Jorge Marcondes
Sexta, 11 de novembro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 11/11, 00:00 h

As cervejas do verão!!!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Bom, o calor está dando o seu ar da graça nos últimos dias, portanto é hora de falarmos dele e de cerveja, mas desta vez de uma forma diferente. Sempre existe a necessidade de mostrar que as nossas cervejas comuns não são Pilsner, mas desta vez vou focar as cervejas leves e deliciosas para você curtir bem o verão.

 

Não vou falar sobre Skol, Brahma, Antarctica, Kaiser, Bohemia ou Original, mas vou falar dos estilos destas cervejas comerciais. Se você analisar bem, as cervejas acima vão se encaixar muito mais em um destes estilos abaixo, do que em qualquer um dos estilos da categoria CZECH LAGER (3) ou do estilo German Pils (5D) por exemplo. Assim, vamos partir para algumas cervejas bem apreciadas por aqui.

 

 

Vamos conhecer primeiramente um pouco da categoria 1. STANDARD AMERICAN BEER, pois nela estão descritas as cervejas de todos os dias, ou seja, que estão no gosto da massa e podem ser ales ou lagers. Não são cervejas complexas, sendo seu sabor suave, o que as torna fáceis de beber, inclusive em grandes quantidades.

 

 

Então vamos lá, dentro do estilo Lager Americana Leve (1A. Lite American Lager) encontramos cervejas que apresentam de nenhum a pouco aroma de malte, mas, quando ele está presente pode vir a te lembrar cereais, pode ser doce ou pode ainda, ser parecido com grãos. O aroma de lúpulo vai de nenhum até uma presença bem leve, apresentando notas florais ou de algumas especiarias. As características de levedura podem aparecer, mostrando um frutado, uma maçã verde (Acetaldeído), ou ainda os sabores de vegetais cozidos (Sulfetos Dimetilo ou simplesmente DMS), mas em níveis baixos ou ausentes muitas vezes. Sem diacetil, que é aquele aroma de saco de pipoca de micro-ondas, no sabor manteiga ainda, mas ainda não estourado.

 

Na aparência elas normalmente apresentam uma cor palha muito clara, podendo ir até o amarelo claro. Seu colarinho normalmente é branco, com bastante espumante de pouca persistência. É sempre muito límpida. Já o sabor, este é seco, com um final bem definido (crisp) e baixos níveis de dulçor de cereais, ou ainda lembrando grãos. O sabor do lúpulo varia de nenhum a leve, bem como o seu amargor. O equilíbrio deste tipo de cerveja pode variar de levemente maltoso até levemente amargo, mas é relativamente perto do centro.

 

Normalmente apresenta altos níveis de carbonatação que podem criar uma sensação leve de acidez ou secura. Sem presença de diacetil ou sabores frutados. A sensação na boca é de um corpo muito leve devido à alta quantidade de adjuntos (cereais não maltados) como arroz e milho. É uma cerveja bastante carbonatada e com uma leve picância do gás carbônico, na língua, podendo até parecer aguada, mas é muito refrescante e mata muito bem a sede, pois é feita para agradar a maior quantidade possível de pessoas.

 

Dados gerais:

Amargor: 8 a 12 IBUs

Cord: 2 a 3 SEM

Álcool: 2,8 z 4,2% ABV

 

Exemplos comerciais mais comuns: Bitburger Light, Sam Adams Light, Heineken Premium LightMiller LiteBud Light, Coors Light, Baltika #1 Light, Old Milwaukee Light, Amstel Light

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Já uma Lager Americana Comum (1B. Standard American Lager) difere da anterior na cor que pode ir até um amarelo médio e um amargor de lúpulo que vai de baixo a médio-baixo, pois sabores fortes são considerados defeito. Este é um estilo internacional que inclui as lagers de produção em massa da maioria dos países mundo afora.

 

Dados gerais:

Amargor: 8 a 15 IBUs

Cor: 2 a 4 SEM

Álcool: 4,2 a 5,3% ABV

 

Exemplos comerciais mais comuns: Pabst Blue Ribbon, Miller High LifeBudweiser, Baltika #3 Classic, Kirin Lager, Grain Belt Premium Lager, Molson Golden, Labatt Blue, Coors Original, Foster’s Lager

 

Por outro lado, uma Lager Americana Premium (1C. Premium American Lager) apresenta aroma de malte de baixo a médio-baixo que pode lembrar cereais, pode ser doce ou pode ainda, ser parecido com grãos. O aroma de lúpulo pode variar de muito baixo a médio-baixo, trazendo também notas florais ou de algumas especiarias. Os níveis das características da levedura neste estilo ´igual aos estilos anteriores. Já na aparência, este estilo apresenta uma coloração que vai do palha claro ao dourado, sendo que o amargor do lúpulo vai de baixo a médio. Geralmente é mais encorpada do que as versões standard lite.

 

Normalmente as cervejas premium possuem menos adjuntos (até 25%) do que as lagers standard/lite e podem até ser compostas por 100% malte. Apesar de os sabores fortes serem considerados como falha, as lagers premium possuem mais sabor do que as lagers standard/lite. Esta é uma categoria muito ampla de lagers internacionais, que são produzidas para o mercado de consumo em massa, variando das lagers mais especiais americanas até as típicas cervejas internacionais "importadas" ou "de garrafa verde" que são normalmente encontradas nos EUA.

 

Dados gerais:

Amargor: 15 a 25 IBUs

Cor: 2 a 6 SEM

Álcool: 4,6 a 6% ABV

 

Exemplos comerciais mais comuns: Full Sail Session Premium Lager, Miller Genuine DraftCorona Extra, Michelob, Coors Extra Gold, Birra MorettiHeineken, Beck’s, Stella Artois, Red Stripe, Singha

 

 

 

 

Bom, na semana que vem vamos falar um pouco da categoria 2. INTERNATIONAL LAGER, na qual também podem se encaixar as cervejas de massa.

 

Quero ainda, lembrar a todos que neste sábado (12/11/16) acontecerá a segunda edição do Bazar que procura ajudar a artista Amanda Lyra, no espaço da rua Anne Frank, 4976. Será das 9:00 - 19:00.

 

Devido ao sucesso da primeira edição, agora todo segundo sábado do mês ele se repetirá, sempre com novidades muito bacanas.

 

Além das roupas novas (de marca), roupas seminovas e usadas! Nesta edição haverá livros, filmes, arte, eu estarei para batermos aquele papo com cerveja artesanal e muita música ao vivo!!!

 

Leve sua família toda, pois vai ter coisa para todo mundo a preços muito baixos!

 

Espero você lá heim???

 

Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Evento faz parte das comemorações aos 60 anos da PUCPR


 Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Arlete Sofia Chincoviaki

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Considerado um dos grandes fenômenos da noite curitibana, o bar preparou atrações especiais para os curitibanos assistirem aos jogos da Copas América


Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Técnicas para desenvolver ilustrações que parecem fotografias são ensinadas no Ateliê Permanente de Desenho Realista com Grafite no Solar do Rosário.


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele Galize Figuel

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promove a partir desta sexta-feira (14) a exposição “BABUSHKIM”, do artista plástico Eloir Jr., no Museu Municipal Atílio Rocco, com entrada gratuita.



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)