Jorge Marcondes
Sexta, 05 de agosto de 2016, 00:00 h - Atualizado em 05/08, 00:00 h

Entendendo as características básicas das cervejas, segundo o Guia BJC

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Depois da introdução ao BJCP que fizemos em um texto anterior, agora vamos passar mais especificamente às características de avaliação de uma cerveja.

 

Termos relacionados a aparência

Renda ou rendado belga é uma característica de treliça padrão persistente, de espuma, que é deixada na parede interna do copo ou taça na medida que é consumimos uma cerveja. Olhando mais atentamente, lembra as rendas finas de Bruxelas ou da Bélgica, e é um indicador desejável de qualidade da cerveja, na Bélgica.

 

Espuma.jpg

 

Lágrimas correspondem às gotas que escorrem lentamente, decorrentes do residual de bebida deixado nas laterais do copo ou taça. Pode indicar álcool superior, o açúcar, ou o conteúdo de glicerol da cerveja.

 

Estatísticas Vitais são aquelas características gerais do estilo, expressas em densidade original (OG), densidade final (FG), álcool por volume (ABV), Unidade Internacional de Amargor (IBU) e a cor da cerveja de um estilo. Você deve ter em mente que estas Estatísticas Vitais não são orientações absolutas, pois elas são extraídas da maioria dos exemplares mais comuns encontrados em um estilo. Porém, nunca de todos os possíveis exemplares comerciais de um estilo específico. Elas ajudam os juízes a julgarem em uma determinada ordem, entretanto, não é por não reunir todos os parâmetros das Estatísticas Vitais que um exemplar deve ser já desclassificado.

 

Referência de Cor

As cores podem e são expressas por mais de um método, como o Padrão de Referência (Standard Reference Method - SRM) daAmerican Society of Brewing Chemists (ASBC), por exemplo. Já aqueles que se encontram fora dos Estados Unidos e adotam o método Europeu (EBC), devem notar que o valor de um EBC é equivalente a aproximadamente o dobro do valor SRM. Há ainda aqueles familiarizados com o sistema de Lovibond, que é aproximadamente o equivalente aos valores do SRM para quase todas as cores, exceto para as mais escuras. Bom, aqui estamos falando sobre aquilo que é distinguível para um juiz que utiliza os próprios olhos, não sobre os químicos que utilizam um equipamento analítico em um ambiente de laboratório.

 

Observe que SRM é uma medida de densidade de cor de cerveja, antes de uma matiz/tonalidade. Tenha isso em mente ao tentar usar apenas números SRM ao descrever cervejas. Dentro dessas Diretrizes, os descritores de cor de uma cerveja geralmente seguem o seguinte mapeamento para os valores de SRM:

Foto: Divulgação.

Organização de Estilo

Os estilos de cerveja descritos no Guia BJCP têm sido categorizados para ajudar nas competições de homebrew. As categorias são os maiores e principais agrupamentos de estilos, seguidos por uma coleção de subcategorias individuais (estilos de cerveja), que podem ou não possuir uma relação uns com os outros, quer seja ela histórica, geográfica ou de tradição. Não tire a conclusão de que a inclusão de um estilo em uma categoria de alguma forma se relaciona os estilos de cerveja uns com os outros. A principal razão pela qual os estilos são agrupados é a de ajudar na organização e gerenciamento de escala em competições complexas, com grande número de amostras. Os nomes dados aos agrupamentos são para fins do concurso e não podem ser utilizados em contextos mais amplos. Organizadores de concurso são livres para combinar subcategorias de estilo em suas próprias categorias de competição. Contanto que cada cerveja inscrita no concurso seja avaliada em função da identificação da sub-categoria (estilo), qualquer agrupamento lógico é permitido.

 

Por exemplo, observe as categorias listadas a seguir, como possuem cervejas de coloração bem diferentes por exemplo.

Foto: Divulgação.

Já na categoria a seguir, veja que os estilos além da cor, diferem bastante em termos de amargor e álcool também, principalmente a primeira e a terceira.

 

Foto: Divulgação.

Porém é possível perceber que existe uma lógica nestes agrupamentos, pois no primeiro caso encontramos em comum entre elas, serem estilos caracteristicamente da República Checa. Já no segundo exemplo, além de cervejas alemãs, são todas com base em malte de trigo.

 

Referência de Etiquetas de Estilo

Para facilitar na triagem de estilos foi aplicada uma arquitetura de informação do tipo marcação de atributos para cada estilo. A lista contém palavras-chave sem nenhuma ordemespecífica e destina-se a dar significado aos atributos ou informação sobre um estilo específico. As etiquetas não devem ser utilizadas para atribuir qualquer significado mais profundo que isso.

 

Foto: Divulgação.

 

Bom, credito que agora é só degustar e começar a observar, comparando as suas amostras com o Guia BJCP.

 

Se você não se sente seguro quanto a avaliar uma cerveja e deseja muito começar a fazê-lo, entre em contato com a gente. Nós vamos encontrar uma solução para você poder aproveitar muito bem este maravilhoso universo das cervejas artesanais.

 

 Cheers!!!

 

Bom, credito que agora é só degustar e começar a observar, comparando as suas amostras com o Guia BJCP.

 

Se você não se sente seguro quanto a avaliar uma cerveja e deseja muito começar a fazê-lo, entre em contato com a gente. Nós vamos encontrar uma solução para você poder aproveitar muito bem este maravilhoso universo das cervejas artesanais.

 

 Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Maykol Yurk estreia no FFC

Maykol Yurk estreia no FFC

Estreia no FFC


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Marialba Ehlke Ozorio Villapol

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

O objetivo é incentivar a cultura e o teatro paranaense


Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

No último sábado (15) o Museu Municipal realizou o Jardim Musical com a apresentação de Júnior Deluca. Nesta edição foram registrados perto de 400 visitantes.


HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto,  com autorizações exclusivas

HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto, com autorizações exclusivas

Quatro anos após o lançamento de “O Quatro anos após o lançamento de “O Amor é Bossa-Nova”, cantAmor é Bossa-Nova”, cantora regrava outras 23 canções imortalizadas na voz de seu ídolo


Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

A plataforma online Kultivi disponibiliza curso preparatório com 600 aulas para estudantes que vão passar pelo exame no próximo mês de novembro



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)