Jorge Marcondes
Sexta, 06 de maio de 2016, 00:00 h - Atualizado em 06/05, 19:56 h

Cerveja artesanal é que nem vinho, pode ser guardada?

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

As cervejas mais encorpadas ou com um alto teor de lúpulo podem ser envelhecidas até atingirem uma maturidade plena. Mas, o que mais influenciará na longevidade de uma cerveja forma como ela é guardada e manuseada.

 

Qual a melhor forma de conservar uma cerveja?

Ela deverá ser guardada em um local fresco, ou seja, protegida de grandes mudanças de temperatura, em um local seco e escuro, bem como longe de outros efeitos adversos.

 

É possível e legal fazer cerveja em casa?

No Brasil isso é possível sim, desde que não exista a venda da mesma. Para se vender a cerveja feita em casa, o cervejeiro deve obter uma licença do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), desde que venham a ser obedecidas as regras para produção.

 

Foto: Divulgação.

A cerveja faz mal à saúde?

Como já comentado em textos anteriores, existem muitos estudos que levaram à conclusão de que, se ingerida de forma moderada, a cerveja pode trazer inúmeros benefícios ao organismo, assim como o vinho, por exemplo. A cerveja é diurética, beneficia portadores de problemas coronários, por exemplo, bem como, pode ser um elemento de uma dieta equilibrada e saudável.

 

A cerveja engorda ou ajuda a formar a famosa "barriga"?

Como não contém gordura e o seu valor calórico é muitas vezes inferior ao de um copo de leite, se consumida moderadamente não é fator de obesidade. Muitos estudos mostram isso.

 

Qual é o país que produz a melhor cerveja?

Isso é difícil de afirmar, pois países como EUA, Alemanha, República Checa, Holanda, Inglaterra e Bélgica, por exemplo, produzem cervejas maravilhosas. O que dá para afirmar é que alguns países produzem mais caracteristicamente um estilo de cerveja, como as amargas IPAs Americanas, as delicias da Bélgica, com suas especiarias, as Pilsner da Alemanha e República Tcheca. Dentre as citadas, algumas são campeãs do mundo!

 

Foto: Divulgação.

Qual a melhor cerveja do mundo?

Isso depende muito, pois cada estilo tem sua campeã em cada concurso. Além do mais, vai muito do estilo que você gosta de beber, o paladar é muito particular. Porém, existem algumas que sempre despontam nas competições, como por exemplo, a Westvleteren Abt 12, a Rochefort Trappistes 10 e a Three Floyds Dark Lord Russian Imperial Stout.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Quais são os ingredientes de uma cerveja?

Basicamente água, malte (trigo, centeio, aveia), lúpulo e fermento, mas podem ser incluídos ainda, frutas, especiarias, legumes ou mesmo substâncias mais estranhas como chocolate e pimentas.

 

Qual é o teor alcoólico das cervejas artesanais?

Atualmente existem cervejas com muita diferença em termos de teor alcoólico. Isso vai depender muito do estilo, mas posso dizer que pode ir de 0,0% a 70% ou até mais. Eu e meu parceiro o “Bruxo” Matulle estamos planejando fazer neste final de semana uma com 22% de álcool.

 

Que é preferível: beber pelo copo, garrafa ou lata?

Um copo e temperatura adequados ao estilo da cerveja permite que você extraia e aproveite o que há de melhor nela. Beber direto da garrafa ou da lata elimina a possibilidade de aproveitamento da análise visual e olfativa adequadas, prejudicando a experiência.

 

O que torna uma cerveja escura?

O uso de frutas, muitas vezes irá alterar a cor da cerveja, mas o malte é que normalmente determina a coloração de uma cerveja. Este pode ser tostado ou torrado, que especialmente determinam a cor predominante da cerveja.

 

Que temperatura devo servir a cerveja artesanal?

Habitualmente lá as cervejas não são servidas muito geladas. Há alguns tipos de cerveja que não devem ser servidas muito gelados, pois podem perder certas qualidades, além de encobrirem os aromas e os sabores. Estilos como Porter e Stout, por exemplo, não precisam de estar muito frios, e podem ser servidos até à temperatura ambiente.

Foto: Divulgação.

Qual o país que mais consome cerveja no mundo?

República Checa, apesar de que parece que são os alemães ou ingleses. Os checos bebem 144 litros por ano e por pessoa (dados de 2012). Em segundo lugar surgem os alemães com 108 litros per capita e só em décimo sétimo lugar aparecem os brasileiros, com 62 litros.

 

Cerveja mais escura é mais forte é em termos alcoólicos?

A aparência não tem nada a ver com o seu teor alcoólico. Existem cervejas Claras com 14% de volume alcoólico e pretas com 3% ABV (alcohol by volume). A diferença está apenas nos ingredientes utilizados, ou seja, no tipo e quantidade de malte torrado ou não. O álcool tem relação com a quantidade de amido convertida em açúcar e a atuação da levedura na transformação deste açúcar em álcool.

 

Como é o malte da cerveja?

Deriva de um tipo especial de cevada, chamada dística. Nela é feita a limpeza, a seleção, a calibragem, a pesagem e a lavagem. Depois ela é molhada e deixada para a germinação, quando isso acontece, há a suspensão da germinação em estufa, e a desgerminação que corresponde ao corte das radículas. Em seguida vai para a estufa com uma temperatura mais ou menos alta, segundo os tipos de cerveja a obter. Depois ela está pronta para ser utilizada.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

 

Quais são os tipos das cervejas de fruta?

Podem ser cervejas de trigo fermentadas por processos naturais, as famosas Lambic e podem ser misturadas com fruta ou xarope de fruta, sendo fermentadas espontaneamente, ou seja, usando a microflora do ambiente. As frutas utilizadas podem ser cerejas (kriek), framboesas (framboise), pêssego, ananás (abacaxis), ameixas, dentre outras.Fruit Beer é o nome dado a qualquer cerveja, seja ela de trigo, de cevada ou de qualquer outro tipo de cereal, que venha a receber a adição de suco de uma fruta qualquer. A quantidade de suco pode variar, mas normalmente fica em torno dos 10%, tornando a cerveja mais adocicada, leve e refrescante. Mas, na verdade qualquer estilo pode receber frutas, sendo que em alguns é mais característico do que outros.

 

O que é uma cerveja “Eis”?

Relaciona-se a uma redução da temperatura de uma cerveja até que se formem cristais de gelo. Já que o álcool tem um ponto de congelamento mais baixo que o da água, bem como não forma cristais, quando o gelo é retirado a concentração de álcool torna-se maior.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Chope é a cerveja sem pasteurização?

Em qualquer lugar no mundo, se você pedir “um chope, por favor!”, mesmo que seja na Alemanha, a pretensa terra natal do chope, ninguém vai entender o que você está pedindo. A palavra chope ou chopp deriva da palavra alemã schoppen, cuja origem vem do termo francês chopine, ou chopaine, e significava uma unidade de volume, próxima de meio litro. O uso incorreto pode ter partido dos técnicos alemães que vieram no final do século XIX implantar as primeiras cervejarias. Estes técnicos costumavam estender suas canecas dizendo "ein schoppen”, pedindo a cerveja que saia diretamente do barril. Vale lembrar ainda, que quase todas as cervejas brasileiras atualmente saem da fábrica pasteurizadas, independente se são envasadas em garrafa, lata ou barril.

Foto: Divulgação.

E para encerrar, vamos a algumas informações adicionais. Além da página “Dona Hermínia” no FaceBook, foi lançado o grupo fechado “Hermínia Lupulosa”, destinado a amantes, apreciadores e produtores iniciantes (amadores) de cerveja artesanal. Grupo para se tirar dúvidas, aprender na teoria e prática, toca de experiências, informações e cervejas, dentre outras coisinhas! Venha participar você também!

 

Em breve iremos lançar o curso teórico em DVD, para quem deseja começar a entender mais sobre o processo de produção de cerveja de panela, com muito material de consulta e vídeos para ilustrar todo o processo.

 

Te aguardo no grupo “Hermínia Luulosa”!!!

 

 

* Por Jorge Marcondes- Cervejeiro



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Yerma é uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho.


V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

As inscrições para participar do evento foram prorrogadas e podem ser feitas até sexta-feira (28/06).


 Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

“O projeto Titãs Trio Acústico, que traz os três remanescentes originais Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belloto, recria sucessos da banda.


Celular roubado

Celular roubado

Quem já não teve um celular roubado ou conhece alguém que já teve?


Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Saiba mais sobre os alongamentos em acrilfix que conquistaram as saojoseenses


Clube Mulheres de Sucesso Araucária:  VANESSA MASZALEK DE LIMA


Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)