante a infância de uma pessoa, que a necessidade de sentir-se protegido por um pai" (Sigmund Freud). Esta frase torna clara a idéia de que a figura do pai é de grande importância para o crescimento e desenvolvimento de uma criança, portanto, vamos conhecer um pouco das estórias referentes à como surgiu a comemoração do dia dos pais.

Há relatos de que o Dia dos Pais surgiu por volta de 4 mil anos atrás na Babilônia, quando o jovem Elmesu fez um cartão de argila para seu pai, com a finalidade de desejar-lhe sorte, saúde e uma vida longa. A mensagem do jovem foi a seguinte: “Pai, tenho em você a figura de um mentor, seu exemplo moldou minha personalidade e me transformou no homem que hoje sou. Desejo saúde e vida longa a ti meu Mestre, meu senhor, meu Pai”.

Já nos Estados Unidos, conta-se que tudo começa em 1898 com o Sr. William Jackson Smart, um ex-combatente da guerra civil que perdeu a esposa quando ela deu a luz ao sexto filho do casal, isso quando os outros ainda eram pequenos. O pai criou os seis filhos sem a ajuda de ninguém. Certa vez, sua filha Sonora Louise Smart Dodd ouviu um sermão dedicado às mães, então teve a idéia e resolveu homenageá-lo em razão da admiração que sentia por ele ter dedicado sua vida aos filhos, conseguindo criá-los muito bem, era então o ano de 1909. Sonora teria enviado uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, mas também solicitou o auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. Enfim, o primeiro Dia dos Pais, norte-americano, foi comemorado em 19 de junho daquele ano, data escolhida por ser o nascimento de Willian. Ainda, a rosa acabou sendo a escolhida como o símbolo do evento, sendo as vermelhas dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos.

Aos poucos a data passou a ser difundida entre outras famílias da cidade onde moravam, e com o tempo acabou se espalhando por todo país. Em 1924 o presidente Calvin Coolidge apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional. Já em 1966, o então presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial que declarava o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais. Porém, algumas fontes de pesquisa dizem que a data foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972 e que o nome do pai de Sonora poderia ser John Bruce Dodd.

Já no Brasil, existem relatos que contam duas possíveis histórias referentes à origem do Dia dos Pais no Brasil. Na primeira, sugere-se que foi o publicitário Sylvio Bhering que em 1953 propôs o dia 14 de agosto para comemorar o Dia dos Pais, por ser dia de São Joaquim, que era patriarca da família Bhering. NJá na segunda versão, a data é atribuída ao jornalista Roberto Marinho, com o objetivo incentivar as vendas do comércio e, por conseguinte, o faturamento de seu jornal. A data acabou sendo alterada posteriormente, para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente das datas americana e europeia.

Em Portugal o dia dos pais é comemorado em 19 de Março, seguindo a tradição da Igreja católica, que neste dia celebra o dia de São José, marido de Maria (a mãe de Jesus Cristo).

Assim, estamos aqui para dizer que esta data está chegando e algumas belas opções de presentes para homenagear aquele que está sempre nos protegendo, hoje são as cervejas especiais, principalmente prestigiando as nacionais. Existem vários kits prontos, montados pelas cervejarias ou por lojas especializadas, com opções de diversos tipos de cervejas, bem como com copos específicos para algumas delas, como por exemplo, os kits das cervejarias Way (Pinhais/PR), Backer linha 3 Lobos (Belo Horizonte/MG) Colorado (Ribeirão Preto/SP) e Schornstein (Pomerode/SC).

Como sou pai, até posso dar algumas dicas, mas posso afirmar que dar presentes que as pessoas gostem é uma arte. A principal dica é prestar atenção no que seu pai gosta. Atenção aos tipos de bebidas que normalmente ele degusta permite combiná-las com uma cerveja, já as comidinhas que ele mais aprecia permite harmonizar com uma cerveja.

Ainda, existem algumas cervejas que são tão diferentes que qualquer pessoa poderia gostar, como por exemplo, muitas das cervejas belgas, escocesas e americanas também. Na verdade, cervejas diferentes são encontradas em muitas partes do mundo. Do Japão vem a Red Rice com Arroz Vermelho, da Bélgica temos a Vedett com coentro e a Orval que é muito seca, já do Brasil a Bierhof Jerimoon Pumpkin Ale com abóbora.

Independente da história, da estória, do dia ou da época do ano, bem como se existe uma intenção comercial ou não, o que realmente importa é que os filhos tenham um dia especial para chamar de Dia dos Pais. Ainda, seja ele comemorado com um abraço ou um belo presente, o que realmente faz a diferença é a intenção, o carinho e o respeito para com o seu pai. Assim, eu desejo que tenham todos um Feliz dia dos pais!

Ah, seguem algumas cervejas que eu acho bem interessantes e acessíveis, tanto no quesito disponibilidade quanto no custo, que podem ser presentes interessantes:

Colorado Demoiselle: http://www.brejas.com.br/cervejas/brasil/colorado-demoiselle/
Young's Double Chocolate Stout: http://www.brejas.com.br/cervejas/inglaterra/youngs-double-chocolate-stout/
Coruja Labareda: http://www.brejas.com.br/cervejas/brasil/coruja-labareda/
Old Engine Oil: http://www.brejas.com.br/cervejas/escocia/Old-Engine-Oil/
FoundersDirtyBastard: http://www.brejas.com.br/cervejas/eua/founders-dirty-bastard-scotch-ale/
La Chouffe: http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/la-chouffe/
Duvel: http://www.brejas.com.br/cervejas/belgica/duvel/



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho


CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

Na quarta-feira (19/06), às 14h, tem CineMaterna, sessão especial para mamães e bebês com até 18 meses, no Cineplus



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)