Jorge Marcondes
Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 12/02, 00:00 h

O nascimento da Dona Hermínia

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

O texto de hoje vai ser um pouco diferente. Eu gostaria de começar fazendo algumas perguntas para cada um de vocês! Então, vamos lá:

1.       Você quer fazer cerveja artesanal, nem que seja uma única vez?

2.       Você quer degustar e aprender sobre cervejas artesanais?

3.       Você quer fazer um pequeno evento para amigos especiais e família, mas com cervejas artesanais?

 

Bom, fiz estas perguntas pois tenho conversado com muitas pessoas e pude perceber que existe muito interesse referente aos temas acima, ou seja, muitas delas respondem sim a uma ou mais de uma das perguntas acima.

 

Neste final de semana, mais precisamente no sábado dia 30 de janeiro, foi feito o evento de Harmonização “Cerveja, Queijo & Pão”. Neste evento também conversei com várias pessoas, e algumas até disseram que não desejam fazer cerveja, mas que desejam conhecer mais sobre o mundo da cerveja artesanal, que gostam de participar de eventos como este.

 

Então, depois de três anos degustando e aprendendo sobre cervejas especiais e artesanais, mais um ano de muitas investigações (2015), agora como associado da ACERVA-PR, pude realmente entender um pouco mais as necessidades das pessoas, referentes às cervejas artesanais. Também, com a maravilhosa oportunidade que recebi, de escrever neste portal sobre cervejas, bem como as pesquisas que os textos sempre demandam, tudo serviram para melhorar o meu conhecimento sobre este maravilhoso mundo!

 

Desta forma, comecei um trabalho de definição de modelo de negócios para a “Dona Hermínia”, uma empresa que atuará no segmento de cervejas artesanais. O nome é uma homenagem à primeira pessoa que eu pude ver fazendo cerveja em casa, que me apresentou a cerveja, minha avó. Tenho até hoje o pote no qual ela fazia a espetacular Krulova (cerveja caseira polaca), a gengibirra e a sua maravilhosa conserva de pepino com folha de uva.

 

Assim, não haveria melhor nome para este empreendimento, cujo ponta pé inicial foi a minha participação em alguns eventos, nos quais apresento a Dona Hermínia cerveja caseira e suas produções. Então, neste ano foi criada uma página no FaceBook para a Dona Hermínia, contratada uma empresa para criar a logo da Dona Hermínia, comprado um domínio, comprados os equipamentos de brassagem, e assim por diante.

 

O intuito maior da Dona Hermínia é entregar produtos e/ou serviços que as pessoas desejam, ser criativa e querida pelas pessoas. Portanto, serão oferecidas “Imersões”, nas quais as pessoas realmente irão fazer as coisas para aprenderem. Imagine que você respondeu sim à primeira pergunta, neste caso você sozinho ou com mais duas pessoas irão realmente fazer uma cerveja, ou seja, moerão o malte, colocarão na panela para cozinhar, irão colocar para ferver, colocarão na “bombona”, bem como outras atividades práticas de uma brassagem (ato de produzir uma cerveja).

 

Neste caso, serão três encontros, sendo um para uma introdução teórica e definição da receita a ser feita no segundo encontro. No segundo encontro irão brassar esta receita e, no terceiro encontro irão fazer a carbonatação da cerveja (priming), esterilizar as garrafas e envasar a cerveja.

 

Ainda, será possível também, fazer a “sua” cerveja, quer seja para comemorar o aniversário, casamento, formatura, sua banda, dentre outros momentos importantes. Ajudamos você a definir o melhor estilo, a melhor receita, tudo dentro das características que você deseja, para chamar a cerveja de “sua”.

 

 

Foto: Divulgação.

Outra opção que pretendemos disponibilizar, é a consultoria para organização de pequenos eventos. Nos quais você deseja receber um pequeno grupo de amigos e servir uma comida especial regada à cerveja artesanal e/ou especial. A Dona Hermínia se propõe a te ajudar na elaboração das receitas, bem como na definição da carta de cervejas a serem servidas.

 

Também, devido à vontade das pessoas de apreciarem uma bela cerveja, a opção de ajuda da Dona Hermínia é a Imersão de “introdução ao mundo da cerveja caseira”, que irá te ajudar a entender o que se avalia em uma cerveja para conhece-la, como se avaliam estes itens, ou seja, como usamos os cinco sentidos para melhor apreciar uma cerveja. Também, como harmonizar cerveja com receitas culinárias, tudo isso de uma forma descontraída e com muita atenção individual, pois os grupos são pequenos.

 

 

Foto: Divulgação.

A ideia geral é divulgar a cerveja caseira, como fazê-la, como apreciá-la, como entende-la. Sempre de uma forma prática, divertida e simples. Mostrar que é um mundo de uma riqueza imensa em termos de cores, odores e sabores. Ajudar as pessoas a se sentirem bem com a cerveja caseira e/ou especial.

 

 

Foto: Divulgação.

Portanto, espero que todos deem uma olhada na página, conheçam a Dona Hermínia, curtam e comentem, deem sugestões, participem da nossa vida e deixem a Dona Hermínia participar da sua vida! Mais do que tudo, contem com a Dona Hermínia para ajuda-los sempre que necessitarem de algo ligado à cerveja artesanal e/ou especial. Participem dos eventos e vamos criar uma grande corrente de relacionamento entre quem aprecia, quem quer fazer e quem já faz cervejas artesanais e/ou especiais.

 

O grande desejo da Dona Hermínia é ser a mais querida, desejada e criativa!!!

 

Então, be bold.

 

Cheers!

 

Os contatos da Dona Hermínia são:

 

FaceBook: https://www.facebook.com/donaherminiacervejacaseira/

 

E-mail: jorgemarcondes@donaherminia.com.br

 

 

* Por Jorge Luiz Marcondes


Comentários desta notícia:


14/02, 11:29 h -Margarete :

"Muito legal esse serviço de possibilitar a pessoa fazer a cerveja dela. Parabéns! "



Comente você também sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)