Jorge Marcondes
Sexta, 07 de julho de 2017, 11:00 h - Atualizado em 07/07, 11:11 h

Brasileiras no RateBeer e Unttapd em 2017

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Hoje vamos falar um pouco das cervejas brazucas em termos de classificação no RateBeer e Untappd, os maiores classificadores de cervejas que temos na atualidade. Já falamos de cada um deles anteriormente, mostrando as 50 melhores, das quais nenhuma é brazuca. Mas, não vamos ficar tristes, pois os dois classificadores são americanos, portanto é lógico que as mais e melhor avaliadas sejam, principalmente, americanas.

 

As cervejas tupiniquins são muito bem avaliadas também, fato que você pode constatar observando as notas delas nos dois classificadores. Mas, vamos observar atentamente as informações que serão apresentadas a seguir.

Exibindo Estilos.png

 

Exibindo Monjolo Imperial Porter.jpg

Melhor avaliada no RateBeer

 

Novamente você pode observar que as mais potentes e amargas estão no topo da lista, 43 cervejas estão distribuídas em apenas 3 estilos, conforme a tabela acima. E os dois primeiros estilos não são para qualquer degustador não. Poucas pessoas conseguem degustar mais do que um half pint destes estilos, principalmente na temperatura correta.

 

Exibindo Hocus Pocus.jpg

Melhor avaliada no Untappd.

 

Estes estilos são aqueles nos quais você observa também, a maior quantidade de álcool e amargor dentre os estilos catalogados. As tabelas a seguir mostram que a tendência observada na classificação das cervejas internacionais é repetida nas cervejas tupiniquins. Vejam que nove cervejas apresentam 12% ABV e 10 apresentam 80 IBUs.

 

Exibindo ABV e IBU.png

 

Exibindo DUM.png

 

Dentre as cervejarias, também existe uma concentração em torno de dois nomes bem conhecidos, a Dogma de São Paulo e a BodeBrown de Curitiba. Acredito que agora você está municiado com muita informação para programar deliciosas degustações e harmonizações para conhecer melhor estas campeãs do público.

 

Exibindo Cervejarias.png

 

Aproveitando as informações acima, quero aproveitar para destacar a cervejaria curitibana DUM que estará realizando seu festival DUM DAY muito em breve e destacar algumas informações relevantes para você começar a planejar a sua participação neste belo evento.

 

Nesta edição participarão cervejarias de sete estados diferentes: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Minas Gerais e Santa Catarina, além do Paraná é claro. Os ingressos já estão no segundo lote, e podem ser adquiridos exclusivamente pela internet no link 

https://www.eventbrite.com/e/dum-day-vii-tickets-33522774521?aff=untappd.

 

DUM DAY VII

www.eventbrite.com

O DUM DAY VII, festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria, já tem data e local confirmados. Mais uma vez, acontece no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho. Os ingressos começam a ser vendidos no dia 22 de maio ao meio dia pelositewww.eventbrite.com.br. O evento terá como atrações mais de 80 rótulos de cervejas artesanais, com destaque para as criações da própria marca.O evento já se tornou um clássico da DUM, movimentando a cena cervejeira de Curitiba. A marca ganhou notoriedade com a Petroleum, uma cerveja com 12% de teor alcoólico e cor escura, com toques de café e chocolate. Tanto a versão original quanto as dez variações da Petroleum estarão disponíveis no evento, bem como as cervejas Jan Kubis e Grand Cru.O DUM Day VII contará com outras surpresas, como cervejas colaborativas desenvolvidas para a festa e rótulos selecionados dentre as TOP 15 cervejarias do ranking do aplicativo Untappd (aplicativo de avaliação de cervejas). Quem comprar o ingresso

 

 

Dentre as atrações, estão algumas das melhor ranqueadas no Untappd e que participaram da nossa pesquisa, como: Rizoma (Dogma - SP); Union Session IPA (Synergy - SP); Evermont (EverBrew - SP); e um lançamento da Cervejaria Trilha (SP); Overdrive (Hocus Pocus - RJ); Coffee Black Anthrax (QuatroGraus - RJ); Yellow Cloud - Conan Edition (Oceânica - RJ); One Love (OverHop - RJ); cerveja a confirmar (Maniba - RS); Wild MF Folle (MF - RS); Tilt (Seasons - RS); Abyssal (5 Elementos - CE); e a Koala San Brew (MG) ainda ficou de confirmar qual cerveja irá levar.

 

Toas estas cervejas chegarão até a festa através do BeerKeg, um barril descartável e 100% reciclável. Elas serão servidas em doses de 150ml em um copo exclusivo do evento, que foi desenvolvido pela Cristal Blumenau. E não para por aí, pois o copo e a primeira dose de um lançamento da DUM estão totalmente inclusos no valor do ingresso do festival.

 

Data: 22 de julho, sábado

Horário: das 12h às 22h

Local: Museu Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico, Curitiba - PR

 

Cheers!!!

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cristiano Machado

Cristiano Machado

A vida é bélica


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana




Mais lidas
Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.


Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Apresentação do grupo, que tem mais de 30 anos de carreira, acontece no dia 17 de outubro, no Shopping Curitiba


3 livros que você precisa ler

3 livros que você precisa ler

Destaque da Semana


Pinhais recebe projeto de cinema gratuito  ‘Cinemóvel Carrefour’

Pinhais recebe projeto de cinema gratuito ‘Cinemóvel Carrefour’

O ‘Cinemóvel Carrefour’ exibirá, gratuitamente, filmes com a temática da alimentação para alunos de escolas municipais


Uma nova onda, muito seca!

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)