Jorge Marcondes
Sexta, 07 de novembro de 2014, 00:00 h - Atualizado em 07/11, 00:02 h

Nascendo uma nova cerveja!!!

Jorge Marcondes mostra a produção de sua primeira cerveja

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

*Por Jorge Luiz Marcondes

 

Conforme comentei anteriormente, iniciei em 06 de outubro agora a produção da minha primeira receita de cerveja, junto com o Marcelo Roika, lá no Hop’n Roll Beer Club. Para quem não sabe a origem do nome do bar, “hop” é lúpulo em inglês, um dos principais ingredientes da cerveja, e daí surge o nome desta forma: Lúpulo + Rock'n Roll = Hop'n Roll

A primeira parte foi o processo de pesquisa, que na verdade é uma espécie de rito religioso para os cervejeiros, pois é o momento no qual se definirá: o tipo da cerveja; os aromas a serem proporcionados; o amargor desejado; a graduação alcoólica que existirá; e a textura da cerveja. Portanto, neste momento se define a alma da cerveja a ser produzida. Neste caso, o estilo escolhido foi uma variante do estilo INDIA PALE ALE(IPA), que é caracteristicamente carregadano lúpulo. Como escolhemos o estilo American IPA, esta variante é a intermediária em termos de IBU’s para o estilo IPA, ou seja, é bastante amarga. Optou-se por uma receita na qual aparecerá uma cor com tons avermelhados, qualidades florais e notas cítricas, que irão remeter ao maracujá.

 

Panela
Panela - Foto: Divulgação.

 

Ao se programar para fazer cerveja no Hop’n Roll Beer Club, é necessário estarpreparado para colocar a mão na massa, literalmente. Chegamos lá umas 14:00 e começamos a discutir com o Alberto Basso (Mestre cervejeiro que já teve cerveja premiada em concurso locais) sobre a finalização da receita mais adequada em função da disponibilidade de aquisição dos ingredientes. 

Como adoro amargor nas cervejas, bem como o alto teor de álcool e, o meu parceiro, gostar também de alto teor de álcool, definimos com o Beto que para manter o equilíbrio da cerveja, a faríamos com 7% de álcool e 70 IBU’s. Para aumentar este teor de álcool da cerveja na hora em que o fermento consome os açúcares dos maltes, transformando-os em álcool e gás carbônico, teríamos que aumentar a carga de malte, o que adoçaria a nossa cerveja.

 

 Fervura já com ó saco contendo o lúpulo
Fervura já com ó saco contendo o lúpulo - Foto: Divulgação.

 

A segunda etapa começou com a pesagem dos maltes que foram selecionados, de acordo com dados passados na edição passada. Após a medição, os ingredientes foram para a moagem e depois levados para a panela, onde permaneceram cozinhando por cerca duas horas. Neste período, eu e o Marcelo íamos mexemos a mistura de tempos em tempos, bem como adicionando os outros ingredientes, como o lúpulo e a levedura.

 

 Levedura e Whirlfloc Tablet
Levedura e Whirlfloc Tablet - Foto: Divulgação.

No terceiro momento, depois da panela, a cerveja passou ainda por um filtro que fez o resfriamento para que ela fosse armazenada em um recipiente plástico, no qual irá fermentar por 30 dias. Os últimos passos antes do engarrafamento que faremos no dia 12 de novembro são: a maturação que é feita em câmara fria com temperatura de zero grau; e a aplicação de gás carbônico para acrescentar gás ao líquido. Antes do engarrafada, estamos elaborando o rótulo que será colocado nas garrafas. No primeiro momento não tínhamos um nome para a cerveja, mas agora está definido como sendo “Piąty Hell” por sugestão de Marcelo Roika, e devido à nossa descendência polonesa.

 

Bagaço ou “DRECHE”
Bagaço ou “DRECHE” - Foto: Divulgação.

Segundo as orientações que recebemos os dias em que o Hop’n Roll realiza as produções com clientes são de segunda-feira a quinta-feira (não realizam na sexta-feira, feriados e véspera de feriados), sendo que o processo todo dura entre 3 e 5 horas, podendo ser iniciado à partir das 14 horas, indo até as 18, com uma tolerância máxima de 30 minutos.

As receitas produzidas no Hop'n Roll são: American Blond Ale; American Pale Ale; American India Pale Ale; American Brown Ale; Red Ale; Porter; Stout; Black American IPA; English Ipa; e English Pale Ale. No caso de outros estilos, é necessário verificar disponibilidade. Para fazer 2 receitas (duas produções) pedimos que o processo seja iniciado no máximo às 17 horas.

 

Embalada para descanso
Embalada para descanso - Foto: Divulgação.

São permitidos grupos de até 5 pessoas na sala de brasagem, sendo produzidos aproximadamente 40 litros de cerveja de cada vez (dependendo do estilo). É importante deixar claro que existe sempre uma perda durante o processo de fermentação e maturação, restando no final aproximadamente 36 litros de cerveja, dependendo do estilo (cervejas mais encorpadas rendem menor quantidade em litros).

Você envia a arte do rótulo (dez dias UTEIS, antes da data do envase) e o Hop’n Roll faz a impressão dos mesmos. Uma brassagem rende aproximadamente 60 garrafas de 600 ml.

O serviço todo de produção da cerveja deve custar algo em torno de R$ 450, mais R$ 2,50 por garrafa com rótulo, e o bar estima que cada leva renda cerca de 60 garrafas de 600ml.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Maykol Yurk estreia no FFC

Maykol Yurk estreia no FFC

Estreia no FFC


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Marialba Ehlke Ozorio Villapol

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

Espetáculo “A Espera” terá quatro sessões gratuitas

O objetivo é incentivar a cultura e o teatro paranaense


Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

Jardim Musical recebeu perto de 400 visitantes

No último sábado (15) o Museu Municipal realizou o Jardim Musical com a apresentação de Júnior Deluca. Nesta edição foram registrados perto de 400 visitantes.


HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto,  com autorizações exclusivas

HANNA lança álbum duplo em homenagem a João Gilberto, com autorizações exclusivas

Quatro anos após o lançamento de “O Quatro anos após o lançamento de “O Amor é Bossa-Nova”, cantAmor é Bossa-Nova”, cantora regrava outras 23 canções imortalizadas na voz de seu ídolo


Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

Startup oferece curso gratuito para quem vai fazer o Enem 2019

A plataforma online Kultivi disponibiliza curso preparatório com 600 aulas para estudantes que vão passar pelo exame no próximo mês de novembro



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)