Jorge Marcondes
Sexta, 16 de setembro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 16/09, 00:00 h

Cervejas de Trigo

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação

Hoje vamos procurar esclarecer um pouco sobre as cervejas de trigo. Muitas vezes são cervejas bem criticadas, outras vezes muito elogiadas. Independente do paladar de cada um, é interessante apreciar elo menos uma vez cada uma das variantes destas cervejas para entender melhor sobre este estilo e suas variações.

Os termos Weissbier ou Weizenbier referem-se a um estilo de cerveja que surgiu na Alemanha, mas que conquista muitos corações. Mais popularmente elas são conhecidas aqui como cervejas de trigo. Porém, esse belo estilo tem algumas variações que deixam muitas pessoas confusas.

Vamos começar esclarecendo que a nomenclatura Weissbier, Weizenbier, Hefeweizen e Kristallweizen referem-se a cervejas que apresentam o trigo na sua composição. Então, qual nome devemos utilizar? Weissbier ou Weizenbier? Na verdade ambos os termos estão corretos, pois em alemão Weizen significa trigo e Weiss branco. Como é uma cerveja de trigo, que também é branco, surgiram esses dois nomes para o estilo.

Segundo a lei alemã, para uma cerveja ser considerada de trigo, em sua receita deve existir pelo menos 50% deste, sendo o restante da receita com malte de cevada. Mas, ainda assim existe uma enorme diversidade de gostos, aromas e intensidades possíveis para estas cervejas.

 

Variação dos estilos:

O prefixo Hefe (Hefe-Weiss ou Hefe-weizen) significa fermento e já diz que esta cerveja não foi filtrada, fato que aumenta a sua turbidez, A sua coloração é âmbar e um pouco turva, sendo a versão mais comum entre as cervejas de trigo.
O prefixo Hefe (Hefe-Weiss ou Hefe-weizen) significa fermento e já diz que esta cerveja não foi filtrada, fato que aumenta a sua turbidez, A sua coloração é âmbar e um pouco turva, sendo a versão mais comum entre as cervejas de trigo. - Foto: Divulgação.

O inicial Kristall (Kristallweizen) dá o significado de uma versão filtrada, que retira todos os resíduos da levedura utilizada na sua fermentação, tornando a cerveja cristalina, sendo sua coloração dourada e transparente.
O inicial Kristall (Kristallweizen) dá o significado de uma versão filtrada, que retira todos os resíduos da levedura utilizada na sua fermentação, tornando a cerveja cristalina, sendo sua coloração dourada e transparente. - Foto: Divulgação.

Dunkel significa escuro (Dunkelweizen), portanto estas são produzidas com trigo escuro (maltes torrados) e conseqüentemente sua coloração é mais escura. No aroma aparece o malte torrado, além do cravo e da banana, já característicos das cervejas e trigo.
Dunkel significa escuro (Dunkelweizen), portanto estas são produzidas com trigo escuro (maltes torrados) e conseqüentemente sua coloração é mais escura. No aroma aparece o malte torrado, além do cravo e da banana, já característicos das cervejas e trigo. - Foto: Divulgação.

 O termo Bock denota uma cerveja forte, então Weizenbock é uma cerveja de trigo que é forte, podendo ser clara ou escura. Seu teor alcoólico é mais elevado que as tradicionais cervejas de trigo.
O termo Bock denota uma cerveja forte, então Weizenbock é uma cerveja de trigo que é forte, podendo ser clara ou escura. Seu teor alcoólico é mais elevado que as tradicionais cervejas de trigo. - Foto: Divulgação.

Se bock significa forte e Duppel ou Doppel significa em dobro, então uma DoppelBock é uma cerveja extra forte.
Se bock significa forte e Duppel ou Doppel significa em dobro, então uma DoppelBock é uma cerveja extra forte. - Foto: Divulgação.

Já uma Hop Weiss é uma cerveja de trigo com uma carga maior de lúpulo, que muitas vezes é uma Hefe-Weiss com uma adição extra de lúpulo no final da sua maturação (Dry Hoping).
Já uma Hop Weiss é uma cerveja de trigo com uma carga maior de lúpulo, que muitas vezes é uma Hefe-Weiss com uma adição extra de lúpulo no final da sua maturação (Dry Hoping). - Foto: Divulgação.

Uma Witbier refere-se a uma cerveja de trigo temperada que nasceu na Bélgica há mais 400 anos, até que Pierre Celis (mestre cervejeiro belga) retomou a sua produção na cidade de Hoegaarden.
Uma Witbier refere-se a uma cerveja de trigo temperada que nasceu na Bélgica há mais 400 anos, até que Pierre Celis (mestre cervejeiro belga) retomou a sua produção na cidade de Hoegaarden. - Foto: Divulgação.

De cor amarelo palha, grande turbidez, faz muito bem para a digestão. Sua espuma normalmente é cremosa, generosa e branca, de boa persistência. No aroma é adocicada, podendo apresentar toques de baunilha ou mel. A sua acidez é moderada, com notas cítricas de laranja e um perfume herbal que vem do coentro, remetendo a especiarias e pimenta. Seu amargor é de baixo a moderado, sobressaindo o sabor frutado e de especiarias, que tornam esta cerveja muito refrescante. Apresenta ainda um corpo médio com sensação de leveza.

 

Se você deseja passear por este mundo das cervejas de trigo, a cervejaria Schneider Weisse é especialista. Há séculos ela produz as melhores weissbiers.

 

Espero que tenham gostado.

 

Cheers!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)