Jorge Marcondes
Sexta, 10 de junho de 2016, 00:00 h - Atualizado em 10/06, 00:00 h

Um dia, dois eventos!!!

Por Jorge Marcondes

Jorge Marcondes:Cerveja
Autor: Redação
visão geral de uma das pontas do evento.
visão geral de uma das pontas do evento. - Foto: Divulgação.

Curitiba está se tornando uma cidade bastante ligada a eventos, pois recebemos diversos shows, o Cirque Du Soleil e o UFC, dentre outros tantos. E neste mundo da cerveja artesanal não seria diferente, pois este final de semana que passou (04 e 05/06/16) foi um belo exemplo. Pude participar de dois eventos super interessantes e que serviram e muito para quem está querendo conhecer um pouco mais deste universo da cerveja artesanal.

Sempre recomendo a participação de todos neste tipo de evento, pois diversas cervejas diferentes acabam sendo servidas a um preço bem mais acessível. Nos eventos maiores, normalmente são servidas principalmente as cervejas que são comercializadas em bares, restaurantes e casas especializadas. Já nos eventos menores, muito costumeiramente aparecem as cervejas “caseiras”, feitas nas residências dos cervejeiros, que acabam não podendo ser comercializadas por não constarem do MAPA (Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento), entidade que regula a produção das cervejas, dentre outros produtos, mas vamos falar sobre isso em um outro momento.

visão de uma das ampliações que aconteceram neste festival, mais uma opção de Food Truck’s para alimentar a galera.
visão de uma das ampliações que aconteceram neste festival, mais uma opção de Food Truck’s para alimentar a galera. - Foto: Divulgação.

 visão do palco destinado às apresentações das bandas convidadas.
visão do palco destinado às apresentações das bandas convidadas. - Foto: Divulgação.

Então, vamos começar falando das minhas impressões sobre os dois eventos dos quais participei neste dia 04/06/16. O primeiro foi o Festival de Outono da BodeBrown que teve início às 09:00 no bairro do Hauer, e no qual cheguei às 11:10 principalmente para prestigiar o lançamento da Beramachine. Mas é claro que a intenção também era de prestigiar a BodeBrown e também os amigos da ACERVA Paranaense.

 

 visão do espaço para apresentações, aqui com um grupo folclórico.
visão do espaço para apresentações, aqui com um grupo folclórico. - Foto: Divulgação.

visão geral da galera na rua, literalmente.
visão geral da galera na rua, literalmente. - Foto: Divulgação.

A primeira surpresa do dia foi com a proporção que já tomou este evento que tradicionalmente era somente na rua em frente à cervejaria, somente uma quadra. Hoje são mais de duas quadras tomadas de gente, Food Truck’s, barracas de cerveja, comida e outras coisinhas mais. Da forma que foi feita a distribuição das atrações, ficou muito melhor para quem participa do evento, mais confortável. Eu e meu parceiro, o Bruxo Matulle andamos por toda a extensão do evento e estava bem tranqüilo pela manhã, apesar de já começar a encher de gente.

 

espaço dos caixas e banheiros.
espaço dos caixas e banheiros. - Foto: Divulgação.

espaço dos caixas mais de perto.
espaço dos caixas mais de perto. - Foto: Divulgação.

A localização das duas ilhas cobertas, para a concentração de pessoas, ficou muito interessante, assim como o caixa e o próprio Auto-serviço Black Card também proporcionaram muita agilidade na hora de encher os copos e canecos. Um palco com bela música rolando, bem como outro com apresentação folclórica distraiam as pessoas, assim como vários brinquedos para a criançada aproveitar.

visão do espaço coberto para a concentração de pessoas.
visão do espaço coberto para a concentração de pessoas. - Foto: Divulgação.

caixa do Black Card.
caixa do Black Card. - Foto: Divulgação.

O  espaço destinado ao Black Card Container, auto service de cerveja.
O espaço destinado ao Black Card Container, auto service de cerveja. - Foto: Divulgação.

No espaço da ACREVA estavam a Belisa Furquim e o Diego Nery Soares produzindo mais uma deliciosa receita, com o intuito de divulgar o movimento dos cervejeiros de panela. E este é um casal que manda muito bem nas panelas, produzindo cervejas super bacanas.

 

eu na barraca da ACERVA Paranaense prestigiando os amigos.
eu na barraca da ACERVA Paranaense prestigiando os amigos. - Foto: Divulgação.

meu parceiro, o Bruxo Matulle na barraca da ACERVA Paranaense também prestigiando os amigos.
meu parceiro, o Bruxo Matulle na barraca da ACERVA Paranaense também prestigiando os amigos. - Foto: Divulgação.

A Beramachine não decepcionou nem um pouco, pois a Kombi já chegou com visual bastante interessante, com um azul e verde baseados no The Mystery Machine, veículo do desenho do Scooby-Doo, que realmente chama bastante a atenção. Muito bem equipada com as suas seis torneiras italianas, está começando as suas atividades após um cuidadoso estudo e dedicada adaptação. Será um ponto de comercialização de deliciosas cervejas onde quer que sejam chamados, portanto, se você vai fazer uma festa ou tem um comércio e deseja mostrar um diferencial, entre em contato com eles que vale a pena.

a galera muito simpática da Beramachine, Luiz Demétrio Janz Laibida, Eddie At Lumbra, Karin Rocha Witkowski, e Wallace Maruo
a galera muito simpática da Beramachine, Luiz Demétrio Janz Laibida, Eddie At Lumbra, Karin Rocha Witkowski, e Wallace Maruo - Foto: Divulgação.

Bom, daí eu e meu parceiro tivemos de nos despedir desta galera toda para corrermos para o Alto da Rua XV, para comermos alguma coisa e depois irmos até a Arca – Aliança Criativa para montarmos nossos equipamentos para o evento no qual nós iríamos apresentar algumas de nossas cervejas para a galera que iria prestigiar o Beer Holic.

Meu parceiro, o Bruxo Matulle arrumando nosso cantinho no Beer Holic.
Meu parceiro, o Bruxo Matulle arrumando nosso cantinho no Beer Holic. - Foto: Divulgação.

Organizado pela Yelp, o Beer Holic pretendia ser um evento diferente do que estamos acostumados, pois seria somente com cervejeiros caseiros, ou seja, aqueles que normalmente produzem em suas casas e apartamentos, muitas vezes na garagem. O planejado foi reunir 200 pessoas que pagariam R$ 10,00 no voucher que daria direito a um copo de 100 ml de cada uma das amostras, pois cada cervejeiro caseiro levou pelo menos uma amostra de suas cervejas. Mas, qualquer pessoa poderia ir até lá para apreciar o evento, comer alguma coisa boa, beber um chope ou cerveja comercial e ouvir a banda Gaiteiros de Lume, que se apresentou durante o evento, que foi programado para acontecer das 15:00 às 18:00.

a galera participando e degustando as belas cervejas do evento.
a galera participando e degustando as belas cervejas do evento. - Foto: Divulgação.

O tempo estava bom até umas 16:00, daí virou e começou a esfriar e choveu durante uma parte do evento. Como a Arca fica em uma casa bem ampla, teve espaço suficiente para as pessoas se esconderem da chuva com conforto e tranqüilidade. Na parte da garagem, onde ficamos, ficou bem cheio mas sem maiores apertos.

 

a galera participando e degustando as belas cervejas do evento.
a galera participando e degustando as belas cervejas do evento. - Foto: Divulgação.

Encontramos vários amigos expondo suas cervejas, bem como outras pessoas que não conhecíamos. O número de pessoas foi super bacana, pois em certos momentos pudemos perceber a formação de fila em nosso espaço, e as pessoas comentando que ouviram falar das nossas cervejas e que queriam provar.

 

música celta para alegrar o evento.
música celta para alegrar o evento. - Foto: Divulgação.

Esta foi a segunda surpresa do dia, pois os elogios e a movimentação em nosso espaço nos deixaram bastante emocionados. Eu e meu parceiro acabamos levando 10 litros de uma Baltic Porter com 8,5% de álcool, outros 10 litros de uma Saison com adição de Erva Doce que estava com 6% de álcool e mais 2 litros de uma DoppelBock que teve na sua fase de maturação a adição de Chips de carvalho maturados no Wisque, sendo que ela estava com 8,2% de álcool.

Foto: Divulgação.

Bem à esquerda da foto está o Ricardo Valério da Silva da Duct Beer, que fabrica os Growlers e PostMixs nos quais colocamos nossas cervejas para este evento. Atrás dele e de camisa branca o amigo Ricardo Daldin que sempre nos prestigia, de boné o amigo Leandro Fontana que também prestigia os eventos cervejeiros e o barbudo de camiseta preta quase em close de perfil, é o meu parceiro de produção de cervejas o Bruxo Matulle, que está servindo um convidado.

 

A nossa DoppelBock acabou rapidinho, pois as pessoas começaram a comentar sobre esta cerveja... os elogios a esta cerveja foram bem bacanas. Outro detalhe que chamou as atenções, foi no tocante aos recipientes nos quais levamos as cervejas, pois fizemos a divulgação do material da Duct Beer do nosso parceiro Ricardo. Muitas pessoas foram perguntar sobre os PostMixs e Growlers de inox que tínhamos na mesa.

equipamentos da Duct Beer utilizados no evento para divulgação.
equipamentos da Duct Beer utilizados no evento para divulgação. - Foto: Divulgação.

Bom, aqui e agora eu gostaria de abrir um espaço para agradecer ao Ricardo Valério da Silva pelo empréstimo dos equipamentos que facilitaram e muito a nossa vida, pela praticidade e versatilidade que nos proporcionaram no evento. Também, à Lana da Yelp por ter chamado a gente para este belíssimo evento, bem como ao Patrick e Sarita da Arca –Aliança Criativa, pelo carinho e parceria neste e nos outros eventos dos quais temos participado, e queria aproveitar ainda, para avisar que mais novidades estão chegando através desta parceria com a Arca – Aliança Criativa... nos aguardem!!!

 

Por fim, gostaria de convidar vocês todos para aparecerem na Arca - Aliança Criativa e bater um papo com a gente, pois neste sábado dia 11/06 estaremos novamente na FeijoArca, a feijoada vegana, para mostrar e falar sobre cerveja artesanal, divulgando os nossos serviços. Como novidade, estaremos com Hidromel de nossa produção também. Para quem não conhece, venha conhecer esta deliciosa bebida! Para quem já conhece, venha conhecer o nosso hidromel!!!

Foto: Divulgação.

Não se esqueçam de ficar de olho na nossa página no facebook, a Dona Hermínia cerveja caseira para ficarem a par das novidades e eventos do mundo da cerveja caseira, principalmente. Mas também para outros eventos e temas relacionados.

Foto: Divulgação.

Também, temos o grupo fechado Hermínia Lupulosa, no qual trocamos idéias, informações, conhecimento e cervejas... neste grupo estão aqueles que se interessam por um aprofundamento maior no universo da cerveja artesanal. Lá serão lançadas as informações sobre o clube das cervejas especiais e suas cotas!!!

Foto: Divulgação.

 

Até breve... cheers!!!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos




Mais lidas
Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Clássico de Frederico García Lorca estreia na 48ª. Mostra Multiartes C

Yerma é uma mulher que vive o drama de não poder conceber um filho.


V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

V Conferência Municipal do Trabalho acontece neste sábado (29)

As inscrições para participar do evento foram prorrogadas e podem ser feitas até sexta-feira (28/06).


 Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

Titãs revivem disco acústico em turnê comemorativa

“O projeto Titãs Trio Acústico, que traz os três remanescentes originais Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belloto, recria sucessos da banda.


Celular roubado

Celular roubado

Quem já não teve um celular roubado ou conhece alguém que já teve?


Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Estilo na ponta do dedo com Toke Joven Cabeleireiros e Estética

Saiba mais sobre os alongamentos em acrilfix que conquistaram as saojoseenses


Clube Mulheres de Sucesso Araucária:  VANESSA MASZALEK DE LIMA


Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)