Jorge Marcondes
Sexta, 14 de agosto de 2015, 00:00 h - Atualizado em 14/08, 00:00 h

Cervejas: Way Brett IPA, Wee Heavy e Pérola Negra

Jorge Marcondes fala do universo das cervejas

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Diário de bordo:

Hoje é segunda-feira (10/08/15) e estou degustando a bela cerveja Way Brett IPA com uma dose do Bourbon Maker’s Mark para animar a elaboração deste texto que apresenta alguns dos eventos ligados a cervejas artesanais destes últimos dias em Curitiba.

 

A destilaria que produz o Maker’s Mark é a mais antiga dos Estados Unidos, pois a data de fundação da Happy Hollow é 1805. Porém, as modernas instalações são de 1953, ou seja, após Bill Samuels Jr. comprar a destilaria e estabelecer a marca Maker’s Mark. Devido às suas raízes escocesas, adotou a grafia “whisky” nos rótulos do Maker’s Mark, bem como usou as receitas guardadas por gerações em sua família, para produzir um Bourbon um tanto mais carregado de trigo, fato que torna este destilado mais suave e delicado, sendo considerado um dos melhores Bourbons do mercado.

 

A Way Brett IPA veio para apresentar os lúpulos Galaxy, Columbus e Citra, que denotam o caráter cítrico da cerveja, que passa por um processo de fermentação 100% com Brettanomyces, ou seja, uma levedura selvagem que é caracterizada por uma pegada “estragada”, trazendo consigo sabores como o de couro, o de bacon, o de cobertor ou suor de cavalo, ou ainda o da lã molhada. Esta versão da receita me lembrou da massa crua de pão que minha vó fazia, e eu ganhava pequenos pedaços mesmo antes de ir ao forno para assar. Ganhou, ainda, um período a mais de refermentação na garrafa, também com as Brettanomyces. Estes detalhes, deram a esta cerveja, aromas e sabores muito interessantes, mas sempre lembrando que é uma IPA (India Pale Ale), ou seja, com certo amargor mais acentuado (65 IBU e 6,9% álcool), que harmoniza muito bem com diversos preparos culinários, dentre eles, os pratos asiáticos, os com frutos do mar, bem como as comidas apimentadas.

 

Ao combinarmos o amargor e a alma selvagem da cerveja, com o requinte, dulçor e potência do Makr’s Mark, temos algo elegante, potente e selvagem ao mesmo tempo, que recomendo bastante!!!

 

Bom, agora vamos aos fatos destes últimos dias, começando com o lançamento oficial de maltes Best Malz do Mercado do Malte, que aconteceu no sábado 01 de agosto. Foi na loja Space Bottle Shop, sendo que no evento houve uma brassagem coletiva da Aleña Bier e do cervejeiro do ano, o Gean Carlo Vila Lobus, que produziram uma Wee Heavy com nada menos de 9,6% de álcool e 25 IBU’s. Ainda, pôde ser degustado um Combo de Hambúrguer Artesanal e batata rústica elaborados pelo Chef Rodrigo Hayden (Florianópolis) mais um Chopp Bastards APA. O som que rolou ficou por conta do grupo trio APA, composto por Beto (Arma de Jah), Denis Magrão (Djambi) e Mauricio Nassar (Djambi). Foi uma bela festa que rolou o dia inteiro!!!

 

 

 

Já no sábado 08 de agosto aconteceu no BierHoff do shopping Estação, a 2ª turma do curso realizado pela ACERVA paranaense sobre Off-Flavors, que contou com a organização criteriosa de Gabriel Henrique Batista do Nascimento e Henrique Cruz e a brilhante maestria dos cervejeiros Gean Carlo Vila Lobus e Jean Nascimento, que apresentaram aos alunos como eu, 25 odores e sabores que podem ser encontrados em cervejas.

 

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

O curso ajuda bastante a entender “certas” coisas que acontecem com as cervejas, bem como, para quem produz cerveja, a como evita-las ou até corrigí-las. Como gosto muito de degustar cervejas artesanais e especiais, agora sei um pouco melhor o que esperar de uma cerveja. Muitas vezes parece que um odor ou sabor é um defeito em certos estilos de cerveja, porém eles podem ser aceitos e até desejados, mas, dependendo do estilo de cerveja.

 

Começamos com uma pequena experiência provocada pelos mestres, na qual fomos induzidos a imaginar olfativamente o que estava dentro de seis copos totalmente vedados aos olhos, somente com alguns furos para exalar os aromas. Desta forma, começamos a desenvolver nossa memória olfativa, para podermos avaliar melhor o que vinha pela frente. Este é um exercício que se deve praticar sempre. O único da nossa turma que conseguiu acertar os seis aromas foi no nosso amigo Paulo Sérgio Matulle, que devido às suas belíssimas cervejas e Hidroméis é chamado de “Bruxo”.

 

 

Pudemos apreciar odores desde amêndoas, passando por esparadrapo e chulé, chegando ao pútrido e ao gambá. Foi, no mínimo, um dia diferente, muito divertido e instrutivo também. Para quem faz cerveja é importante conhecer os possíveis problemas que podem acontecer, bem como as possíveis soluções para os mesmos.

 

Encerrando esta parte dos aromas, a próxima parada foi próxima ao Jardim Ambiental, para outra bela experiência. Era chegada a hora de visitar a cervejaria e pub MasmorrA.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

 Na MasmorrA aconteceu o esperado lançamento da cerveja Pérola Negra, uma bela parceria entre as cervejarias Ignorus e Bastards, que apresentaram uma cerveja muito interessante e que eu recomendo.

 

A Pérola Negra é “uma criatura rara, delicada, que é capaz de jogar qualquer marmanjo aos tubarões sem dó nem piedade” é uma parte do texto colocado na divulgação do evento no FaceBook e quer dizer que se deve tomar muito cuidado com os 11,2% de álcool que esta Russian Imperial Stout apresenta, mas que não demonstra tão claramente assim. É preta, com espuma farta e levemente persistente, possui uma complexidade interessante de sabores e aromas devido ao toque de cacau e cereja, sendo que esta última dá uma pitada especial de azedinho na boca, que a torna muito boa de se degustar. Ainda, vale lembrar que as garrafas são lacradas com cera, fato que remete às antigas garrafas da época da criação do estilo.

 

Foto: Divulgação.

 

Com certeza não é uma cerveja para se beber muitos copos, apesar de que é o tipo e cerveja do qual eu adoro e degusto bastante, mas para a maioria das pessoas a dica é “melhor não abusar”. No evento, ainda foi possível apreciar as deliciosas comidas da chef Jessica Prospero, como o bolinho de barreado, a batata rústica e os sanduiches de bolinho de carne e pernil com cheiro verde, preparados sempre com muito carinho e atenção.

 

 

 

Foto: Divulgação.

No evento estavam Francisco Seegmueller, Richard Buschmann e Humberto Gonçalves, sócios da Bastards Brewery, bem como Alberto Basso e Marcelo Popi da Ignorus, bem como outras figuras importantes na cena cervejeira de Curitiba.

 

 

Foto: Divulgação.

Para encerrar, na terça-feira (11/08) na loja Space Bottle Shop tivemos a presença ilustre de Murilo Foltran da DUM cervejaria, que produz belíssimas cervejas como a Petroleum, para falar sobre o mercado de cervejas e desafios de empreender no setor. Com maestria e bom humor, Murilo deu informações importantes para quem quer se aprofundar neste mercado ou abrir algum empreendimento, com dicas sobre impostos e características de distribuição, dentre outros. Foi extremamente esclarecedor e instigante.

 

Bom, em breve trarei mais novidades e informações para vocês, até lá!!!

 

*Por Jorge Marcondes 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho


CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

CineMaterna exibirá “Juntos para Sempre” em shopping de Curitiba

Na quarta-feira (19/06), às 14h, tem CineMaterna, sessão especial para mamães e bebês com até 18 meses, no Cineplus



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)