Jorge Marcondes
Sexta, 23 de setembro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 23/09, 00:00 h

India Pale Ale e suas variações

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Reza a lenda que a sigla IPA quer dizer India Pale Ale, pois os ingleses precisavam de cervejas com uma carga maior de lúpulo e álcool para que elas agüentassem as longas viagens para a Índia, pois o lúpulo é um conservante natural.

Então, vamos conhecer as variações do estilo favorito de muitos cervejeiros e cervejeiras pelo mundo afora. Devido à criatividade dos mestres cervejeiros, os mais diversos perfis com combinações muito diferentes de maltes, lúpulos e leveduras, sempre procurando amargar a vida de quem as bebe.

English IPA (estilo 12C do BJCP) é a versão original e possui uma base maltada que remete a biscoito e caramelo, utiliza lúpulos ingleses com perfil herbal e floral no seu aroma, com um amargor pronunciado mas equilibrado. É clara e moderadamente forte, possui as seguintes características:

Amargor de 40 a 60 IBUs

Cor de 6 a 14 SRM

Álcool de 5,0 a 7,5% ABV

Os principais exemplos comerciais são: Freeminer Trafalgar IPA, Fuller’s Bengal Lancer IPA, Meantime India Pale Ale, Ridgeway IPA, Summit True Brit IPA, Thornbridge Jaipur além de:

 

Worthington's White Shield

Cervejaria Worthington

Estilo India Pale Ale (IPA)

5.6% ABV

 

A American IPA (estilo 21A do BJCP) é tida como a variação mais difundida e com aroma mais intenso de lúpulos americanos cítricos, resinosos e que remetem a pinho. É moderadamente forte, com perfil de fermentação limpo e final seco. Provavelmente o primeiro exemplo deste estilo foi a Anchor Liberdade Ale, cerveja produzida pela primeira vez em 1975 e que usava somente o lúpulo Cascade. As principais características desta cerveja são:

 

Amargor de 40 a 70 IBUs

Cor de 6 a 14 SRM

Álcool de 5,5 a 7,5% ABV

 

Os pincipais exemplos comerciais são: Alpine Duet, Bell’s Two-Hearted Ale, Fat Heads Head Hunter IPA, Firestone Walker Union Jack, Lagunitas IPA, Russian River Blind Pig IPA, Stone IPA e melhor American IPA do Mundo em 2015, a Capivara Little IPA

Foto: Divulgação.

Capivara Little IPA

Cervejaria Blumenau

Estilo: American IPA

6.6% ABV

Imperial ou Double IPA possui alto teor alcoólico e amargor de lúpulos americanos ou do Novo Mundo. Não é rica no maltado nem no dulçor residual, mas possui o corpo de uma American Barleywine. É fortemente lupulada, sendo ainda limpa, seca e sem aspereza, sendo que sua drinkability é bastante boa. Suas características são:

Amargor de 60 a 120 IBUs

Corde 6 a 14 SRM

Álcool de 7,5 – 10,0% ABV

Os exemplos comerciais são: Avery Maharaja, Fat Heads Hop Juju, Firestone Walker Double Jack, Port Brewing Hop 15, Russian River Pliny the Elder, Stone Ruination IPA, Three Floyds Dreadnaught.

Foto: Divulgação.

Evil-Twin-Molotov-Cocktail

Cervejaria Evil Twin

Estilo: Imperial / Double IPA

13% ABV

As Session IPA nada mais são do que versões com teor alcoólico reduzido, normalmente até 5% ABV, que possuem o mesmo perfil de aromas e sabores que o estilo base. São amargas, saborosas e com um altíssimo drinkability.

Foto: Divulgação.

Refrescadô De Safadez

Cervejaria Urbana

American Pale Ale

3.7% ABV

16 IBU

 

Specialty IPA (categoria 21B do BJCP). é uma categoria de entrada para concursos cervejeiros. Abriga uma coleção de tipos de cervejas que são potenciais variantes de IPA futuras. O único elemento comum entre elas é o equilíbrio e impressão geral de uma típica American IPA. Os sub-estilos atualmente definidos nesta categoria são:Belgian IPA, Black IPA, Brown IPA, Red IPA, Rye IPA e White IPA.

 

Elas podem ser classificadas pela sua intensidade, como:

·            Session: aquelas com teor alcoólico entre 3,0 e 5,0% ABV

·            Standard: cervejas com 5.0 a 7,5% ABV

·            Double: aquelas cujo teor alcoólico vai de 7,5 a 10,0% ABV

 

As Belgian IPA possuem o frutado e o caráter condimentado, derivados da levedura belga utilizada. Normalmente são de cor mais clara e semelhante a uma Tripel com mais lúpulos. Posui perfil de sabor mais complexo e chega a ter um nível de álcool mais elevado que uma IPA. Suas principais características são:

 

Amargor de 50 a 100 IBUs

Cor de 5 a 15 SRM

Álcool de 6,2 a 9,5%  ABV

 

Os exemplos comerciais são: Brewery Vivant Triomphe, Houblon Chouffe, Epic Brainless IPA, Green Flash Le Freak, Stone Cali-Belgique, Urthel Hop It.

 

Foto: Divulgação.

La-Sorciere

Cervejaria Urbana

Estilo Belgian IPA]

7% ABV

65 IBUs

 

Brown IPA, Red IPA, Rye IPA e White IPA

India Black Ale

As Black IPA ou India Black Ale que é um nome mais adequado, pois o “Pale” em India Pale Ale significa “claro” em inglês, possui o mesmo perfil de amargor e aroma dos lúpulo das IPAs, mas trazem notas tostadas e torradas para a receita, deixando-as mais escuras e permitindo que se adicionem aromas que remetem a café e chocolate amargo.

 

Também são chamadas de Cascadian Dark Ale (CDA) e possuem um balanço orientado para o lúpulo, com características de sabor voltadas às American IPA com a cor mais escura, só que sem os sabores fortemente torrados ou queimados. A drinkability é uma característica chave para esta cerveja. Foi produzida comercialmente pela primeira vez por Greg Noonan (Blackwatch IPA) por volta de 1990.

 

Suas principais características são:

Amargor de 50 a 90 IBUs

Cor de 25 a 40 SRM

Álcool de 5,5 a 9,0% ABV

 

Como Exemplos Comerciaistemos21st Amendment Back in Black (standard), Deschutes Hop in the Dark CDA (standard), Rogue Dad’s Little Helper (standard), Southern Tier Iniquity (double), Widmer Pitch Black IPA (standard).

Foto: Divulgação.

Firestone Walker Wookey Jack Black Rye IPA

Cervejaria Firestone Walker

Estilo Black IPA

8,3% ABV

80 IBU

 

As Brown IPA são lupuladas, amargas e moderadamente fortes, porém trazem algo de caramelo, chocolate, de toffee e/ou caráter de frutas escuras, que derivam do malte. Normalmente conservam o final seco e o corpo mais magro do que suas similares IPAs mais claras. A drinkability é bastante alta, bem como é maltada sem ser doce ou pesada.

 

Suas principais características são:

Amargor de 50 a 90 IBUs

Cor de 25 a 40 SRM

Álcool de 5,5 a 9,0% ABV

 

Amargor de 40 a 70 IBUs

Cor de 11 a 19 SRM

Álcool de 5,5 a 7,5% ABV

 

Como exemplos comerciais temos: Dogfish Head Indian Brown Ale, Grand Teton Bitch Creek, Harpoon Brown IPA, Russian River Janet’s Brown Ale.

 

Foto: Divulgação.

Microbrasserie Pit Caribou Brown Ale

Brown ale américaine

Estilo Brown ale

7% ABV

IBU: 90

 

Red IPA é lupulada, amarga e moderadamente forte, com um caráter de malte com caramelo, toffee e/ou caráter de frutas escuras e secas. Seu final é seco, com corpo magro e alta drinkability. É uma cerveja um pouco mais saborosa e maltada como uma American IPA, sem ser doce ou pesada. É um estilo moderno e com base em uma American IPA.

 

As suas principais características são:

Amargor de 40 a 70 IBUs

Cor de 11 a 19 SRM

Álcool de 5,5 a 7,5% ABV

 

Os exemplos comerciais mais interessantes são: Green Flash Hop Head Red Double Red IPA (double), Midnight Sun Sockeye Red, Sierra Nevada Flipside Red IPA, Summit Horizon Red IPA, Odell Runoff Red IPA.

 

Foto: Divulgação.

Summit Horizon Red IPA

Cervejaria Summit

Estilo Red India Pale Ale

Álcool 5.7% ABV

Amargor 70 IBU

 

Uma Rye IPA (RyePAs ou RIPA) é carregada de lúpulos americanos e do Novo Mundo, bem como de maltes de centeio. O balanço é orientado para os lúpulos, sendo que o perfil de fermentação é limpo e possui um final seco e limpo.

 

Suas principais características são:

Amargor de 50 a 75 IBUs

Cor de 6 a 14 SRM

Álcool de 5,5 a 8,0% ABV

 

Os principais exemplos comerciais são: Arcadia Sky High Rye, Bear Republic Hop Rod Rye, Founders Reds Rye, Great Lakes Rye of the Tiger, Sierra Nevada Ruthless Rye

 

Foto: Divulgação.

Ladder Dive

Cervejaria 3 Guys & A Beer’d Brewing Company

Estilo Rye IPA

Álcool 7% ABV

 

Já a White IPA é de longe a versão mais frutada, condimentada e refrescante de todas. A coloração é mais clara, o corpo é menor, e se caracteriza pela adição das distintas leveduras e/ou especiarias típicas de uma Witbier belga em sua composição. Suas principais características são:

Amrgor de 40 a 70 IBUs

Cor de 5 a 8 SRM

Álcool de 5,5 a 7,0% ABV

 

Exemplos Comerciais: Blue Point White IPA, Deschutes Chainbreaker IPA, Harpoon The Long Thaw.

Foto: Divulgação.

New Belgium Accumulation

Cervejaria: New Belgium

Estilo India Pale Ale (IPA)

6.2% ABV

70 IBUs

 

IPA Argenta (categoria X2 do BJCP) é decididamente uma cerveja amarga e lupulada, refrescante e moderadamente forte. A sua drinkability é sem aspereza, possuindo um bom balanço. E uma versão desenvolvida no âmbito de uma série de encontros em 2013 da Asociatíon Civil Somos Cerveceros, que definiram suas características distintivas. Ela difere pela adição de grãos de trigo à receita e o uso de lúpulos argentinos com características únicas, tanto de sabor como de aroma.

 

Suas características mas importantes são:

Amargor de 35 a 60 IBU

Cor de 6 a 15 SRM

Álcool de 5,0 a 6,5% ABV

 

Como exemplos comerciais temosAntares Ipa Argenta, Kerze Ipa Argenta.

 

 

 

Espero ter sido objetivo e ter esclarecido algumas dúvidas de vocês.

 

Cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)