Jorge Marcondes
Sexta, 02 de outubro de 2015, 00:00 h - Atualizado em 02/10, 00:00 h

Últimas novidades do mundo cervejeiro de Curitiba e RMC

Jorge Marcondes conta as novidades

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Para conhecer sobre cervejas, estudar é importante mas degustar é fundamental. Então, para que vocês entendam e degustem de maneira mais racional, interessante, bacana e divertida, uma das opções é aproveitar os eventos nos quais são apresentadas belas cervejas, normalmente com um preço melhor e até em quantidade mais apropriada, pois comprar uma garrafa de 600 ml e não gostar do conteúdo é pior do que comprar um copo e não gostar do conteúdo.

Atualmente, em Curitiba e Região Metropolitana (RMC) são ofertados diversos eventos interessante com cervejas artesanais e especiais da mais alta qualidade, o que facilita e muito a vida de quem quer realmente começar a conhecer este mundo maravilhoso, ou se aprofundar na arte. Assim, para ajuda-los a descobrir opções para apreciar belas cervejas, bem como comidinhas deliciosas, vou comentar sobre alguns dos eventos que aconteceram nos últimos dias, para que vocês fiquem ligados e procurem as opções ofertadas daqui para a frente!

SulBrasileiro – 2015
SulBrasileiro – 2015 - Foto: Divulgação.

O primeiro ao qual eu gostaria de fazer referência é o 2º Concurso Sulbrasileiro de Cervejas Caseiras, que proporcionou diversas medalhas a cervejeiros de panela (Home Brewer) aqui do Paraná. Na verdade, 18 das 45 cervejas premiadas no concurso são paranaenses, além de outras 10 finalistas. O evento foi realizado pela ACervA Catarinense nos dias 05 a 07/09/2015, porém é uma iniciativa conjunta das ACervAs do Sul: ACervA CatarinenseACervA Gaúcha e ACervA Paranaense.

 

O concurso é itinerante e procura manter a colaboração mútua, o aprimoramento técnico de seus associados e a integração entre os cervejeiros caseiros, sendo que a primeira edição aconteceu em Curitiba em 2014. Na época o ponto importante ficou por conta da inclusão das Categorias de Hidromel no concurso. Para a edição de 2015, houve a inclusão das Categorias de Sidra.

 

Como metas, ainda podem ser incluídas a intenção de se obter o aprimoramento continuo do nível técnico dos juízes, o reconhecimento dos cervejeiros caseiros que se destacam a cada dia em maior número, o aprimoramento da capacidade técnica e organizacional das ACervAs envolvidas, bem como, divulgar o trabalho das ACervA, servindo de laboratório para experiências referentes ao Concurso Nacional das ACervAs, isso segundo os organizadores.

 

O que podemos destacar deste tipo de evento, é a possibilidade que os cervejeiros caseiros têm de receber as avaliações feitas pelos juízes, e assim melhorarem ainda mais as suas cervejas, fato que já pode ser percebido. Já estou produzindo com meu parceiro de brasagens, o bruxo Matulle, alguns estilos com a intenção de inscrever no Paranaense que acontecerá no final do ano, com a intenção de receber este retorno e poder aprimorar as cervejas que produzimos e já possuem uma boa aceitação dos amigos. Nas reuniões da Acerva podemos observar claramente a movimentação no sentido de busca pelo aprimoramento de diversos camaradas acervianos e o resultado destas ações nas amostras que levam para estes encontros. O evento Terça dos Artesanais também acabam por mostrar a evolução dos cervejeiros caseiros. Quando tiverem a oportunidade, aproveitem.

 

Gostaria também, de ocupar um espaço aqui para parabenizar os cervejeiros paranaenses que foram premiados no 2º Concurso Sulbrasileiro de Cervejas Caseiras! São eles:

 

 

Categoria Irish Red Ale (Estilo 9D)

1º Lugar - Admur Junior

2º Lugar - Everton Delfino e Mario Novak

 

Categoria American Pale Ale (Estilo 10A)

2º Lugar - Guilherme Cominese

 

Categoria American IPA (Estilo 14B)

3º Lugar - James Jimenez Hernandez*

Categoria Belgian Specialty Ale (Estilo 16E)

3º Lugar - Rafael Rossetto e Paulo Rossetto Neto (Cerveja fermentada com Belgian Ardenes e Brettanomyces)

 

Categoria Wood-Aged Beer (Estilo 22B)

1º Lugar - Gabriel Vasques (Baltic Porter com chips de carvalho no rum)

2º Lugar - Andreia Hiura e Everton Delfino (American Barleywine com chips de bálsamo embebidos em cognac)

 

Categoria Specialty Beer (Estilo 23A)

2º Lugar - Silvio Camargo (Southern English Brown, hazelnut extract, rapadura)

3º Lugar - Gabriel Nascimento e Alipio Barbosa de Almeida (IPA 100% Brett)

 

Categoria German Lagers & Ales

1º Lugar - Everton Delfino e Gean Carlo Vila Lobus 
2º Lugar Geral (Doppelbock - Estilo 5C)

3º Lugar - Everton Delfino e Gean Carlo Vila Lobus (Eisbock - Estilo 5D)

 

Categoria Porters & Stouts

1º Lugar - Marlon Hammes e Elias Hammes (Brown Porter - Estilo 12A)

3º Lugar - Vilmar Jose Sidoski e Sergio Amorim (Dry Stout - Estilo 13A)

 

Categoria English & Belgian Ales

1º Lugar - Marlon Hammes e Elias Hammes (Belgian Golden Strong Ale – Estilo 18D)

2º Lugar - Rafaela Cristine Zem (Belgian Blond Ale - Estilo 18A)

 

Categoria Strong Ales

1º Lugar - Everton Delfino - 3º Lugar Geral (Old Ale – Estilo 19A)

2º Lugar - Andreia Hiura e Everton Delfino (Old Ale – Estilo 19A)

3º Lugar - James Jimenez Hernandez (American Barleywine - Estilo 19C)

 

Categoria Sidra e Hidromel

2º Lugar - Silvio Camargo (Open Category Mead - Estilo 26C)

3º Lugar - Gean Carlo Vila Lobus e Everton Delfino (Open Category Mead - Estilo 26C)

 

Foto: Divulgação.

Ainda, aconteceu o 1º Concurso Nacional de Cervejas Caseiras Agrária e Weyermann (Fornecedor de maltes), sendo que o estilo avaliado foi American IPA. Neste concurso 3 dos 8 finalistas são da Acerva Paranaense e o ganhador foi o paranaense Jarbas Alexsandro Brauns. Parabéns também ao Alípio Barbosa de Almeida e ao Gabriel Henrique Batista do Nascimento.

 

Foto: Divulgação.

Já no sábado 19 de setembro aconteceu na Rua Camões 172, Alto da XV em Curitiba, a Inauguração de uma nova casa que nos apresenta algumas delícias latinas, com um ambiente aconchegante, regado à boa música, petiscos deliciosos, vinhos, 12 tipos de chopps e cervejas especiais, além de cultura e história (https://www.facebook.com/tiwanaku.cervejaria?fref=ts).

Foto: Divulgação.

Também no dia 19, mas agora no bairro boqueirão em Curitiba, aconteceu o Rock’n Beer. O evento reuniu nas dependências da cervejaria SWAMP as delícias das cervejarias BodeBrown, Bier Hoff, Braus, Debora, Fox e Turbinada, bem como da própria Swamp, com preços muito acessíveis. Rolou muito Rock’n Roll da melhor qualidade, sendo que a festa rolou inclusive com a chuva que caiu. Foi até tarde da noite, com a presença de muita gente bacana, e do ambiente cervejeiro inclusive.

 

Foto: Divulgação.

Aproveitando o gancho do 2º Concurso Sulbrasileiro de Cervejas Caseiras e seu resultado, vocês podem notar que um dos nomes se repetiu por diversas vezes. O Everton Delfino acabou levando a bagatela de nove (09) medalhas, sendo duas na Classificação Geral. Ele é um dos cervejeiros que participou da Terça dos Artesanais, e no dia 22 de setembro ele levou um PostMix com 20 litros de uma Old ALE premiada para aqueles que prestigiaram o evento no Space Bottle Shop. Lá ele conversou com as pessoas, explicando sobre as suas cervejas, o processo de fabricação e matando a curiosidades com a maior calma e simplicidade do mundo. Além de expert na arte (alquimia) de fazer cervejas, é uma pessoa simples, tranquila e extremamente acessível. Posso afirmar isso pois participamos de muitos eventos juntos neste ano de 2015, e pude perceber como ele fica rodeado de pessoas ávidas para trocar idéias com ele. A cerveja que ele levou durou somente 45 minutos, tamanha era a curiosidade das pessoas. Mais uma vez o evento foi um sucesso.

Foto: Divulgação.

Ainda na onda do 2º Concurso Sulbrasileiro de Cervejas Caseiras e seu resultado, na categoria English & Belgian Ales a segunda colocada foi Rafaela Cristine Zem com uma Belgian Blond Ale (Estilo BJCP 18A). Rafaela é dona da Tridentum Brewers Supplies (https://www.facebook.com/tridentumbrewerssupplies?fref=ts), que fornece os insumos para produzirmos nossas cervejas. Tive o prazer de degustar a cerveja da Rafaela, e é uma cerveja extremamente interessante. Ela é uma das poucas mulheres que sabem fazer cerveja, e faz cerveja muito boa. A sede da Tridentum está localizada em São José dos pinhais, mas não possui uma loja física própria, o que acontece é que a Tridentum faz entregas e pode disponibilizar os suprimentos na loja da cervejaria Sapopemba (https://www.facebook.com/cervejariasapopemba?fref=ts), também em São José dos Pinhais. A Sapopemba e outro local bastante interessante para vocês conhecerem.

Foto: Divulgação.

No dia 26 de setembro na Sapopemba, aconteceu um evento que reúne Música e Gastronomia, contando com a presença da Portugalo e Q’Délices, que são Food Truck’s interessantes, e ainda rolou um som de Jazz e Blues. Vale a pena prestigiar a loja, inclusive é possível participar da confraria que acontece uma vez por semana. A Sapopemba é a primeira loja especializada em cervejas artesanais/especiais/gourmet de São José dos Pinhais e oferece cerca de 150 rótulos de cervejas nacionais e importadas, bem como oferece nos último sábado de cada mês um evento com um chopp convidado e também um food truck de salgados e um de sobremesas. Estes eventos contam em média com um público de 150 pessoas ao longo do dia, sendo realizado sempre das 11:00 às 20:00 horas. Apareçam para prestigiar, conhecer gente bacana e conhecer um pouco mais de cervejas.

 

No dia 29 de setembro aconteceu o quarto e último encontro da Terça dos Artesanais na loja Space Bottle Shop, que reuniu um grupo bacana de pessoas, para apreciar quatro exemplares de uma das bebidas mais antigas que se tem notícia. O hidromel é uma bebida resultante da fermentação à base de mel, água e levedura, que é consumida desde a antiguidade. Neste dia foram apresentados quatro estilos de Hidromel para degustação: o Seco tradicional; o Suave tradicional; o Demi-sec de amora de framboesa; e o Suave com mel caramelizado e Cacau.

Foto: Divulgação.

Eu já estive bastante curioso sobre esta bebida e acabei conhecendo-a, é bastante interessante. Na primeira vez que comprei uma garrafa tive uma péssima impressão com a amostra, que parecia um vinho azedo e muito aguado. Depois o meu parceiro nas brasagens, o bruxo Paulo Mattule me apresentou uma outra versão da bebida, que me proporcionou uma experiência completamente diferente desta primeira. Ele já faz hidromel há um tempo e consegue produzir uma bebida muito bacana, assim como as apresentadas por Henrique Nadolny Hertel (https://www.facebook.com/henrique.nadolnyhertel?fref=nf) nesta terça-feira. Ele fez as honras da noite de maneira bem tranquila e esclarecedora.

Foto: Divulgação.

 

Henrique apresentou as versões em uma tábua com quatro copos de vidro, uma belíssima visão por sinal. Foi servida uma porção bem generosa de cada versão, para que cada um pudesse apreciar a aparência, o aroma e o sabor desta bebida que é bastante forte. As amostras variaram entre 12 e 14% de álcool, nas colorações amarelo, vermelho e marrom. Foi uma experiência bem interessante. Segundo Henrique, o preço de cada garrafa fica entre R$ 30,00 e R$35,00, o que é bastante viável.

 

A agenda das Terça dos Artesanais será apresentada a seguir, aproveitem para agendar e se programar para participar deste evento bastante acessível e interessante. Para maiores informações https://www.facebook.com/tercadosartesanais?fref=ts.

Outubro – encontros no Mestre Cervejeiro (Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, 1623 – Mossunguê)

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Já no dia 03 de outubro acontece o Bazar de cervejas especiais no Space Bottle Shop, a partir das 12:00 horas. Haverá cervejas Nacionais e Importadas com descontos que podem chegar a 75%. Para maiores informações vejam em:https://www.facebook.com/events/1632960920276949/. Fora as ofertas especiais, todo o restante da loja com 15% de desconto nas compras em dinheiro, bem como Chop Bencke Bier Pilsen, Dunkel e Weiss em dobro por R$ 10,00 no dia do Evento. Já no dia 08/10 a loja oferece o curso saindo da panela para a prateleira com Murilo Foltran da cervejaria DUM. As vagas são limitadas para as 25 primeiras pessoas a efetuarem o pagamento.

Foto: Divulgação.

Também no dia 03 de outubro acontecerá uma edição especial do Saturday Way, que vai reunir os principais rótulos da cervejaria e alguns dos principais hambúrgueres de Curitiba. Entre as cervejas servidas durante o evento estarão a Cider IPA (recém-lançada), a pioneira linha Sour Me Not, as clássicas Amburana, Eat Me, Avelã Porter, Brett IPA, IPA Die Fizzy Yellow, American Pale Ale e Red Irish Ale. Para a harmonização perfeita, estarão presentes ainda o JPL Burgers, o Nebraska Burgers e My Way Food Truck. Como é uma edição especial, serão preparadas e servidas várias receitas especiais ao longo do dia. Também acontecerão ao longo do dia, visitas orientadas à fábrica. Outra ação interessante, refere-se à arrecadação de brinquedos novos, que poderão ser trocados por um copo de chope (1 por pessoa). Todos os brinquedos arrecadados serão doados para a Instituição Vivamigos. O evento acontece na Rua Pérola, 331 – Pinhais, das 11h às 18h. A entrada é gratuita, mas a capacidade de público será limitada. Mais informação pelo telefone (41) 3653-8853 ou no sitewww.waybeer.com.br (EVENTO: https://www.facebook.com/events/738567236244715/)

 

Foto: Divulgação.

Finalmente, a última novidade do momento é o primeiro comunicado oficial da Acerva Paranaense sobre o 4º Encontro Estadual da Acerva Paranaense e o 4º Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa. O concurso seguirá o BJCP 2008 em termos de estilos possíveis, no qual cada cervejeiro poderá inscrever 3 amostras de qualquer estilo, sendo no máximo uma por estilo. Referente ao Encontro, acontecerá no dia 28 de novembro de 2015 em Curitiba (ou Região Metropolitana), em local a ser definido e durante a festa serão anunciados os vencedores do concurso.

 

Segue cronograma, sendo que as datas em itálico são previsões ainda;

05/10/2015                     Divulgação do regulamento do Concurso

12/10/2015                     Abertura das inscrições e lançamento do hotsite do Concurso/Encontro

19/10/2015                     Início do prazo de recebimento das amostras

26/10/2015                     Divulgação dos detalhes sobre o Encontro Estadual

20/11/2015                     Encerramento das inscrições e término do prazo de recebimento das amostras

27 e 28/11/2015            Julgamento das amostras do Concurso

28/11/2015                     4º Encontro Estadual da Acerva Paranaense

28/11/2015                     Premiação dos vencedores do 4º Concurso Paranaense de Cerveja Feita em Casa (durante o Encontro)

30/11/2015                     Divulgação do resultado completo do Concurso no site da Acerva Paranaense

10/12/2015                     Envio das fichas de avaliação das amostras para os inscritos

 

* Por Jorge Luiz Marcondes



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Gustavo Siqueira

Gustavo Siqueira

Santa catarina Em Foco




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Taís Cristina Araújo Nascimento

Obra prima

Obra prima

Itens de coleção são os grandes destaques de projeto com releitura de visual clássico


Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Mostra Paranaense de Dança chega à sua grande final

Espetáculos de gêneros variados acontecem no Guairão e Memorial de Curitiba recebe o projeto Palco Alternativo


Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Siba vem a Curitiba para show no Paiol

Artista pernambucano é atração do projeto Brasis no Paiol no dia 11 de julho.


Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Esbanjando diversidade, Subtropikal anuncia 4ª edição em Curitiba

Um dos maiores festivais de criatividade do Brasil será realizado entre os dias 03 e 10 de agosto, com dezenas de atividades e convidados de


Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

Raí Giovani realizará show no Teatro SESI na próxima quarta-feira (26)

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, em parceria com o SESI, disponibiliza toda quarta-feira o Teatro para apresentações dos artistas da cidade



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)