Jorge Marcondes
Sexta, 02 de dezembro de 2016, 15:47 h - Atualizado em 02/12, 16:00 h

Cervejas para o Natal!!!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Curitiba
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Com a entrada de dezembro, as festas de final de ano se aproximam e é hora de pensar nas comemorações, na comida, na bebida e nos presentes. Bom, se você for observar, existem muitas cervejas comemorativas do natal, para você se aproveitar.

 

Muitas cervejarias apostam na data e oferecem rótulos especiais para celebrar o Natal, pois essa tradição começou nos mosteiros europeus, nos quais os sacerdotes cervejeiros acabavam por priorizar os melhores ingredientes para as comemorações do nascimento de Jesus Cristo.

 

Mas, primeiramente lembre-se que na Europa o Natal chega no inverno, portanto as cervejas comemorativas normalmente apresentam teor alcoólico acima de 7% ABV, pois são criadas para trazerem calor nessa época tão fria, bem como harmonizar com os pratos pesados, gordurosos e condimentados que normalmente são preparados para a Ceia.

 

 

Foto: Divulgação.

Não existem um estilo específico, porém os mais utilizados são: Belgian Dark Strong AleQuadrupelDubbel, e as Doppelboc. Vale lembrar as versões belgas normalmente seguem um padrão mais ou menos assim: muito alcoólicas; na coloração que vai do âmbar ao marrom; e com aromas e sabores de frutas secas e condimentos.

 

Como nós brasileiros temos o Natal no verão, algumas adaptações podem e, muitas vezes, devem ser feitas. Então vamos a algumas destas cervejas comemorativas já lançadas, inclusive em terras brasileiras, e que podem aparecer nas prateleiras este ano também. Não iremos aqui coloca-las em ordem de importância, a lista foi organizada para mostrar primeiramente as nacionais em ordem alfabética de nome, e depois as importadas.

 

Blumenau Magia de Natal (7% ABV)

A Cerveja Blumenau, lançada em agosto de 2015, apresentou uma bebida sazonal de Natal em parceria com o projeto “Magia de Natal”, que leva atrativos de decoração e atividades culturais diversas ligados a esta data, para as ruas da cidade. Era uma Belgian Blonde Ale de edição limitada e numerada, com apenas 1,5 mil garrafas.

 

Baden Baden Christmas Beer (5,5% ABV)

Trata-se de uma cerveja do tipo Ale, clara (na cor de palha) e levemente frisante, lembrando uma champagne, leva trigo na sua receita. Indicada para acompanhar peru, carnes, panetones e frutas secas. Com menor teor alcoólico da lista, deve cumprir o papel de refrescar o Nata.

Foto: Divulgação.

Eisenbahn Weihnachts Ale (6,3% ABV)

Receita especial de Natal no estilo Amber Ale, apresenta boa formação de espuma, com notas de caramelo, cravo e frutas cristalizadas, com final amargo bem presente e alta carbonatação.

 

Olivia IPAlito de Natal (5,4% ABV)

Uma versão especial natalina da cervejaria Suméria para a sua IPA, agora elaborada com Triple Dry Hop, que mostra aromas que remetem a frutas amarelas, provenientes dos lúpulos americanos e australianos que foram utilizados. É refrescante e acompanha pratos típicos do Natal, como carnes gordurosas, pernil, chester e peru.

 

 

 

Foto: Divulgação.

Affligem Noël (9% ABV)

Rótulo sazonal que apresenta notas de frutas secas, malte tostado, café, mel e especiarias. No sabor aparecem as notas de castanha e nozes, com baixo amargor e um final levemente seco e picante.

 

Anchor Christmas Ale (5,5% ABV)

Rótulo exclusivo para o natal, com aroma de maltes tostados e torrados, castanhas e chocolate amargo, com adição de café.

 

 

 

Foto: Divulgação.

Brooklyn Local 2 (9% ABV)

Esta é uma Belgian Dark Strong Ale com teor alcoólico médio-alto muito bem equilibrado com seu corpo bastante maltado, apresentando gosto de caramelo e tostado. Esta cerveja complementa o gosto das castanhas e frutas passas, enriquecendo muito a experiência de degusta-la.

 

Chimay Tripel (8% ABV)

Com teor alcoólico mais elevado, aromas frutados, uma leve acidez, um corpo médio e leveduras belgas, harmonizam muito bem com os aromas cítricos de um pernil assado ao molho de laranja.

 

Delirium Christmas (10% ABV)

Uma Belgian Dark Strong Ale com potente teor alcoólico, aromas e sabores com notas defumadas, de frutas vermelhas e um leve cítrico. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas e aves. Mas, um Panetone com frutas cristalizadas, chocolate e aromas de panificação também caem muito bem como esta cerveja marrom-avermelhada, com boa formação e consistência da espuma, que apresenta aromas de caramelo, frutas passas e álcool.

 

Foto: Divulgação.

DeuS Bière Brut

Produzida utilizando o método champenoise, é uma Bière Brut refrescante e que possui notas de levedura de vinho, aromas herbais como de manjericão e um corpo. Harmoniza perfeitamente com queijos de fungo branco, com geleia de damasco e amêndoas. Pode ser servido na sobremesa ou ainda como uma entrada, é só cortar em pedaços grandes algum queijo de fungo branco, como por exemplo, o Brie ou o Camembert, jogar por cima a geleia de damasco e uns pedaços de amêndoas. Ainda, uma Wäls Brut, uma Eisenbahn Lust ou uma Morada Brut também ficarão muito bem com estas opções.

 

Fantôme de Noel (10% ABV)

Uma Saison de cor âmbar com alto teor alcoólico, leva mel e caramelo na sua receita, além das sementes de coentro e da pimenta do reino, apresenta um leve azedo/ acidez, acompanhados de um dulçor médio. Nota 97 no RateBeer, harmoniza com Chester recheado, frutas como as ameixas, o pêssego, o figo e ainda uma deliciosa farofa. No aroma, a complexidade vai desde o herbal até o caramelo, passando por chocolate e especiarias como a canela e a noz-moscada.

 

Gouden Carolus Christmas (10,5% ABV)

Após 38 anos sem fabricar uma cerveja de Natal, em 2002 a tradição foi restaurada com uma cerveja marrom escura com nuances da cor rubi, esta é uma Belgian Strong Ale com alto teor alcoólico, seis tipos de ervas (e especiarias), bem como três tipos de lúpulo. Tanto no aroma como no sabor percebe-se o malte tostado, as frutas vermelhas e as frutas secas, as nozes, o chocolate, o café e o toffee. Em 2004 ganhou a medalha de prata da World Beer Cup, em San Diego, USA.

 

Samichlaus (14% ABV)

Produzida uma vez por ano, depois envelhecida por 10 meses antes de ir para a garrafa e ser lançada no dia 6 de Dezembro, o dia de São Nicolau. Muito alcoólica, apresenta notas de caramelo e amêndoas.

 

Foto: Divulgação.

St Bernardus Christmas Ale (10% ABV)

É uma Dark Strong Ale, que apresenta aroma de malte e frutas secas, no paladar mostra notas de caramelo, chocolate e toffee e um amargor persistente.

 

St Feuillien Cuvée de Noel (9% ABV)

Cerveja escura que apresenta frutas passas, caramelo, e melaço…

Líquido castanho com nuances acobreadas, com creme na cor marfim, aroma de frutas escuras cristalizadas, toffee, canela e noz moscada. O álcool esquenta e leva a um final picante e terroso.

 

Foto: Divulgação.

Stella Artois Edição Especial (5,2% ABV)

A Stella Artois produziu uma edição limitada de sua garrafa, inspirada na embalagem original que foi fabricada como um presente de Natal para a cidade de Leuven, na Bélgica.

 

Estas são opções que você pode buscar para um presente ou para sua ceia, mas se você for buscar os textos abordando harmonização você poderá montar suas próprias opções de pratos e cervejas mais adequadas ao seu paladar.

 

Lembre-se ainda, que sempre falo que cada pessoa possui um paladar específico, bem como que todos devem arriscar, experimentar coisas novas. Ouse, crie, brinque, faça aquilo que te dá prazer. Volte a ser criança, a não ter medo ou preconceitos!

 

Para encerrar, gostaria de lembra-los que no FaceBook da Dona Hermínia cerveja caseira e na minha página particular do FaceBook, já divulgamos a 3ª edição do Bazar DeLYRAnte que acontece no nosso espaço do boqueirão no dia 10 de dezembro das 10:00 às 19:00 (https://www.facebook.com/events/1704634889846962/?active_tab=about) com muitas novidades e atrações.

 

Por conta da Dona Hermínia cerveja caseira ficou o curso teórico e gratuito de produção de cerveja na panela, bem como a apresentação o 1º Colóquio &tílico e do &scambo de cervejas caseira. Não percam esta oportunidade de bater um papo com a gente, bem como de conhecer outros produtores de cerveja caseira.

Foto: Divulgação.

 

Já no domingo 11/12/16 estaremos, eu e meu parceiro de produções o Bruxo Matulle, produzindo uma cerveja colaborativa com o Felipe C. Guandalini da Masmorra. Será na Masmorra Beer & Food PUB que fica na Rua Itupava, 1142. Começaremos às 16:00, mas não sabemos a hora que irá terminar.

 

Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)