Jorge Marcondes
Sexta, 12 de setembro de 2014, 07:35 h - Atualizado em 12/09, 07:57 h

Degustação na Ninkasi Cervejas Artesanais

Jorge Marcondes ainda fala sobre a Anhangava Cervejaria de Quatro Barras

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação

*Jorge Luiz Marcondes

Gostaria de iniciar esta semana, agradecendo o convite da Vera Rosa (Portal VRNews),  para a participação em uma degustação de cervejas especiais na Ninkasi cervejas artesanais. Foi no dia 30 de agosto de 2014 e a loja fica no bairro do Uberaba. Lá tive o grande prazer de conhecer pessoas que nos trataram muito bem. Assim, os caros Aurélio Munhoz e Pierpaolo Nota nos acompanharam em uma degustação para lá de especial, guiada por Antônio Eduardo e a Irany Santos, com um papo extremamente agradável e instrutivo sobre cervejas e outras coisinhas mais.

Foto: Divulgação.

Nesta viagem degustativa, iniciamos com uma cerveja alemã Crew Republic X 2.0, uma American Barley Wine muito bem equilibrada, com um líquido acobreado escuro ressaltando uma leve nota avermelhada. No sabor, sentem-se o caramelo e as frutas escuras, com a presença de álcool (10%) e de um amargor bem inseridos, tornando-a extremamente fácil de degustar.



Foto: Divulgação.

Em seguida passamos para uma Founders All Day IPA, uma India Pale Ale amarela clara, com aroma herbáceo intenso e muito equilibrado com o de frutas amarelas. É uma Session Beer bastante leve, na qual o amargor (42 IBUs) quase não aparece e acaba sendo uma grande vantagem para quem degustar mais de uma unidade desta beleza. “Session” vem do inglês e significa período de tempo, é uma categoria de cerveja com baixo teor alcoólico que não passa de 5% e sabor mais suave, ou seja, um conjunto de características que possibilita a degustação em maior quantidade.

Foto: Blog Panela de Malte

Daí, passamos para uma cerveja de uma das minhas cervejarias preferidas, a BrewDog Libertine Black Ale. Está é uma Black Ale feita com apenas um tipo de lúpulo (Simcoe) e que apresenta um amargor de 65 IBU's, mais a combinação de 6 tipos de malte de cevada. Ela é negra e no aroma apresentam-se as notas de maracujá, de laranja e de tangerina, seguidos de um suave traço torrado de malte e bom caramelo. Na boca, apresenta uma textura sedosa e o álcool (7,5 %) é praticamente imperceptível, sendo que no retrogosto aparece um leve sabor de resina, com toques de caramelo e chocolate meio amar

Foto: Divulgação.

Depois destas maravilhas degustadas e regadas a base de excelentes pessoas, não resisti e acabei levando para casa outras delícias, que foram muito bem apreciadas. Cervejas que me surpreenderam bastante e que recomendo a degustação, são elas:
Fellas Imperial Coffe: feita colaborativamente por brasileiros da Dama Bier, da SudBrau e da Bodebrown, unidos a dois cervejeiros americanos e um belga em um laboratório secreto na cidade de Piracicaba. É uma Imperial Coffe Ipa com 90 IBUs dos Lúpulos florais e 9% de álcool, mais a adição de café 100% arábica. De cor âmbar, tons cítricos, maltados e café verde, traz um amargor cítrico de e intensas notas picantes de café;
Dama Especial Copa - Citra Dry Hopped: é um rótulo comemorativo da Copa do Mundo de 2014, especial e limitada de 5 mil litros em garrafas de 600 ml. Uma American Lager com destaque para o lúpulo citra e 30 IBUs, apresentando uma combinação de maltes que remetem a aromas de frutas tropicais e cítricas e um aftertaste seco. O Citra é colocado em dry hopping, e depois foi adicionado também o lúpulo Chinook.

Foto: Divulgação.

Estas cervejas combinaram muito bem com um prato do qual adoro na versão Shrek, a Carne do Ogro. São cervejas com uma pegada não tão intensa como estou acostumado, ou seja, de muito amargor (por volta dos 100 IBU’s) e alto teor alcoólico (acima dos 9%), mas desempenharam o seu papel perfeitamente, dando uma refrescância e harmonizando muito bem com uma receita exótica como esta.

Foto: Divulgação.

Na sequencia, recebi outro convite da Vera Rosa, desta vez para conhecer as novidades da recém chegada cervejaria Anhangava, localizada em Quatro Barras (PR) e criada pelos empresários paranaenses José Pedro Duarte e Márcio Netto, que até o momento está com uma produção ainda pequena. Com o intuito de participar do crescimento da cidade, os materiais para a embalagem é produzido também por uma empresa de Quatro Barrense, fato que comprova o cooperativismo entre as empresas da região.

Porém, a cervejaria já conta com 04 rótulos, sendo o último lançado neste segundo semestre de 2014 e inicialmente distribuídos na Adega Muf’s Batel e Sanduicheria Porco Nobre, e são os seguintes:

  • Vevuí: estilo American Wheat é produzida com levedura Ale pura e lúpulos americanos (Citra – frutas tropicais; e Amarilo – relva, quase mentolado) é clara e muito refrescante (5,7%);
  • Narã: uma English IPA produzida com lúpulos Magnum (frutas cítricas e especiarias, usado para dar amargor) e Fuggles (Mentolado e quase floral) possui coloração escura e um sabor forte e amargo (6,5%);
  • Kamby: uma Kölsch feita com lúpulos alemães e puro malte. É amarela cristalina e suave (4,8%) na medida certa;
  • Rudá: uma Strong Golden Ale com leveduras belgas e lúpulos americanos, de cor dourada clara e mais forte (7,8%);

 

As duas primeiras caíram melhor no meu paladar, pois são cervejas com mais intensidade e a meu ver todas são refrescantes e passíveis de serem saboreadas a qualquer momento. Vale a pena conferir cada uma delas para ver qual combina com o seu paladar!!!







Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)