Jorge Marcondes
Sexta, 29 de agosto de 2014, 00:00 h - Atualizado em 29/08, 00:00 h

Hoje o papo é cerveja!

Jorge Marcondes, apresenta algumas das 'melhores' cervejas pelo mundo

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Por Jorge Marcondes*

Hoje o papo fica por conta de algumas das cervejarias que eu mais gosto. Não vou aqui falar de todas, pois a lista grandinha e precisarei de bastante tempo. Assim, vou iniciar comentando das cervejas que classifiquei pelo meu paladar como algumas das melhores que já degustei.

Sei que algumas pessoas irão dizer que existem cervejas melhores, mas estas eu já degustei e caíram muito bem na formação do meu gosto, que é muito particular.

A primeira cervejaria da qual eu gostaria de comentar a respeito é uma das mais criativas que eu tenho conhecimento. Fundada em 2007 pelos amigos James Watt e Martin Dickie, na Escócia, é uma das cervejarias artesanais mais famosas do mundo e exporta para mais de 15 países, sendo que já recebeu inúmeros prêmios devido às suas criações. Qual o “X” da questão para o sucesso desta cervejaria artesanal? Para James Watt é “Criar algumas das mais extraordinárias cervejas, não-conformistas, conhecidas por homens ou cachorros”. Para comprovar esta irreverência toda, basta que você assista o vídeo do endereço http://vimeo.com/7812379.

 Possuindo uma grande variedade de cervejas com rótulos muito diferentes e que abusam das cores e formas, também abusa, mas com muita consciência, das combinações de Maltes e Lúpulos, dentre outros ingredientes, gerando cervejas impressionantes e inusitadas.

Foto: Divulgação.

Esta é a apresentação que eu poderia fazer da Escocesa BrewDog e de suas obras de arte da cerveja. Não degustei todas as opções ainda, mas a maior parte das que degustei foram belíssimos exemplares, sendo que minhas indicadas para o início de uma viagem pelo maravilhoso mundo da BrewDog são: a Hardcore IPA (Imperial / Double IPA); a Paradox Isle of Arran (Wood Aged Beer); a Punk IPA (India Pale Ale (IPA); a Tokyo (Wood Aged Beer); e a Old World Russian Imperial Stout (Russian Imperial Stout). Não exatamente nesta ordem!!!

A outra cervejaria indicada vem da Bélgica, mais exatamente dos arredores da cidade de Poperinge, local da Abadia trapista de Saint Sixtus, a mais misteriosa do mundo e que tem também próximas, as cervejarias Sint Bernardus e De Struise. As belas cervejas da Saint Sixtus só podem ser adquiridas diretamente do mosteiro, e limitadas a uma caixa de 24 garrafas por pessoa, sendo necessário ir de carro, sem contar, ainda, que é necessário ligar antes e marcar um dia e horário para fazer a compra. Caso chegue atrasado, adeus Vestveleteren! Porém, se perder a hora você pode ir ao café In De Vrede, local em que a trinca de cervejas pode ser degustada na companhia dos queijos, patês, embutidos e pães produzidos pela abadia.

Foto: Divulgação.

Tive o prazer de degustar a Westvleteren Abt 12 (Belgian Quadrupel / ABT) que vale o quanto custa, mas é difícil encontra-las por aqui. A Bélgica apresenta uma infinidade de excelentes cervejas e um estilo muito próprio, que merecem ser apreciados!!!

E, por último, mas não menos importante, falarei aqui de uma cervejaria Americana que tive o prazer de conhecer muito recentemente, por indicação do Beer Sommelier Marlon Scheid Bernardo da Império Cervejeiro.

A Anderson Valley é uma das representantes da nova escola das cervejas, pois hoje são presumidas quatro grandes escolas, sendo elas a alemã, a inglesa, a belga e a mais nova delas, a norte-americana. Esta não é uma classificação aceita de maneira ampla, mas vamos deixar as discussões de lado, pois o que nos importa são as belas bebidas que existem em cada escola.

Californiana da cidade de Boonville, teve o início de suas atividades na forma de um pequeno BrewPub. Kenneth Allen trabalhou mais de vinte anos como quiroprático, chegando a presidente da Associação dos Quiropráticos da Califórnia. Em 1980 mudou-se para Boonville no Anderson Valley (Anderson descobriu o vale durante uma caçada em 1851). Allen adquiriu um terreno no centro da cidade, local em que montar uma clínica. Porém, descobriu que em seu terreno havia uma das melhores fontes de água natural do ale, que o fez pensar no que fazer com esta água, decidindo posteriormente a fabricar cervejas.

Foto: Divulgação.

Suas cervejas recebem os nomes no idioma local, chamado Boontling e contando com aproximadamente 1300 palavras e frases. O mascote não é um urso comum, pois apresenta chifres e é chamado Barkley, pois mistura as palavras bear (urso) e deer (cervo), ou seja, um trocadilho criativo!

Outras coisas que chamam a atenção nesta cervejaria são o uso de painéis solares para captação da energia utilizada, bem como a reciclagem de papel, vidro, aço, plástico, papelão e jornal, dentre outros. Inclusive, o malte e o lúpulo usados são posteriormente doados aos fazendeiros, para que alimentam os animais, sendo ainda o fermento, utilizado na fertilização das plantações. Já para as entregas locais, a cervejaria possui um carro elétrico e veículos puxados por cavalos.

Desta bela cervejaria tive o prazer de degustar as cervejas: Heelch O'Hops (Imperial / Double IPA); e Barney Flats Oatmetal Stout (Oatmeal Stout).

Espero ter ajudado um pouco nas suas escolhas da próxima compra, e desejo que você tenha uma excelente viagem neste fantástico mundo da cerveja!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Maykol Yurk estreia no FFC

Maykol Yurk estreia no FFC

Estreia no FFC


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Marialba Ehlke Ozorio Villapol

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

O objetivo é incentivar a cultura e o teatro paranaense


Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

No último sábado (15) o Museu Municipal realizou o Jardim Musical com a apresentação de Júnior Deluca. Nesta edição foram registrados perto de 400 visitantes.


HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto,  com autorizações exclusivas

HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto, com autorizações exclusivas

Quatro anos após o lançamento de “O Quatro anos após o lançamento de “O Amor é Bossa-Nova”, cantAmor é Bossa-Nova”, cantora regrava outras 23 canções imortalizadas na voz de seu ídolo


Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

A plataforma online Kultivi disponibiliza curso preparatório com 600 aulas para estudantes que vão passar pelo exame no próximo mês de novembro



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)