Jorge Marcondes
Sexta, 22 de agosto de 2014, 00:00 h - Atualizado em 22/08, 00:00 h

Duelo no MMA: Curitiba x São José dos Pinhais

“Trocação”

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Por Aldrian Matoso*

Impossível falar de artes marciais mistas sem citar Curitiba. Algumas das principais lendas desse esporte que tanto cresce no Brasil e no mundo saíram das academias curitibanas.

Mauricio Shogun, Wanderley Silva, Anderson “The Spider” Silva e Murilo Ninja - para citar apenas quatro - tiveram passagem marcante pela Chute Boxe, a curitibana que chegou a ser considerada a maior academia de MMA do planeta, com seus atletas conquistando os mais importantes títulos mundiais.

Rudimar Fedrigo fundou a Chute Boxe em 1979, com o Muay Thai. Em 1991 veio o Jiu Jitsu e ela se tornou referência no Vale-Tudo, precursor do atual MMA. Hoje a Chute Boxe tem filiais espalhadas por diversas cidades do mundo.

Durante décadas, Curitiba sediou alguns dos mais importantes eventos de Vale-Tudo e MMA do país. As lutas normalmente aconteciam no ginásio do Círculo Militar.
Ainda hoje, em todo fim de semana, acontecem bons eventos de luta na capital paranaense.
Mas ultimamente Curitiba vem perdendo espaço para uma cidade vizinha quando se trata de grandes eventos.

São José dos Pinhais, a Cidade dos Aviões, possui filiais de importantes academias, como a Chute Boxe, Gracie Barra, Confiance Clube de Lutas, entre outras. Além delas, o município conta com dezenas de academias bem montadas em todos os bairros. A maioria absoluta oferecendo artes marciais, com as turmas sempre lotadas.

Foto: Divulgação.

De olho na paixão do são-joseense pela luta, o secretário municipal de Esportes, Thiago Buhrer, abriu espaço no calendário da pasta para a realização de pequenos e grandes eventos voltados às mais variadas artes marciais.

Competições e eventos de Jiu Jitsu, Muay Thai, Boxe, Karatê, Judô, Kunk Fu, Tae Kwondo, Submission, Capoeira, etc, acontecem com frequência nos ginásios espalhados pelo município.
Promotores de eventos de outros estados também descobriram essa vocação e hoje São José dos Pinhais pode ser considerado polo de eventos de MMA no Sul do Brasil.

Nos últimos meses, por exemplo, a cidade sediou o Iron Fight Combat (da Bahia), duas edições do Circuito Talent de MMA (de São Paulo), e nos meses de setembro e novembro próximo deve sediar também edições do The Hill Fighter’s (do Rio Grande do Sul).

Para isso, o município conta com dois ginásios municipais bem equipados, com ótima estrutura para eventos desse tipo. O CEO do Circuito Talent de MMA, André Ferraro, explica que, após a 6ª edição do Talent, em Curitiba, no mês de maio, foi convidado para fazer uma edição na vizinha São José dos Pinhais. “Nos receberam de braços abertos e agora esta é a cidade-sede do Talent no Paraná”, afirma.

Foto: Divulgação.

O MMA também tem o apoio do setor privado. As pesagens dos lutadores acontecem no Shopping São José - o mais importante da região - num espaço preparado dentro do Jack Music Bar. “A galera da luta e a imprensa especializada já identificam o Jack Bar e o shopping como referência para a pesagem dos nossos eventos”, comenta Ferraro, que está finalizando os preparativos para a 11ª edição do Talent, que acontece no sábado, 23 de agosto, no ginásio municipal Max Rosenmann, no bairro Afonso Pena.

Como nas artes marciais nem sempre o mais forte é o vencedor, São José dos Pinhais tenta nocautear Curitiba e se tornar a principal sede de eventos de luta no Estado.
Se vai conseguir, o tempo dirá.

Oss!!!

• Se você gosta do mundo das artes marciais, mande seu comentário ou sugestão de tema para esta coluna para o e-mail aldrian.jack@gmail.com

*Aldrian Matoso - É jornalista, empresário da Jack Figt e do Jack bar.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Golpe com celular

Golpe com celular

Os marginais não param de ser criativos.


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Ananda Suelem Scorteganha

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

Cultura no Teatro SESI: alunos da Casa Verde se apresentarão na próxima quarta-feira (19)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade (Foto: Divulgação/Dreams grupo de dança)


Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Ana Carolina comemora 20 anos de carreira com turnê “fogueira em alto mar" em Curitiba

Show traz surpresas e conta com músicas de seu novo álbum homônimo, além dos grandes sucessos de sua carreira.


Festa Junina no quintal do James

Festa Junina no quintal do James

O evento acontece no dia 22 e 29 de junho com várias atrações


1ª Curitiba Santé Week

1ª Curitiba Santé Week

A capital paranaense vai sediar festival dedicado ao consumo sustentável a partir do próximo dia 30 de junho



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)