Jorge Marcondes
Sexta, 23 de dezembro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 23/12, 00:00 h

Cervejas para degustar na virada do ano!!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Curitiba
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Já virou uma tradição escolher um espumante para a virada do ano, mas os fãs de cerveja artesanal deixaram a coisa muito mais interessante ao escolherem rótulos com fermentado de água, malte, lúpulo e levedura para celebrar a virada. Saía o tradicional, o senso comum e venha experimentar esta novidade do mundo cervejeiro!

 

Cover Hapy New Beer (Pq).jpg

 

Um dos estilos que mais combina para a virada de ano é o Bière Brut, que utiliza o método criado e utilizado na França para elaboração de seus espumantes, o champenoise. Este método foi desenvolvido na região de Champagne, local onde nasceu este vinho tão especial por suas bolhas e seu charme.

 

Foi o único método de elaboração disponível, até o surgimento de práticas industriais que levaram ao método Charmat. Mas, o método Champenoise é até hoje utilizado nas famosas casas francesas, por garantir uma qualidade superior aos vinhos assim produzidos. Devido à sua característica artesanal, este método encarece os espumantes se comparado com o outro método. E ó lógico que temos belíssimas cervejas que utilizam este método.

 

Então, vamos te contar um pouco sobre os passos necessários para se fabricar uma Bière Brut, como por exemplos aquelas que listamos no final desta conversa:

1- É necessário produzir uma cerveja do estilo Strong Ale, normalmente na cervejaria, até o estágio de maturação;

2- Depois deve-se envasar esta cerveja em garrafas de champanhe adicionando extrato e fermento para uma segunda fermentação;

3- Em seguida vem o processo de remuage, que nada mais é do que rotacionar periodicamente as garrafas que estão com o gargalo para baixo em ângulo de 45º. O objetivo desta ação é coletar o fermento no pescoço da garrafa;

4- Depois, no último processo, que é chamado dégorgement, procede-se a remoção do fermento por meio do congelamento do gargalo da garrafa em solução refrigerante. Assim, ele é expulso pela própria pressão interna do recipiente.

 

Além das Bière Brut existem muitos rótulos especiais que podem atender e muito bem uma data como esta, pois podem ser edições especiais com receitas exclusivas para esta data. Também, existem rótulos de estilos que podem lembrar e muito algumas das características dos espumantes, a acidez e o adocicado. Então, bora conferir a seleção que preparamos para você. Mas, é bom deixar claro que estas opções a seguir não estão em ordem de importância ou do meu gosto, é ordem alfabética:

 

Brooklyn Local 1 (9& ABV – http://www.brejas.com.br/cerveja/estados-unidos/brooklyn-local-1)

Brooklyn Local 1 Hot - Cerveja é no BREJAS

www.brejas.com.br

Cerveja Brooklyn Local 1, estilo Belgian Golden Strong Ale, produzida por Brooklyn Brewery, Estados Unidos. 9% ABV de álcool.

Esta é uma Belgian Strong Golden Ale de elaboração complexa, com maltes e lúpulos alemães, açúcar das Ilhas Mauricio e levedura belga. Com uma coloração dourada e um creme denso e duradouro, apresenta aroma cítrico já em primeiro plano. No paladar, aparece um dulçor suave que acompanha notas cítricas e um álcool presente, mas bem inserido.

 

Brooklyn Sorachi Ace (7,4% ABV – http://www.brejas.com.br/cerveja/estados-unidos/brooklyn-sorachi-ace)

Brooklyn Sorachi Ace - Cerveja é no BREJAS

www.brejas.com.br

The unique flavor of Sorachi Ace was bypassed by the big brewers, but we think it's pretty cool. Brooklyn Sorachi Ace is a classic saison, a cracklingly dry, hoppy ...

Uma das cervejas mais especiais da linha da Brooklyn, esta Saison/Farmhouse é produzida com o lúpulo Sorachi Ace cultivado em uma fazenda no Oregon. Esta é uma saison, super seca e carbonatada, que apresenta uma segunda fermentação na garrafa com levedura de champagne, para conferir secura e uma formação de espuma maior.

 

 

Foto: Divulgação.

Delirium Tremens (8,5% ABV – http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/delirium-tremens)

Delirium Tremens - Cerveja é no BREJAS

www.brejas.com.br

Cerveja Delirium Tremens, estilo Belgian Golden Strong Ale, produzida por Huyghe, Bélgica. 8.5% ABV de álcool.

Esta é uma cerveja no estilo Belgian Golden Strong Ale que apresenta como característica única a utilização da técnica dry hop e três leveduras diferentes. É considerada uma das melhores cervejas do mundo por apresentar deliciosos sabores que lembram frutas cítricas, com um leve toque de damasco e caramelo, além de uma riqueza de aromas.

 

Deus Brut des Flandres (11,5% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/deus-brut-des-flandres)

A mais lembrada e festejada cerveja do estilo Bière Brut tem sua garrafa produzida na Bélgica, depois é levada para a França onde repousa nas caves, para daí ser vendida. Apresenta aromas herbais como de manjericão, é uma bebida leve e complexa, que pode te lembrar um vinho branco.

 

Double Vienna Brut (11,5% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/brasil/double-vienna-brut)

Lançada pela cervejaria Morada Etílica, esta Bière Brut foi feita em cima da uma Vienna Lager que eles já produziam. Possui forte presença de lúpulo, tanto no aroma como sabor, resultando em uma bebida leve, seca, com aroma frutado e bem espumante.

 

 

 

Foto: Divulgação.

 

Duchesse de Bourgogne (6,2% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/duchesse-de-bourgogne)

Se você procura uma cerveja complexa e especial para uma data comemorativa, esta é a melhor opção, desde que você seja adepto da acidez. Esta cerveja do estilo Flanders Red Ale cerveja passa por envelhecimento em barricas de carvalho, por até 18 meses. Com uma acidez bem pronunciada e que te lembra um vinho, o aroma te remete a cerejas e a frutas vermelhas, já o paladar irá te proporcionar um balanceamento entre a acidez pronunciada e um certo dulçor.

 

Eisenbahn Brut e Lust Prestige (11,5% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/brasil/eisenbahn-lust-prestige)

No estilo Bière Brut, ela já ganhou fama por ser a primeira cerveja brasileira produzida pelo método champenoise, sendo recomendada para comemoração de ocasiões especiais. Ganhou uma edição especial, a Eisenbahn Lust Prestige, que segue a receita da Brut mas ganha uma etapa adicional chamada Cuvèe, uma segunda fermentação na garrafa e utilizando leveduras especiais, que dura um ano.

 

Estrella Damm Inedit (4,8% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/espanha/estrella-damm-inedit)

No estilo Witbier, ela foi criada em parceria com o renomado Chef Ferran Adrià, o sommelier Juli Soler e os mestres cervejeiros da Estrella, que criaram um novo conceito de cerveja que acaba sendo uma alternativa ao vinho, pois ela é muito versátil para harmonização de pratos da alta gastronomia. Apresenta aromas de especiarias como o coentro, a casca de laranja e o alcaçuz. Mas a segunda fermentação na garrafa lhe proporciona complexidade aromática frutada, floral e com algumas notas mais doces quando no paladar.

 

Foto: Divulgação.

 

Lindemans Framboise (2,5% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/lindemans-framboise)

Se você é daqueles que curte o adocicado de uma Sidra, uma bela sugestão de substituição é esta Fruit Lambic produzida com malte de cevada, trigo e suco natural de framboesas, cujo sabor vai te lembrar de vinho misturado com frutas. Este rótulo é ideal para acompanhar sobremesas cuja base é de chocolate branco ou frutas.

 

Malheur Bière Brut Reserva (11% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/malheur-biere-brut-reserva)

Uma Bière Brut com engarrafamento e refermentação na garrafa, de até três vezes. É uma cerveja bem aromática, que remete a vinho branco e frutas amarelas como abacaxi e damasco, além de um pouco de limão siciliano. É bem carbornatada e muito refrescante.

 

Malheur Cuvée Royale (9% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/malheur-cuvee-royale)

De coloração amarelo palha, apresenta notas agridoces e selvagens, que lembram uma Lambic. Apresenta notas de laranja, lima, herbal de lúpulo e um limão. É uma interessante mescla de doce-agridoce, com um final seco que lembra champagne.

 

Malheur Dark Brut (12% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/malheur-dark-brut)

É uma cerveja que forma uma bela espuma ao longo de toda a degustação, com a cor marrom escuro, e opaco. O aroma apresenta um amadeirado, ameixa, uvas passas, um coco suave e um tantinho de caramelo. O sabor é leve e delicado, apesar dos seus imponentes 12% de álcool, formando um conjunto poderoso.

 

 

Foto: Divulgação.

Samuel Adams/Weihenstephaner Infinium (10,5% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/estados-unidos/samuel-adams-infinium)

Esta é uma Bière Brut produzida em parceria entre a cervejaria norte-americana Samuel Adams e a alemã Weihenstephaner, seguindo a lei de pureza alemã Reinheitsgebot. Ela apresenta um dulçor advindo dos maltes e um lúpulo bem discreto.

 

St. Feuillien Saison (6,5% ABV – http://www.brejas.com.br/cerveja/belgica/st-feuillien-saison)

Designada terroir pelos belgas, pois esta saison é uma tradicional farmhouse ale com todos os sabores das terras férteis do sul da Bélgica. É uma típica cerveja de alta fermentação, refermentada na própria garrafa, não filtrada, ou seja, um grande clássico. Devido à sua fermentação secundária possui um sabor inconfundível, cheio de nuances ricos e um leve amargor. No Mundial de 2009 World Beer Awards em Londres, foi eleita como a “melhor Saison Ale do Mundo”.

 

Wäls Brut (11% ABV - http://www.brejas.com.br/cerveja/brasil/wals-brut)

Esta cervejaria mineira apostou no tradicional método champenoise para um dos seus rótulos, sendo que esta Bière Brut oferece aromas que remetem a vinho branco e notas cítricas. Esta cerveja passa nove meses em uma cave, para daí chegar a ser produto final.

 

Bom, espero que você consiga degustar algumas das delícias sugeridas para o Natal e Ano Novo, mas não se esqueça de tomar um certo cuidado com o copo a ser utilizado. Tudo faz parte do cenário para uma excelente degustação e comemoração.

 

Para encerrarmos o nosso penúltimo papo de 2016, gostaria de avisar que muitas novidades estão chegando... estaremos trabalhando bastante nestes próximos dias, para que você se surpreenda e tenha excelentes experiências com a gente em 2017.

 

Desejamos a todos um Natal abençoado e que a celebração seja repleta de muitas e deliciosas cervejas artesanais.

 

Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho


CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

Na quarta-feira (19/06), às 14h, tem CineMaterna, sessão especial para mamães e bebês com até 18 meses, no Cineplus



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)