Jorge Marcondes
Sexta, 08 de janeiro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 08/01, 00:00 h

ALE, LAGER e Pilsner. Vamos esclarecer as coisas???

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Bom, neste primeiro texto de 2016 eu gostaria de começar desejando um ano cheio de grandes conquistas para todos, com muitas e belas cervejas a serem degustadas neste ano!!!

Assim, gostaria também de tentar tirar mais algumas dúvidas que acredito ainda existirem na cabeça de muitas pessoas sobre algumas nomenclaturas empregadas por aí, muitas vezes erroneamente.

 

Ale x Lager

Em uma classificação bem geral é possível dividir os estilos de cerveja em dois grandes grupos, sendo eleso das cervejas ALEe o grupo das cervejas LAGER. Cada um deles, possui diversos subgrupos. Mas, vamos antes explicar que as ALE são as cervejas cujo levedo se concentra, na etapa de fermentação, a partir da superfície do fermentador, sendo elas chamadas de cervejas de alta fermentação. Normalmente possuem um corpo maior, bem como sabores mais variados e complexos.

Já as cervejas do grupo das LAGER (guardadas, armazenadas), cuja fermentação ocorre no fundo do fermentador, são chamadas cervejas de baixa fermentação. São cervejas mais leves e normalmente menos alcoólicas, e só se tornaram populares na metade do século XIX, com o uso da refrigeração. Neste grupo, o levedo necessidade temperaturas mais baixas e acaba agindo mais lentamente, necessitando de uma maturação em baixa temperatura por cerca de oito semanas.

Também, existe uma grande confusão ao se denominar algumas cervejas comerciais como sendo Pilsen. Já dá para começar afirmando que absolutamente nenhuma cerveja nacional das grandes marcas é uma pilsen!

 

Foto: Divulgação.

Bem,para esclarecer melhor este fato, vamos utilizar o BJCP (Beer Judge Certification Program Inc.) que é uma entidade sem fins lucrativos da qual a classificação acabou sendo universalmente aceita, para falar tecnicamente sobre as cervejas comerciais brasileiras, mostrando que todas elas se encaixam no estilo denominado American Light Lager. E é bom frisar que no mundo existem exemplos de American Light Lager muito bons, inclusive temos alguns belos exemplos brasileiros.

Então, já que deixamos claro que oguia BJCP é aceito no mundo todo e nos mostra as principais características de cada um dos vários estilos de cerveja existentes e catalogados,observando que existem vários fatores que determinam a diferença entre cada um dos estilos existentes e vamos colocar as diferenças técnicas em destaque logo a seguir, para entender melhor estas questões.

Assim, vamos começar falando da Categoria: 1. Standard American Beer, pois esta categoria descreve cervejas que possuem um grande apelo público, que não são complexas e possuem sabores suaves. São cervejas de massa, conforme mostram os exemplos comerciais a seguir.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

São cervejas leves e refrescantes, feitas para matar a sede e para serem bebidas bem geladas. Este é o estilo das cervejas mais populares dos Estados Unidos (Budweiser eCoors), bem como da Austrália (Foster's) e a maioria das cervejas brasileiras populares, como a Brahma, a Skol, aKaiser e a Antarctica.

 

Curiosidades:

Foto: Divulgação.

 É um estilo bem mais amplo e variado,pois engloba desde cervejas Lite American Lager, extremamente suaves e com inclusão de grandes quantidades cereais não maltados (arroz e milho) e vai até as chamadas cervejas Premium American Lager, aquelas ditas com maiores quantidades de malte de cevada. Neste grande grupo são observados exemplos de cervejas menos amargas e aromáticas do que, por exemplo, nas cervejas do estilo Pilsner. Porém, existem ainda outras boas opçõesbrasileiras que não são as de massa, como a Coruja Otus, a Eisenbahn Pilsen, a Colorado Cauim e a Bauhaus.

 Agora, vamos começar esclarecendo que o nome Pilsner deriva do nome da cidade de Pilsen,que fica na região da Bohêmia na República Tcheca. Este estilo de cerveja popularizou-se entre os tchecos, que são os maiores consumidores per capita de cerveja do mundo,com um consumo de 148,6 litros por ano segundo pesquisa feita em 2014. Também, é um estilo muito popular em algumas regiões da Alemanha, que é o maior consumidor de cervejas, com 106,1 litros per capita.

As cervejas Pilsner no guia BJCP 2015 estão enquadradas de uma maneira diferente, pois o enquadramento basicamente resulta da tentativa de romper com os grupos históricos, ficando da seguinte forma:

Categoria: 3. Czech Lager

Lagers checas que são geralmente divididas por classe de gravidade (OG –Gravidade Original),bem comopor cor (SRM - escala americana para determinar a coloração).

Foto: Divulgação.

Categoria: 5. Pale Bitter European Beer

Descreve cervejas alemãs de origem, que são mais claras e têm um perfil mais amargo. São geralmente de baixa fermentação (ALE).

 

Você pode observar que a separação básica já mostra a grande diferença em termos da quantidade de IBU’s (Unidade de Amargor) das opções listadas, pois as versões Pilsner já iniciam com um nível de amargor maior (25) do que as American Lager mais amargas (18). Assim, se você for observar, as cervejas comerciais, como por exemplo a Kaiser e a Serramalte possuem algo entre 8 e 15 IBUs, enquanto a Heineken e a Stella Artois possuem algo entre 15 e 18 IBUs no máximo. Portanto, são estilos diferentes que possuem combinações diferentes de ingredientes.

Foto: Divulgação.

Ainda, observa-se que as cervejas do estilo Pilsner se caracterizam por uma coloração dourada clara esão sempre cristalinas, que possuem uma espuma cremosa e duradoura, um buquê bem aromático, um corpo médio e o amargor é pronunciado e se mantém até no retrogosto. Além do mais, são cervejas que seguem à risca as regras da lei da pureza alemã, a Reinheitsgebot.Esta lei foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera em 23 de abril de 1516 e instituiu que a cerveja Pilsner deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. A representante típica do estilo é a cerveja tcheca “Pilsener Urquell”, podendoser destacadas ainda, a Czechvar, Primátor, Budvar, Bernard, Starobrno e a brasileira Klein Tchec. Já no estilo German Pilseners, destacam-se a Hopfenkönig, Wernesgrüner, Raderberger e Brooklyn Pilsner.

 Bom espero ter conseguido ajuda-los a entender um pouco mais sobre este mundo maravilhoso da cerveja, bem como a aguçar a curiosidade daqueles que gostam de beber cerveja, independente do estilo que for. Não vamos aqui obrigar ninguém a deixar de beber sua Skol, Kaiser ou qualquer outra cerveja preferida. Sempre comento que isso é uma questão de paladar, e que muitas pessoas ainda preferem beber das cervejas comerciais bem geladinhas, com o copo congelado, afinal são refrescantes.

 Para encerrar, desejo que neste 2016, cada um consiga consumir aquilo que lhe faz se sentir muito bem e feliz. Até breve!!!

 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)