Jorge Marcondes
Sexta, 16 de outubro de 2015, 00:00 h - Atualizado em 16/10, 00:00 h

Um Outubro Rosa

Jorge Marcondes conta como vai ser a Sapopemba Fest

Jorge Marcondes:Empresarial
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Atenção Senhoras HomeBrewers e apreciadoras de cervejas! Vai acontecer a 1ª Brassagem Feminina no dia 17 de Outubro (Sábado) na Cervejaria Sapopemba. Este é um evento solidário em prol de meninas que estão em tratamento quimioterápico, e em apoio ao Outubro cor de rosa. As doações serão entregues para Amanda Liceski e Wilma Correa, que são as responsáveis pelo arrecadamento e encaminhamento para o Hospital escolhido para esta ação.Venham participar dessa iniciativa muito bacana, e levem seus esposos, noivos, namorados e amigos, pois lá tem muita cerveja boa para os homens também. Vale aqui lembrar que mesmo não entendendo nada de brasagem, você pode aparecer e aprender um pouco mais sobre este processo, inclusive conversando com as HomeBrewers. Minha melhor parceira, a Alessa Paiva estará lá e eu também, assim podemos nos conhecer tambpem.

 

Para quem não conhece a técnica de fazer cerveja em casa, pode-se dizer que ela é muito simples, pois consiste na moagem e cocção dos grãos de malte ou de trigo e posterior processo de fermentação. Então, é exatamente isso que acontecerá na Sapopemba dia 17/10. Desta forma, fica o convite para que todos fiquem bem a vontade para irem na hora que for melhor.

O processo dura em média oito horas e o pessoal que irá realizar a brasagem estará lá desde cedinho. Já os Food Trucks (PIÁ que Massa Food Truck e Q Delices) chegam normalmente para o horário do almoço!

Ah, é importante lembrar que estará disponível na loja, uma caixa decorada para acomodar os lenços e adereços para doações, mesmo para quem eventualmente não consiga passar no sábado! O mais importante é “Fazer o bem sem olhar a quem”, pois esse é o intuito principal da brassagem!

A receita que será braçada nesse dia será de uma Witbier (cerveja clara de trigo) com especiarias e flores de Hibiscus. Ainda, é importante comentar sobre o belíssimo apoio da loja virtual de insumos cervejeiros TRIDENTUM BEER SUPPLIES (www.tridentum.com.br), do Grupo de Mulheres da Acerva (Associação dos Cervejeiros Caseiros) Paranaense, das Lulupulinhas (https://www.facebook.com/lulupulinhas.comadria).

Foto: Divulgação.

Informações importantes:

A brassagem é aberta a qualquer pessoa.

Data: 17/10/2015

Horário: das 10:00 às 18:00 hs.

Endereço: Rua General Catão Menna Barreto Monclaro,405 – São José dos Pinhais.

 

Terça dos artesanais

Foto: Divulgação.

Aconteceu no dia 13 de outubro mais um encontro, desta vez com o “Bruxo” Paulo Sérgio Matulle na loja do Mestre Cervejeiro do Ecoville. Quem esteve presente pode apreciar uma DoppleBock maturada com nó de pinho curtido na cachaça, uma Imperial Russa e ainda de quebra um Melomal, todos de autoria do Bruxo. Diversas pessoas estiveram presentes e puderam conversar com ele e trocar idéias sobre processo, tanto de cervejas como de hidromel. Mais uma vez gostaria de parabenizar o Henrique Cruz, organizador do evento e agradecer a atenção e carinho demonstrados pelo Daniel Müller, proprietário da bela loja.

 

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Festival da primavera da Bode

Foto: Divulgação.

Com o intuito de “trazer” a primavera para Curitiba, a BodeBrown apresentou no último sábado (10/10/15) o Festival da Primavera, que atendeu à proposta de ser evento revolucionário e cheio de cores e beras.

Em termos de bebidas foram apresentadas mais de 10 cervejas Bodebrown on TAP, além das 07 Cervejarias convidadas e uma barraca da ACERVA paranaense que disponibilizou diversas cervejas de vários dos seus associados, gratuitamente. Foram ainda, mais de 10 Food Trucks além dos carros antigos e muita música da melhor qualidade.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Empório Municipal

Foto: Divulgação.

A casa convida você a juntar-se ao Beer Sommelier Henrique Cruz nesta sexta-feira (16) para uma Degustação Guiada & Comentada de 5 estilos de cerveja. O investimento é de R$ 49,00 por pessoa, sendo que as vagas são limitadas. Será um bate-papo que abrange História, Insumos, Processos de Produção e diversas dicas para quem busca mais conhecimento sobre o mundo cervejeiro. Os estilos abordados nesta edição serão Pilsen, Weiss, India Pale Ale (IPA), Imperial Stout, e Fruit Beer. Maiores informações: (41) 3010-8887 ou atendimento@emporiomunicipal.com.br. Oportunidade imperdível.

Foto: Divulgação.

Tiwanaku Oktober

Foto: Divulgação.

Semana passada dei uma passada no local para degustar uma belíssima Barley Wine e um saborosa porção de batata rústica. Vale a pena conhecer o local que é muito bem decorado e possui belas opções de comidas e bebidas. No dia, fiquei sabendo do evento que procurava tratar da seguinte fórmula “Oktoberfest + Véspera de Feriado = Double Chopp no Tiwanaku!”, especialmente elaborado para celebrar a maior festa de cerveja existente no Mundo, bem como aproveitar a véspera (11/10) do feriado que representa o dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira oficial do Brasil), o Dia das Crianças e o Descobrimento da América.

Assim o Tiwanaku serviu chopp no barril (Pilsen, Pale Ale e American Pale Ale) em dobro no copo de 550ml, além de outros 09 tipos de chopp, cervejas, runs e vinhos.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

Bom, assim encerro por aqui mais um texto preparado com carinho para vocês, que já conhecem ou que desejam conhecer um pouco mais sobre o mundo das cervejas artesanais / especiais. Espero ter contribuído um pouco mais para que todos vocês desfrutem ao máximo deste mundo delicioso. Ainda, posso afirmar que fazer cerveja é muito interessante, pois ao elaborar uma receita, nunca temos a idéia de como ela ficará no final, assim como criar um filho não nos dá a certeza de em quem ele se transformará e que pessoa será quando adulto. São belas surpresas que nos aguardam.

Hoje tenho a oportunidade de aprender bastante com o meu parceiro de brasagens, o “Bruxo” Matulle, que não tem medo algum de passar todo o seu conhecimento, afinal faz cerveja desde pequeno, quando aprendeu com a sua avó. Posso garantir que no mínimo é uma bela forma de desestressar. Assim, encontramos vocês no sábado.

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Paula Lima chega a Curitiba com “Soul Lee”, projeto em que interpreta canções de Rita Lee

Viola Quebrada faz show no Centro Cultural Sistema FIEP

Viola Quebrada faz show no Centro Cultural Sistema FIEP

Um dos principais grupos caipiras do país se apresenta com entrada franca em ação do Sesi Cultura Paraná


Pinhais iniciou a Semana de Jogos de Ginástica

Pinhais iniciou a Semana de Jogos de Ginástica

O evento chega a sua 8ª edição e é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SEMEL)


Balé Teatro Guaíra apresenta Plataforma Novos Criadores

Balé Teatro Guaíra apresenta Plataforma Novos Criadores

Apresentação de dança contemporânea acontece no palco do Guairão nos dias 20 e 21 de agosto. A entrada é gratuita e a capacidade é de 100 pessoas por sessão


Mais de 3 mil pessoas participaram da 5° Edição da Caminhada Internacional na Natureza

Mais de 3 mil pessoas participaram da 5° Edição da Caminhada Internacional na Natureza

A 5° edição da Caminhada aconteceu no último domingo (18) e bateu o recorde de participantes comparado às anteriores.


Filme-Concerto comemora os 130 anos de Chaplin

Filme-Concerto comemora os 130 anos de Chaplin

Ação do Instituto de Apoio à Orquestra Sinfônica do Paraná (IAOSP) exibe “Tempos Modernos” com música ao vivo, no Teatro Positivo



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)