Jorge Marcondes
Sexta, 13 de janeiro de 2017, 12:07 h - Atualizado em 13/01, 12:12 h

Cenário das cervejas artesanais!!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Após consolidando os números do mercado de cervejarias artesanais no Brasil, em um trabalho inédito, o Instituto da Cerveja Brasil (ICB) apresentou os resultados de um levantamento que durou 2 anos e que contou com a ajuda de centenas de microcervejarias, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e de associações regionais como a Procerva, a Apacerva e outros.

 

O Brasil ocupa a terceira posição no mercado cervejeiro global, produzindo um volume total anual em torno de 139 milhões de hectolitros de cervejas, isso no fechamento 2015. Mas, quando fazemos uma comparação, como aquela entre os anos de 2014 e de 2015, podemos observar que ouve uma queda de 2,0 % no volume das cervejas mainstream, ou seja, as nossas cervejas comerciais. Já na comparação feita entre o ano de 2015 e o período de janeiro a outubro do ano de 2016, a queda foi de 1,8 % no volume.

Entretanto, o mercado das cervejas artesanais e/ou especiais mostra-se em sentido oposto, andando lentamente, principalmente quando comparado ao que está acontecendo nos EUA nos últimos anos. Aqui o mercado das cervejas artesanais tem aproximadamente 0,7% do volume total de cervejas produzidas, representando aproximadamente 91 milhões de litros anuais.

Se em 2005 haviam 46 cervejarias artesanais no país, em 2015 fechamos com 372, número que representa um crescimento de 17% em relação a 2014, fato que demonstra que nos últimos anos a taxa de crescimento gira em torno de 50 novas cervejarias artesanais por ano, ou seja, algo em torno de uma nova cervejaria por semana.

 

Isso quer dizer que como fechamos 2016, devemos ter algo em torno de 432 cervejarias artesanais, pois as estimativas indicavam que seriam 60 novas cervejarias que iriam iniciar sua produção até o final de 2016.

 

Quanto a sua localização, apesar da grande área do território brasileiro, mais de 90 % das micro cervejarias estão localizadas apenas nas regiões sul e sudeste, e concentradas em somente 6 dos 27 estados que compõem o Brasil.

 

Outro fato relevante, fica por conta de que a maior parte das cervejarias artesanais no Brasil serem bem pequenas, com um tamanho médio delas em torno de 20.000 L de cerveja/mês, muito diferente dos EUA, bem já possuem um mercado consolidado, já com muitas cervejarias de médio porte.

 

Assim, o cenário para 2017 é muito promissor, pois quando o Instituto da Cerveja fez um levantamento junto aos principais participantes deste mercado, observou que existem razões para apostar na continuidade deste crescimento e que o número de cervejarias artesanais deve chegar a pelo menos 500 até o final deste ano.

 

Para outros detalhes sobre a pesquisa, você pode consultar https://www.institutodacerveja.com.br/noticias/n114/novidades/infografico-mercado-brasileiro-de-cervejarias-artesanais.

Infográfico - Mercado Brasileiro de Cervejarias Artesanais | Notícias | Instituto da Cerveja Brasil

www.institutodacerveja.com.br

Trabalho inédito do ICB, consolidando números do mercado de cervejarias artesanais no Brasil. Resultado de um levantamento de 2 anos, que contou com a ajuda de...

 

Então, para que você também aproveite a onda deste crescimento e entenda um pouco melhor este mercado, quero neste primeiro texto de um novo ano, falar sobre dois grandes eventos do primeiro semestre que espero que você possa participar e desfrutar de muita cultura e diversão.

 

 

 

 

Foto: Divulgação.

O primeiro deles é agora, daqui a poucos dias em uma linda e simpática cidadezinha do nosso vizinho estado de Santa Catarina. De 12 a 22 de janeiro de 2017 acontece em Pomerode uma deliciosa e simpática festa que reúne toda riqueza da cultura brasileira de origem alemã, que é celebrada em meio a muita música, muito chope do bom, pois é lá que está a fábrica da Schornstein, uma belíssima cervejaria. A festa conta ainda com muita dança, muita gastronomia, muita história e muita diversão, com um povo bonito, simpático e hospitaleiro.

 

Costumo dizer que me sinto muito bem nesta deliciosa cidadezinha, pois ao andar pelas ruas de lá, a maior parte das pessoas cumprimenta quem passa, mesmo que não conheça.

 

Esta Festa Pomerana é um tributo à cultura e aos costumes da “cidade mais alemã do Brasil”. Autêntica e familiar, a Festa Pomerana mantém viva e sempre atual a herança dos imigrantes germânicos. É um evento que comemora o aniversário do município e já se consolidou como uma atração de lazer para quem escolhe o Estado de Santa Catarina como seu destino de verão.

 

A festa apresenta desfile com as rainhas e as princesas, os membros dos Clubes de Caça e Tiro, os grupos de música, de dança, de teatro e de canto, sempre saindo da rua 15 de Novembro, nas imediações da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, seguindo pelas ruas até chegar aos pavilhões da festa.

 

A programação traz ainda, diversas competições abertas aos visitantes eu desejam testar suas habilidades e divertir-se em provas que resgatem práticas dos colonizadores alemães. Ainda, no Pavilhão Cultural e em cada noite, são apresentados os quitutes preparadas pelos moradores de Pomerode especialmente para os participantes, pães, cucas, geleias e muitas outras estrelas da gastronomia germânica.

 

Mas, a Festa Pomerana reune o que há de melhor junto aos mais variados estilos de chope produzidos na região, para você brindar um evento muito bem organizado.

 

E é claro que existem as Danças Folclóricas, que tanto enriquecem a programação da Festa Pomerana todos os dias no Pavilhão Cultural. São bandas e conjuntos musicais que se apresentam diariamente nos pavilhões, animando o clima da festa com repertórios tradicionais. Como exemplo, o Encontro de Tocadores de Bandoneon, instrumento que valoriza as tradições.

 

Ao anoitecer o pátio do Parque de Eventos ganha algumas atrações especiais, como a passagem do “Fackelzug” ou “Desfile de Tochas”, a “Küchenmarsch” ou “dança das cozinheiras” que é uma prática tradicional das festas de casamento, na qual as pessoas envolvidas na preparação da recepção promovem uma dança especial após o jantar, em homenagem aos noivos.

 

Já no 1º Domingo da Festa Pomerana (15/01) as 10h45 será realizado o Pommerches Platt Deutsch no Pavilhão Cultural. É um culto em Língua Pomerana e uma tradição que ocorre desde 2003, sob a orientação do Pastor Aldo Beskow.

 

Na terça-feira (17/01) com início às 10h, haverá uma programação especial para a melhor idade, com muita música, dança e competições típicas, inclusive com a escolha da realeza da Melhor Idade.

 

Mas, além de diversão você poderá fazer muitas compras, pois no local existe uma feira promovida pela ACIP (Associação Empresarial de Pomerode), uma ótima oportunidade para bons negócios. Nela é possível conhecer a produção local e adquirir artigos produzidos em Pomerode.

 

A gastronomia alemã predomina nos onze dias de Festa Pomerana, e todas as delícias são postas à mesa para você aproveitar todos os prazeres proporcionados pela gastronomia da região. Os restaurantes oferecem opções típicas nas modalidades buffet ou a la carte, além de carnes grelhadas, lanches e petiscos, incluindo opções sem glúten, sem lactose e também vegetariano.

 

Eu já prestigiei e recomendo, pois além de tudo isso, você pode visitar as casinhas tradicionais através da Rota do Enxaimel, podendo degustar um maravilhoso café colonial. Pode ainda ir visitar a fábrica da cervejaria Schornstein (chaminé) e aproveitar para comer e beber na bar que tem junto à cervejaria, e quem sabe conhecer uma figura muito gente boa que trabalha lá, o meu amigo Denivaldo Silva, que em minha primeira visita à esta deliciosa cidade bem europeia, alugou as bicicletas da família para que eu e minha sempre melhor parceira Alessa Paiva visitássemos a rota do Enxaimel, mesmo com chuva.

 

Existem diversas outras atrações na cidade e arredores, mas você também pode dar uma fugida para Blumenau, pois são só 30,5 Km de distância dali. E falando em Blumenau, vamos lembra-lo de que a 9ª Edição da melhor festa da cerveja acontece entre os dias 08 e 11 de março de 2017 no Parque Vila Germânica, que fica na rua Alberto Stein, 199.

 

Foto: Divulgação.

O Festival Brasileiro da Cerveja é realizado anualmente e cresce a cada ano, e já se consolidou como o maior do setor no país. Nele reúnem-se as principais cervejarias do país, e os melhores sabores, aromas e harmonizações também. Muitos cervejeiros, especialistas e consumidores aproveitam a festa para degustarem mais de 700 rótulos e ainda aproveitar uma rica programação artística e cultural, com muitas palestras e ótima gastronomia.

Paralelamente ao Festival acontece a feira Brasileira da Cerveja, que já na sua primeira edição foi um sucesso enorme. Este novo evento nasceu com o objetivo de otimizar o tempo e maturar os negócios entre indústrias e produtores e em 2017 terá sua área ampliada, sendo agora de 5000 m2 para exposição de máquinas, equipamentos e insumos.

Também, diversas marcas disputam o fino paladar de um júri de especialistas renomados no Brasil e no mundo, sendo um concurso já consagrado mundialmente. A edição de 2016 contou com:

– 1469 rótulos;

– 135 estilos;

– 222 cervejarias.

 

Acho que estes são os dois primeiros, maiores e mais importantes eventos da cerveja artesanal que você deve ter ciência para começar muito bem o ano de 2017. Em breve divulgaremos mais eventos para você poder aproveitar e degustar muita cerveja da boa.

 

Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho


CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

Na quarta-feira (19/06), às 14h, tem CineMaterna, sessão especial para mamães e bebês com até 18 meses, no Cineplus



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)