Direito & Cidadania
Sexta, 09 de dezembro de 2016, 00:00 h - Atualizado em 09/12, 07:34 h

Direitos do Consumidor na Oficina Mecânica

O especialista em Direito do Consumidor, David Camilo dá dicas


Direito & Cidadania : De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

 

Ninguém deseja isso, mas, quando e se, seu carro quebrar, tenha cuidado para não ser enrolado por aqueles mecânicos que prometem o serviço e não cumprem o que foi combinado.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, o consumidor deve sempre na hora de contratar um serviço, exigir  que conste por escrito no orçamento, a data de início e término do serviço que está sendo contratado. Esta é a única garantia que você tem para conseguir a entrega imediata do carro, no caso de ter que recorrer à Justiça. Evidente que a sua palavra também vale, mas é sempre importante e recomendável um documento na mão.

Veja só, um serviço não iniciado ou não terminado pode deixar seu carro preso na oficina e atrapalhar sua atividade, seja de negócio ou de lazer. Nas duas situações, o consumidor tem o direito de exigir o cumprimento do combinado (Amparo Legal: artigo 35, incisos I, II e III, do CPDC). Tente fazer um acordo. No caso do serviço não iniciado, a lei garante a desistência do negócio com a devolução da quantia eventualmente paga, corrigida monetariamente, mais perdas e danos.

Quando apenas parte do serviço foi cumprida, o consumidor pode pagar pelo trabalho feito (fração proporcional que que foi feito em serviço) e levar o carro embora.

Agora, se você pagou tudo antecipadamente e o fornecedor não quer devolver o dinheiro, é direito do consumidor usar o serviço de outro profissional e mandar a conta para o mecânico enrolado que iniciou o serviço

O procedimento deve ser da seguinte forma: Antes, avise por escrito, através de carta registrada ou protocolada, telegrama e-mail com cópia confirmada, que você está tomando esta medida. Tente resolver tudo amigavelmente.

Se isso não acontecer, procure a Justiça com as devidas provas como: orçamento, recibo e, se possível, uma ou duas testemunhas. Lembre-se que o fornecedor de serviço não pode segurar o seu carro dentro da oficina. Se ele se nega a entregar o veículo, está cometendo crime de apropriação indébita e isso dá cadeia, isso mesmo detenção. Nessa hora, você consumidor deve procurar uma Delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (Amparo Legal: artigo 168 do Código Penal – pena de reclusão de um a quatro anos e multa).

Sem contar que há também outros tipos de aborrecimentos. Por exemplo: o carro sai da oficina e em seguida o radiador ferve . Você volta ao mecânico mais algumas vezes . Saiba que você não deve pagar nada pela reexecução do serviço. Se o radiador ou qualquer outro item do veículo pifar mais vezes, você pode exigir o dinheiro gasto de volta, corrigido e atualizado monetariamente, mais eventuais perdas e danos, ou ainda exigir a restituição de parte do valor pago pelo serviço, o dinheiro da mão-de-obra é devolvido e você paga somente a peça colocada ou substituida (Amparo Legal: artigos 14 e 20, parágrafos 1º e 2º, incisos I,II e III, do CPDC). O fornecedor é obrigado a entregar, antes do início do serviço, um orçamento discriminado com o valor da mão-de-obra e das peças empregadas (Amparo Legal: artigo 40 do CPDC).

 A exemplo, se carro tiver um curto circuito no local onde foi consertado, exatamente depois de passar pelo eletricista, saiba que você tem garantia do serviço por noventa dias, e no caso de uma falha por parte do eletricista, ele responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos seus danos e o Amparo Legal está nos artigos 14 e 26 do CPDC). Consumidor informado não cruza os braços, exija seus direitos e faça valer a Lei.

 

 

* Por David Camilo - Especialista em Direito do consumidor

 

 





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Comentários desta notícia:


09/03, 10:53 h -Patricia Aparecida Aldrighi:

"Bom dia Faz três meses q o mecânico está com meu carro na oficina e toda vez q nós ligamos pra saber se o carro está pronto ele dá alguma disculpa diz q vai trazer e Naum traz. Já pagamos pelo serviço soh q ele dá prazo pra trazer o carro e quando ligamos pra ver se ele vai trazer ele inventa outro problema e Naum traz o carro. O q devo fazer??? "

18/04, 20:28 h -Vaugner Marcial:

"bom dia. comprei um carro,(usado ano 2008), em outra cidade , e após 02 meses com o carro o radiador ferveu. liguei para a loja e eles me pediram para levar o carro ate a loja. porem o radiador ferve muito rápido, logo no primeiro kilometro. Para levar o carro ate a loja só de guincho, e o guincho fica em 680,00 reais. QUEM DEVE PAGAR ESTA CONTA?. quando falei que eu não teria o valor do guincho; o gerente da loja me pediu para fazer o orçamento em um mecânico na minha cidade. Após fazer o orçamento em 03 oficinas e descobrir que a junta do cabeçote estava queimada e teria que fazer o motor, o gerente me mandou levar o carro na mais em conta, fiz isso o mecânico me pediu para pagar 50% do valor ( 4.800,). Não tenho esse valor pois financiei o carro, em 36 X R$ 1610,00 e dei uma entrada de R$ 10.600,00.. Comprei o carro para levar as crianças na escola, e agora estou sem carro e estão perdendo aula, pois moro em uma chacara e elas estudam em outra cidade. Por favor o que devo fazer para preservar os meus direitos. Obrigado"

28/02, 21:32 h -Renan:

"Muito Obrigado pelas informações , abraço!"

02/07, 21:54 h -Guilhermi :

"Ola ...... por favor me ajudem o motor do meu carro continha sintomas de queima de oleo e baixa de agua no reservatorio , o mecanico me disse que teria que ser refeito o motor e garantiu que esses sintomas sumiriam apos refazer o motor por completo , acabei refazendo o motor por que gosto muito do carro e gastei muito dinheiro para isso e ja esta tudo pago , mas o problema que apos o motor ser refeito persistiram o mesmo sintomas a queima de oleo e a baixa de agua comuniquei o mecanico de os sintomas persistirem e agora ele esta me enrolando com desculpas tipo que esse sintomas é tipo do modelo do meu carro , como posso recorrer na justiça ? Por favor me ajudem . Obrigado "

03/07, 18:47 h -Camilo:

"olá Guilhermi, procure o juizado especial cível de sua cidade, para exigir um valor indenizatório de até 20 salários não é necessário advogado nem pagamento de custas processuais. Se tiver conversas trocadas por e-mail, facebook, Whatsapp ou mensagens de celular imprima e leve junto com você, caso não tenha não tem problema, sua palavra já vale, se a oficina lhe deu a nota fiscal pelo serviço ta,bem serve como prova, caso não tenha dado leve as notas das peças que você comprou. Chegando ao juizado informe que quer ingressar com uma ação contra a oficina ou o mecânico e lhe darão uma ficha para preenncher, leve também seus documentos pessoais e boa sorte."

21/07, 17:28 h -Ricardo:

"Meu carro bateu o motor,levei p o mecânico e ele fez o orçamento das peças e a mão de obra paguei tudo ,ele me entregou o carro com o recibo dizendo que estava arrumado depois de dois dias o carro bateu o motor de novo levei p ele é me disse que teria que comprar outras peças p concertar e que seria por minha conta enfim comprei e paguei todos os encargos com retífica e outros depois me devolveu o carro dizendo estava pronto com recibo e depois de uma semana bateu o motor de novo nesse vai e vem estou sem carro a cinco meses e agora dia que não tem previsão de entrega do meu carro o que devo fazer?"

22/07, 12:51 h -Luiz :

"Boa tarde! Eu tenho uma Pajero full a diesel que deu defeito em uma viagem. Quando deu defeito parei o carro na hora, ele ligava mas não desenvolvia, então guinchei para oficina. Passaram o rastro e disseram que o problema era nos bicos, depois de limpa los disseram que estavam perfeitos, moro no Goiás e não pude ficar lá, pois o ocorrido foi na Bahia Itaberaba,deixei o carro e pedi para que me informacem sobre tudo que fizessem no carro, falaram que era a junta, mesmo eu não concordando pois não estava vazando óleo e o eixo estava perfeito, trocaram a junta e nada fiquei aborrecido e queria saber em quanto estava a minha dívida, disseram que eu devia quase 5 mil pelos serviços desnecessários que fizeram no carro, no fim condenaram a bomba injetora, comprei uma revisada com garantia, trocaram e disseram que o carro tinha funcionado, no outro dia disseram que ele apagou na estrada que achavam que era um bico, trocaram e nada, estão condenando a bomba de novo. A mesma custou 10 mil revisada. Tem mais de um mês que estou sem carro e sofrendo aborrecimentos, todas as peças que trocaram eram desnecessárias e estão me cobrando um absurdo de mão de obra sendo que só fiquei sabendo do valor depois que o seviço já tinha sido executado , o carro está pior do que entrou na oficina. Quero tira lo de lá. Sou obrigado a pagar pelos serviços, mesmo que não tenham conseguido solucionar o problema? "

27/07, 18:54 h -Marcos Avalos Berndt:

"Boa tarde Preciso da ajuda de vocês, de como devo proceder no meu caso. Levei meu carro na oficina com problema no acelerador, ele não estava acelerando chegava só até 60 - 70 km/h. Cheguei com o carro funcionando na oficina sem apresentar outros problemas. A oficina ficou me enrolando, e no fim passou mais de 30 dias, e nesse tempo eu tive que andar a pé. E então o mecânico me falou por mensagem que não dava conta do meu carro, e falou que era para mim busca-lo. No outro dia o mecânico me mandou outra mensagem falando que eu teria que fazer o motor do carro, e pela demora dele, eu disse que não iria fazer o conserto lá. No outro dia o mecânico levou o meu carro arrastado para a minha casa. Quando eu fui verificar o carro não estava mais ligando, abri o capo do carro estava cheio de peças desmontadas, e tinha uma caixa no banco traseiro com várias peças, algumas destruidas. O mecânico disse que nos testes que ele fez algumas peças estouraram. O carro apresentava um problema simples e o mecânico me entregou o carro sem funcionar e desmontado depois de mais de 30 dias. Meus colegas sugeriram que eu devo prestar um BO e recorrer a justiça. O que vocês me aconselham, eu sou totalmente leigo nesse assunto."

02/08, 10:24 h -Jose Carlos Jacinto De Souza:

"Ola estou com meu carro na oficina ja tem mais de um ano..o mecanico.estar me enrolando a muitotempo..meu carro foi pra la porque estava fervendo.ja fiz o motor todo. Paguei tudo que ele pediu.agora.ele falou que o carro queimou a central.ele tirou a central.levou para o chaveiro arrumar..so que ele esqueceu a peça la sumiu com o papel..deixou meu carro estragando no sol e chuva..Agora ele quer que eu busque . A peça la..que eu pague..e pego a peça..Mais eu nao tenho este dinheiro agora porque estou desempregado..nao seria ele que temque pegar esta peça la na oficina? E me entregaro carro arrumado?quais sao os meus direitos? "

14/08, 21:47 h -João Batista De Souza:

"Boa noite eu levei meu carro em um mecânica por causa de um barulho nos tuchos ate ai blz so que ele falou que tem que mecher no cabecote tirou e mandou retificar pedir também trocar a correia dentada e depois achou um tanto de defeito mandei arrumar fiquei ancioso para pegar o carro peguei no outro dia o carro ficou todo ruim levei dinovo no mecanico ai achou mais defeitos mais eu ja tinha pago pra ele paguei dinovo outras peças blz peguei o carro ai a luz de óleo nao apagava falei com ele pegou o carro e levou depois fui buscar o carro e o mesmo só estava piorando pensei vou levar em outro mecanico levei assim que ele andou no carro falou pra mim que o carro tava um lixo pedir para olhar pra mim assim que abriu o motor viu tudo Vacalhado e foi achando defeito resultado do outro mecanico abril a parte de baixo o filtro de óleo tava furado as pecas que ele me cobrou não tinha trocado a retifica não foi feita o outro mecanico falou que tem que fazer o motor todo ficou quase 5.000 reais o que eu fasso para reaver a quantia que paguei para o outro mecanico obrigado"

16/08, 08:19 h -Gustavo:

"bom dia! meu carro foi para reparos em uma oficina mecânica, na quarta feira, na quarta da outra semana o dono da loja informou-me que meu veiculo tinha sido pego por um funcionário da loja sem autorização para fazer externo e que o mesmo teria colidido com outro veiculo; Resultado, o condutor estava sem o documento do veiculo e sem habilitação, motivo pelo qual o veiculo foi apreendido pelo detran e encaminhado ao Patio publico. acontece que para retirar o veiculo teria que pagar todos o débitos no montante de R$ 1.000,00, fato é que o logista esta me enrolando dizendo que vai pagar já faz 24 dias, e recebemos uma notificação de leilão, recentemente dando 60 dias para retirada do bem. minha dúvida é a seguinte: devo fazer um boletim de ocorrência de apropriação indébita; ou de furto? como devo proceder? gostaria de sua ajuda! obrigado; att., Gustavo "

18/08, 20:27 h -Camilo:

"Olá Ricardo, você pode levar o caso a justiça para exigir uma reparação e uma indenização por danos materiais e morais, procure o Juizado Especial Cível de sua cidade (antigo pequenas causas) não precisa pagar custas processuais e também não precisa de advogado, é de graça. Relate o caso preenchendo a ficha que lhe darão, não esqueça de colocar o valor pretendido da ação que deve ser de até 20 salários mínimos sem advogado ou de até 40 salários se você quiser que um advogado de sua confiança o represente, boa sorte."

18/08, 20:30 h -Camilo:

"Olá Luiz, Veja só, um serviço não iniciado ou não terminado pode deixar seu carro preso na oficina e atrapalhar sua atividade, seja de negócio ou de lazer. Nas duas situações, o consumidor tem o direito de exigir o cumprimento do combinado (Amparo Legal: artigo 35, incisos I, II e III, do CPDC). Tente fazer um acordo. No caso do serviço não iniciado, a lei garante a desistência do negócio com a devolução da quantia eventualmente paga, corrigida monetariamente, mais perdas e danos. Quando apenas parte do serviço foi cumprida, o consumidor pode pagar pelo trabalho feito (fração proporcional que que foi feito em serviço) e levar o carro embora. Agora, se você pagou tudo antecipadamente e o fornecedor não quer devolver o dinheiro, é direito do consumidor usar o serviço de outro profissional e mandar a conta para o mecânico enrolado que iniciou o serviço O procedimento deve ser da seguinte forma: Antes, avise por escrito, através de carta registrada ou protocolada, telegrama e-mail com cópia confirmada, que você está tomando esta medida. Tente resolver tudo amigavelmente. Se isso não acontecer, procure a Justiça com as devidas provas como: orçamento, recibo e, se possível, uma ou duas testemunhas. Lembre-se que o fornecedor de serviço não pode segurar o seu carro dentro da oficina. Se ele se nega a entregar o veículo, está cometendo crime de apropriação indébita e isso dá cadeia, isso mesmo detenção. Nessa hora, você consumidor deve procurar uma Delegacia e fazer um Boletim de Ocorrência (Amparo Legal: artigo 168 do Código Penal – pena de reclusão de um a quatro anos e multa)."

18/08, 20:37 h -Camilo:

"Olá Marcos Avalos, nesse caso você deve primeiramente registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima da sua residência por crime contra o Consumidor Amparado pelo art. 35 e pelo art. 66, depois de feito isso procure o Juizado Especial Cível de sua cidade (antigo pequenas causas) e protocole uma ação exigindo uma indenização por danos morais e materiais utilizando-se dos mesmos artigos que citei acima. Você não precisará pagar custas processuais e nem advogado, é de graça, para tanto, o valor da causa deve ser de até 20 salários mínimos ou de até 40 salários se você optar por colocar um advogado no caso, mas volto a repetir, não é obrigatório. Boa Sorte."

18/08, 20:40 h -Camilo:

"Olá José Carlos, com toda razão essa obrigatoriedade de arcar com este custo é do mecânico, você pode fazer o seguinte: primeiramente registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima da sua residência por crime contra o Consumidor Amparado pelo art. 35 e pelo art. 66, depois de feito isso procure o Juizado Especial Cível de sua cidade (antigo pequenas causas) e protocole uma ação exigindo uma indenização por danos morais e materiais utilizando-se dos mesmos artigos que citei acima. Você não precisará pagar custas processuais e nem advogado, é de graça, para tanto, o valor da causa deve ser de até 20 salários mínimos ou de até 40 salários se você optar por colocar um advogado no caso, mas volto a repetir, não é obrigatório. Boa Sorte."

18/08, 20:45 h -Camilo:

"Olá João Batista de Souza, faça seguinte, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia mais próxima a sua casa por crime contra o consumidor utilizando o artigo 35 e o 66 do Código de Defesa do Consumidor, após isso, vá até o Juizado especial Cível de sia Cidade e protocole uma ação contra o mecânico exigindo uma reparação e uma indenização por danos materiais, anexe na petição do processo o Boletim e cite os artigos que mencionei acima. Boa Sorte."

18/08, 20:53 h -Camilo:

"Olá Fabio, Quando apenas parte do serviço foi cumprida, o consumidor pode pagar pelo trabalho feito (fração proporcional que que foi feito em serviço) e levar o carro embora. Você também pode registrar um Boletim de Ocorrência por crime contra o consumidor utilizando o artigo 66, prometeu tem que cumprir, mesmo que a promessa seja verbal, quando ele diz para você que na próxima semana esta pronto esta fazendo uma comunicação falsa e isso é crime previsto no art. 66 do Código de Defesa do Consumidor. Boa Sorte."

21/08, 16:26 h -Jorge Altino:

"Boa tarde, gostaria de uma informação. Tive um problema com meu carro o mecânico afirmou que era modulo do carro e seria seria substituído por outro por um fornecedor. me cobrou pela peça e o trabalho. Só que na correria eu não peguei nota fiscal. E por infelicidade, o carro voltou a dar o mesmo problema duas semanas depois. Existe a possibilidade do mecânico me cobrar por novamente pelo conserto?."

24/08, 14:19 h -Gislene:

"Olá comprei um carro e ele ainda esta na garantia mas deu um problema de falta de olho eles arrumaram ai o defeito continuou e deu tb vazamento de água tornei a levar só q desta vez não deixarão eu acompanhar o concerto me devolveram o carro ai fui viajar e a luz de óleo começou a piscar voltei levei na agencia de novo e novamente não deixaram eu ver o que foi feito e não me disseram nada o q devo fazer "

31/08, 02:44 h -Ailton:

"Ola meu Carro bateu a parts de baixo do Motor. O mecanico falou que teria que fazer o mtor todo falei Para ele que prescisava do orçamento Para saber se EU teria grana Para fazer . Ele nao mi deu o orçamento e mandou o motor direto Para retifica sem EU autorizar Ai falopramim que deu 6.000 EU falei que nao tinha ease dimheiro pot isso que EU tinha pedido o orçamento Ai ele falou pramim pagar so a retifica que o a mao de obra EU pagaria em tres veses. Ai concordeei nao tinha mas o q fazer . Mas Ai ele veio madando EU compra mas peças EU falei q nao tinha finheiro. Ai ele comprou is tucho idraulico sem a minha permiçao dinovo Ai mandou as conta Para mim mais 2.000 EU nao concordei com o preço dos tucha muito Caro . Falei que ia pega o Carro sem ele termina de montar nao tenho de onde tira mais dinheiro . Ele falo q nao ia mi entregar o Carro enquanto EU nao pagar a mao de obra dele a vista . Ele pode fazer isso. Se ele nao mindeu orçamento de nada"

30/09, 07:14 h -Ricardo Allexandre:

"Levei meu carro numa mecanica, informei que estava vazando óleo e a agua do radiador estava sumindo, a principio falaram que era trocar a junta do cabeçote, 1800,00,em seguida apareceram outras coisa (agua misturando com óleo) aumentou para 2500,00. liberaram o carro . o vazamento de óleo foi solucionado mas a agua continua a sumir. Voltei o carro na oficina foi constatado novamente a agua misturando com óleo. falaram que iria trocar novamente as peças, no dia da entrega do veiculo constataram novamente que a agua estava misturando com o óleo, me falaram que seria outro motor pois o bloco estaria trincado. Nao teria que verificar essa trinca no inicio do procedimento? ja que se colocar pressao no reservatorio de agua a agua iria sumir novamente . e o pior como sao franqueados por uma empresa de nome , falaram que nao podem realizar serviços na parte de baixo do motor. Tenho que comprar o motor novo e colocar em outro lugar. Mais 4000,00 Como nao foi solucionado o problema primario tenho direito a devolução? "

02/10, 09:49 h -William:

"Bom dia, Tenho um seguro cooperativa, Capo do carro subiu e bateu no vidro q quebrou, Tive sorte de não bater pois tampou minha visão. havia trocado o capo devido a uma batida anterior. tenho q trocar o vidro e o capo novamente, e reparos q danificou devido o capo ter soltado, A oficina fez um serviço q poderia precario q eu poderia ter me machucado. minha duvida é si eles negarem em arrumar o dano do carro, q recurso tenho q fazer"

22/10, 23:48 h -Antonio:

"Boa noite Camilo, me ajude em uma dúvida. Levei meu carro na oficina pois o fio que liga a ventoinha queimou, deu curto. O mecânico disse que precisaria abrir a peça e verificar se o motor da ventoinha havia queimado. Depois já sem a peça me fez comprar um jogo novo. Não satisfeito me disse que a mangueira do radiador não aguentou a pressão quando ele ligou o carro, que chegou lá andando, dizendo que forçou o cabeçote do motor. Não tenho o orçamento por escrito mas ele disse que eu gastaria 260 reais para concertar. No final me cobrou 840,00 reais. Como posso proceder? "

11/11, 19:56 h -Celso Ribeiro:

"Leve meu carro para arrumar ele voltou batido uma pequena no dia nem olhei percebi no outro dia liguei para o mecânico que ainda ficou bravo e falou em me processar oque eu faço "

17/11, 13:02 h -Debora Godoi Mariano:

"Prezado, bom dia! Preciso de umas orientações: No dia 1º de novembro, eu e o meu marido, fariámos uma viagem, no caminho, na cidade vizinha, paramos para ir ao Banco, e quando retornamos o carro nao queria mais ligar. Nao tinhamos seguro, entao chamamos um mecanico e rebocamos o veiculo para a oficina dele. (viagem cancelada...) No dia 4 o carro já estava liberado, o mecanico informou que foi necessario trocar a BOMBA DE COMBUSTIVEL, e aproveitamos e fizemos a revisão com ele mesmo, mas buscamos no dia 5 de novembro pela manha buscamos o carro, a distancia é de 40 minutos no maximo da minha casa-Rio das Ostras-RJ até a oficina da cidade vizinha-Macaé-RJ. Já em casa, saímos até o centro da cidade e depois meu marido voltou para me buscar com o veículo. Pela noite, por voltas das 20h horas, a chuva do dia todo tinha estiado, meu marido saiu com o vizinho até o mercado, quando o mesmo sentiu cheiro de gasolina no veículo, e derrepente começou a pegar fogo na parte frontal do carro, muuuito fogo, que em 5 minutos lambeu todas as peças, e o bombeiro chegou bem rápido o que impediu de o fogo lamber tambem a lataria do carro. Foi feito o RO no bombeiro. Detalhe, nao havia pego orçamento com o mecanico, e a NFe ele me enviaria por email, apenas paguei nocartao de credito. Quando o informei do incendio, ele me enrolou com a NF, e hoje quase 2 semanas depois disse que nao irá emitir, eu pedi ao menos um recibo, ele falou que vai resolver o que fará e entrará em contato. Vale, acrescentar que em maio deste ano, eu coloquei kit gnv Geração 5 no carro, tenho tudo documentado. Preciso pedir pericia para saber a causa, se erro do mecanico ou algo do gás, em qual órgao me dirijo? o comprovante de pagto do cartao de credito serve como prova? Hoje depois da negação do mecanico meu marido foi ao Procon para solicitar a NFe. Os. Estamos ambos desempregados, consigo resolver pela gratuidade, tanto a pericia quanto o defensor? Os.1. Modelo do carro - Ford fiesta Sedan 1.6 - 2011- único dono- revisao em dia - 88km rodados."

06/12, 00:21 h -Antônio Carlos Andriassa:

"Olá, levei meu carro em outra cidade não sendo a minha para trocar os pneus, lá disseram que meu carro estava com vários problemas na suspensão e caixa de direção, o conserto ficou muito caro, mas o problema não foi sanado, pois as peças que colocaram descobri que são usadas, como reaver meu dinheiro de volta já que me enganaram?"

11/12, 21:39 h -Eduardo:

"boa noite estou com um problema com uma concessionaria que fez um serviço no meu carro e agora o problema reapareceu e a concessionaria agora disse que era outra coisa, nao a peça que foi trocada anteriormente. que trocaram a peça errada. por favor me ajudem. "

14/12, 19:50 h -Felipe Gama :

"Tenho uma moto Kawasaki ninja na minha cidade não tem concecionaria kawasaki deixei minha moto dia 21 de junho de 2016 em um mecanico no meu bairro, estamos em dezembro ele nao me entrega a minha moto ja dei ele todas as peças que solicitou ja perdi oportunidade de emprego por ele nao me entregar minha moto vou na segunda ele fala quarta ta pronta vou na quarta que ele posteriormente fala pra mim ir chego la ele fala sexta ta pronta, volto na sexta ele fala segunda ta pronta isso ja se passou seis meses, outro prolema ele nao emite nota nem nada não quer me falar quanto vai ficar o serviço não abriu ordem de serviço nem nada ja ameaçei chamar a policia ja falei com meu pai que e policia pra ir la e nada o que devo fazer ja que a moto ta toda desmontada na oficina dele."

28/12, 13:37 h -Janine:

"Bom dia!! Mandei fazer o motor do meu carro em uma mecânica do meu bairro e o acordado foi parcelado em duas vezes, dei a entrada e fui pegar meu carro, quando cheguei em casa e fui sair com o carro no outro dia o carro ferveu motor ascendeu luz de oleio, informei ao mecanico para pegar meu carro e ele não veio depois de um mes que iria vencer a parcela ele veio na minha casa pegou o carro disse que arrumou e não iria devolver mais meu carro, ele pode fazer isso? ficar com meu carro ? como devo proceder "

12/01, 23:06 h -Rosana:

"Presto serviço de martelinho e pintura em autos.Recentemente fiz uma reforma em um fusca.O cliente tinha pedido tais serviços e no meio do trabalho me pediu para fazer serviço que não estava no orçamento, cobrei mais pelo serviço. Porém no meio da data prevista para entrega o cliente e sua esposa começaram a me ligar me devamando,me avisando de péssimo profissional...sendo que ainda faltava mas de 20 dias para entregar o carro.O o casal me lgpu e veio na Oficina alterados até eu entregar o carro na data prevista (serviço não atrasou a entrega).O mesmo retirou o carro,e levou para o tapeceiro.Neste intervalo o cliente me liga novamente alegando que a pintura do carro estava uma porcaria.Sempre muito alterado e me devamando na rua.Como ele é cliente peguei o carro novamante e refiz tudo o que ele queria.O mesmo continuava falar mal de mim para outros clientes.No ato da segunda entrega dos uma nota com todos os serviços que ele Tinha pedido e se ela estava satisfeito com o serviço realizado pela segunda vez.O mesmo assinou a colocou seus documentos.Novamente o mesmo apareceu na Oficina alegando que a pintura do carro e os outros servicos estão uma merda.Muito alterado como sempre.Mas quando ele tirou o carro da Oficina ele assinou que estava tudo perfeito...que ele estava satisfeito com o serviço. Mesmo assim...pedi para deixar o carro para eu refazer...o mesmo não quer!Ele me avisou que vai colocar na justiça e quer outro carro novo.Ou quer um carro para andar até o dele ficar pronto.Eu não tenho condições para fazer as vontades dele...sendo que ele assinou a nota confirmando que estava tudo certo com o carro.Tenho todas as conversas dele gravadas...me devamando ...tenho todas as provas de que nunca neguei de arrumar o carro como ela quer.Por favor o que pode acontecer? Corro o risco de perder na justiça e ter que da alguma coisa para esse cliente?Por favor me orienta."

20/01, 17:00 h -Alex Luan:

"Tudo bom...deixei as quatro rodas do meu carro pra desempenar,e no outro dia um pneu estava baixando,voltei là e eles estragaram o pneu ñ presta mais,fai eles falaram q iam me dar outro ou o dinheiro...só q agora eles querem me dar o dinheiro 280,oo reai, só q o pneu me custou 400reai e o mai barato q achei foi 330reais.ele falam q meu pneu ja estava gasto ...qual é o meu direito neste caso?outro pneu ou o dinheiro q paguei no pneu "

24/01, 23:08 h -Marcelo Henrique:

"Olá ,um mês atrás levei meu carro na oficina para trocar correia dentada, uns quatro dias depois estava com barulho estranho , voltei lá para eles verem o que eram montaram errada a correia, depois de uns 15 dias estava com o carro andando e ele deu uns pinotes e perdeu a força quando foi no outro dia o carro nem estava ligando mais parou de vez...Acionei a mesma oficina que troquei a correia eles mandaram buscar o carro na minha casa,fui trabalhar e eles nem me ligaram,como eu pensei que o carro estava na garantia ainda é estava pensando que o problema foi por causa do serviço que eles fizeram nem me preocupei. Quando fui pegar o carro no outro dia já me deram um orçamento de 1.000 e trocaram várias peças sem me comunicar só veio falando que era outro problema de elétrica que não tinha nada a ver no que eles tinham mexido.....E Agora o que eu faço pago ou procuro meus direitos?"

27/01, 09:30 h -Carla Adriana Dos Santos:

"Levei meu carro ao mecanico fez toda parte de retifica,ventuinha ,parte eletrica,ai recebi o carro naa quarta feira e no sabado meu carro ferveu novamente,levei ao mecanico,novamente e ele me garantiu que estava pronto e concertado,ai recebi o carro no sabado e na tervca feira aqui no meu trabalho o carro ao ligar ele incendiou pegou fogo mesmo e travou comigo la dentro,e alem de quase morrer o mecanico esta recusando as minhas ligaçoes ele veio aqui disse q ia dar um jeito porem ate agora nada o q faço?"

27/01, 20:49 h -Alzira:

"Boa noite, levei meu carro para uma oficina para fazer uma revisão de rotina, pois iria viajar com a família. O mecânico me disse que teria que refazer o câmbio (automático), então disse que não teria problema e que ele fizesse então o serviço. Isso tudo começou dia 8 de dezembro de 2016, já paguei 70% pelo serviço e hoje já é dia 27 de janeiro de 2017 e nada do carro. Estou indo na oficina quase todos os dias e ele só sabe dizer que o carro fica pronto na próxima semana. Com isso perdi as férias, pois tudo que planejamos com os filhos não deu pra ser feito pois sem carro não dá. Natal e Reveillon foi tudo por água baixo, gostaria de saber quais os meus direitos. Muito obrigado!"

31/01, 16:04 h -Livia Cristina :

"A minha moto estragou a correia de transmissão, então comprei a peça e paguei pelo serviço de mão de obra, porém o dono da oficina me disse que não emite a nota fiscal do serviço, e a moto não ficou como antes e logo em seguida estragou peças, no mesmo local onde a correia foi trocada, o que faço nessas duas situações.?"

06/02, 14:13 h -Willian:

"oi boa tarde, levei minha moto no mecânico para trocar as juntas, peguei ela em 3 dias mais depois de 2 dias as juntas pularam para fora,liguei para a mecânica para informar o acontecido mais me informaram que nao poderiam buscar a moto em casa poque o mecânico que mexeu nela nao estava presente no dia teve problemas familiares, entao perguntei quando poderiam esta buscando a moto para resolver meu problema me falou que no outro dia 8:30 estaria la, informei minha mae para ficar em casa no dia poque eu trabalho cedo e nao teria como recebe los, entao no outro dia minha mae ficou aguardando e fui trabalhar, quando foi 10 horas do outro dia liguei para minha mae para ver se eles tinham buscado a moto ele nao tinha aparecido em casa, entao liguei na mecânica para saber o motivo, a pessoa que me atendeu que seria a dona do local mandou eu tirar minhas duvida com o mecanico e passou o telefone para ele (ou seja eles nem esquentaram a cabeça de ir buscar minha moto e deixaram minha mae esperando sem nem avisar que nao ia) entao falei o acontecido para o mecanico e apenas me disse que nao poderia ir olhar minha moto poque estava chovendo, tudo bem quando sai do serviço fui na mecanica e falei com o mecanico na intenção de levá-lo de carro mais ai mais uma desculpa, nao poderia sair da mecanica e deixa la la sem nenhum mecanico, ok perguntei que hora ele poderia estar indo busca a moto me informou que 13:30 horas estaria em casa para buscá-la. esperei ate 14:50 e liguei la pois ele nao tinha chegado ainda, a dona do local me informou que ele tinha saido de as 14 horas entao falei que iria aguardar mais um tempo, mais entao se passaram mais 3 horas e nada deles, entao liguei la para saber oque tava acontecendo, fui informado que o mecanico estava no banheiro que ja me atendia ( mais pera ai ele nao tinha saido de la 14 horas nao iria vir em casa ? ) tudo bem falei que eu queria falar com o dono poque nao sabia que a moça era a dona do lugar, entao ela me informou que ela era a dona perguntei para ela se ela iria resolver meu poblema ou iria ficar me jogando para o mecanico entao ela simplesmente me falou que nao iria discutir cmg no telefone ??( isso foi uma discussão? )entao começou a falar com o mecanico e falou que eu estava falando bosta para ela ?( liguei com a maior paciência do mundo depois de toda a canseira que eles estava me dando mais tudo bem so queria resolver meu problema )entao quando perguntei para ela se eu estava falando bosta para ela ele me respondeu se escutei falei que sim ai ela ja mudou a conversa falou que viria buscar a moto e pediu o meu endereço que eu ja tinha passado, vieram busca a moto fizeram o serviço dnv ficaram 1 semana com a moto quando peguei ela andei mais 3 dias e a moto esta fazendo um barulho alto e saindo fumaça no motor o mecanico veio ver a moto e me falou que aquilo nao era problema dele, queria saber oque devo fazer para resolver esse poblema "

08/02, 21:50 h -Luis Oliveira:

"Prezado, Bom dia, gostaria de tirar uma duvida, levei meu carro para o conserto em Agosto de 2016 para fazer rerifica do cabeçote, após o serviço voltei outras 4x por conta de barulho e correia dentada frouxa, agora no mes de fev levei novamente p carro, ele aceitou q tera que refazer a retifica do motor, porem quer me cobrar toda mão de obra. Eu paguei pelo serviço voltei varias vezes e ainda sou obrigado a pagar novamente 1500 reais. Qual sua opiniao por favor? ?"

17/02, 14:37 h -Leandro Fonte:

"Ola boa tarde,queria uma ajuda meu carro estava com um vazamento de oleo e levei em uma oficina para concertar,no dia q o mecanico me ligou para entregar o veiculo o carro nao estava mais engatando nenhuma marcha e nao pude tirar o carro da oficina,entao descobrimos q na montagem o mecanico havia quebrado uma peça da caixa de marcha,ele falou q iria ver esse concerto mais ja faz mais de 1 mes q o carro ta na oficina e ele nao me entrega,sempre q vou la ele me diz q ta correndo atras de resolver mas nao resolve,oq posso fazer e quais sao as medidas cabiveis nesse caso? Desde ja agradeço pela atencao "

21/02, 16:49 h -Edneide Silva:

"Boa tarde o meu carro teve um problema na roda que travou por causa de uma peça que quebrou e perdeu o controle eu levei ao mecânico e ele fez a troca das peças e também falou que se marido queria trocar os amortecedores ele disse que ia comprar as peças e levaria para ele faser a troca ele disse que não precisava porque ele compravaais em conta e que ia ficar só uma mão de obra um dia depois ele falou que tava pronto o carro que podia ir buscar quando chegamos lá ele trocou várias peça e ficou absurdo o orçamento cobrando quase o dobro em cima das peças e cobrou duas mãos de obrae senti lesada com isso o que fazer foi correto parte dele"

01/04, 05:23 h -Sandra Esteves:

"O meu marido levou o carro a uma oficina para ir com ele a inspecção o senhor foi passou e trouxe o para a oficina na mesma inventou lá umas coisas desmontou o motor e só depois é que ligou a avisar como agente não temos possibilidades económicas neste momento o meu marido disse que não era para arranjar nada agora e disse para ele vir levar o carro. ele o que fez trouxe o carro todo desmontado num pronto socorro para nossa casa e agora o que agente poderá fazer? "

11/04, 15:39 h -Marcus Vinicius :

"Boa tarde,Tem um mês que troquei os disco do meu carro ,e agora eSta com sintomas de disco empenado ,levei na oficina em que foi trocado e o dono disse que os disco não tem garantia contra empeno. Quais os meus direito nesse caso ?"

25/04, 11:47 h -Erik Luiz :

"Bom dia . Levei meu carro na oficina para trocar a junta do motor o mecânico trocou o bujao do carter mais ficou abaixo do nível do peito de aço do meu carro, meu carro levou uma pequena pancada e proporciona um dano que veio trincar o cater e veio a vazar todo o óleo agora ele esta querendo me combra o serviço novamente oq devo fazer si eu pagar para não ficar sem o carro vou estar perdendo meus direitos ? desde ja agradeço. "

05/08, 18:41 h -Elton:

"olha, minha moto fundio o motor paguei todas as peças con antecedensia e o mecanico ta me enrolando a um mes e meio oque eu faço ta dando uma dor de cabeça vcs nao ten noçao "

16/08, 17:25 h -Fabio :

"Meu carro ta na oficina para fazer lanternage e pintura ja faz mas de ano ja foi pago 70% e sempre que vou lá ou vejo ele pela rua ele só fala a mesma coisa pra semana ta pronto e repeti isso sempre que eu o vejo ja to quase perdeno a cabeça porfavo min oriente com suas informações.brigado."

18/08, 20:49 h -Camilo:

"Olá Gustavo, faça um Boletim por furto e ingresse com uma ação no Juizado Especial Cível, anexe o protocolo à ação e exija uma reparação pelos danos morais e materiais e exija uma "obrigação de fazer" para que a loja pague todos os custos para reforma do carro e as dividas com o Detran, lembre-se que você deve entrar com a ação contra a loja e solidariamente contra o condutor. Boa Sorte."

02/09, 21:43 h -Renan:

"Oii,levei minha moto ao mecanico suspeitei que fose a bomba de gasolina mandei ele verificar e se necessário trocar,e asim o fez,dae efetuei o pagamento e no intervalo d 3 hrs ela pifo novamente...tenho direito a ser ressarcido?"

13/10, 09:33 h -Fernanda:

"Oi Camilo!! vamos lá.. o motor do meu carro ferveu certo, levei no mecânico que me indicaram, ele fez o serviço. Porém depois de 3 dias o carro começou a fumaçar, e fazer um barulho( não sei exatamente onde ) mais um barulho quando o carro fica fraco e precisa trocar a marcha. Levei o carro pro mecanico ele disse que ira cobrar outra mão de obra, pois o serviço é outro, sendo que está na grarantia, isso está certo, ou na verdade só precisaria compras as peças? Obrigada. "

20/10, 03:44 h -Leandro Toscano:

"Bom-dia Levei meu carro na oficina mecanica fizeram o conserto e nao ficou bom continua apresentando o problema. A dono da oficina nao meu deu por escrito o orcamento e nem nota fiscal das pecas trocadas, e nota de servico dizendo depois me entregava.O que eu faco?"

27/10, 23:47 h -Reginaldo Batista:

"Boa noite, meu carro caminhonete S10 2006 diesel bateu o motor, fiz o motor em uma oficina conceituada, dai apareceu outros problemas que ate entao nao havia por exemplo queima do modulo, agora turbina, e nada disso estava no orcamento e segundo alguns mecanicos uma coisa e diferrente eles deveria entregar ela funcionando ja gastatei 14mil e ainda estao tentando fazer funcionar 100\100 cento. o que devo fazer?"

12/12, 10:25 h -Amanda:

"Olá levei meu carro na oficina pois quebrou a lanterna. Estava passando na rua e vi o dono da oficina com meu carro e vários amigos e familiares também já o viram andando no meu carro. Isso é correto? Como devo proceder?"

17/12, 10:56 h -Marcelo:

"levei meu carro em uma oficina para fazer o motor o mecanico nao fez nada ainda e ja se passaram 3 meses"

15/02, 16:56 h -Telmo:

"A concessionária ou Oficina mecânica pôde proibir o cliente de olhar o serviço sendo feito em seu carro ou se negar a fazer o serviço caso o cliente queira acompanhar o serviço no mesmo? "

22/02, 18:23 h -Valmir :

"Oi mandei arrumar o ar condicionado do carro o dono da oficina falou que era preciso colocar gás e fazer um teste foi constatado um vazamento foi feito o reparo pois depois de 2 dias tive poblema pois levei de volta e agora ele está falando que é o compressor como foi feito o teste antes ele deviria falar que era o compressor pois me cobrou 420 reais pelo serviço ele tem que me reembolsar o valor ou abater o valor no restante do concerto "

11/03, 12:57 h -Fernando Henrique:

"Boa tarde, levei meu carro na oficina que 1 mês atrás para trocar o amortecedor e trocar cabo de freio de mão. O freio de mão não tá funcionando, o amortecedor fizeram a troca e no outro dia pela manhã verifiquei que a traseira do carro parecia estar rebaixada, retornei a oficina que me que disse que tinha colocado o amortecedor errado, hoje pela manhã verifiquei que está com um barulho na roda direita e do lado direito o carro está mais baixo que do lado esquerdo. Qual procedimento devo realizar?"

12/04, 11:53 h -Atelne Viana:

"Bom dia Levei meu carro para consertar o ar condicionado o mesmo ja voltou 4 vezes e nada de acertar 100 e agora queimaram meu radio posso exigir outro radio ou conserto do meu bolso este radio ja esta a 45 na oficina grato"

19/04, 07:17 h -Wesley Miranda:

"Bom Dia, Meu caso é o seguinte. Pedi para dois profissionais verificar meu carro que havia fervido, os doia disseram que precisaria fazer o motor inteiro e que custaria em torno de R$3500,00 a R$4000,00. Então liguei para o mecânico que sempre trabalhei, ele veio e segundo ele não precisaria mexer na parte de baixo se as camisas não estivessem riscadas ou marcas. Teria que fazer cabeçote e outras coisas. Diante do veredicto dos outros profissionais, questionei várias vezes, piazinho sera que não seria melhor pegar um motor inteiro que custa R$3000,0 reias? A resposta era sempre que ia ficar bom. E eu questionava vai ficar bom mesmo? Quando veio o cabeçote da refica disse que estava abaixo da medida mas ficaria bom. Questionado novavamente, vai ficar bom? Preciso que fique bom. Reaposta: Vai ficar bom! Então me apressou p pagar, achei estranho e perguntei o carro ta pronto? Ficou bom? Resposta ficou bom andei com ele e ta legal. Tudo bem, passei pegar o carro e com ele ainda dentro do carro questionei porque a lus de Pressão baixa de óleo ainda estava acendendo? Respondeu: Mas esta acendendo bem rápido e apaga. Mas isso não esta certo. Reapondeu : mas não da problema. Sou leigo no assunto e continuei c o carro. No meio do dia percebi que o carro estava estranho a liz acendia toda hora e havia vazamento de óleo. Levei o carro novamente e disse para arrumar o carro, carro havia ficado mais de 30 dias na oficina e saiu daquele jeito porque queria receber. Então deixei la e pedi varias vezes "piazinho fica o tempo que for preciso com o carro, mas quero ele bom e funcionando sem problema algum". Depois de uma semana aparentemente tudo OK mas carro continuava vazar óleo e questionado dizia que não era do motor podia fixar tranquilo. Então no feriado da pascoa arrumei a família e fui para litoral (Itapoa - sc) carro normal, mas na volta a supresa, carro começou a cheirar óleo queimado na altura de SJP, quando parei e percebi que aconteceu a mesma coisa ferveu. Transtorno: com criança de 2 anos no carro familia. Peguei um guincho R$130,00 e levei para oficina no domingo 16/04. Na segunda feira a tarde mandei uma mensagem perguntando se tinha noticias. Disse que não era boa. Carro havia fervido junta de cabeçote havia queimado e só outro cabeçote. E perguntei mas e agora o vamos fazer? Garantia? Depois de varias discussões no whatsApp fui ate la na terça feira. Questionei novamente sobre como ficaria, me disse que o problema foi no radiador e ele não podia fazer nada. Que havia me avisado de tudo que foi feito no carro e eu estava ciente. Então, disse: eu entendo tudo que me falou, mas e a garantia do serviço. E como profissional deveria ter me falado que o carro havia sido consertado para rodar apenas na cidade, que não poderia forçar. Se forçar ele ia ferver novamente. Ou mesmo me falar que deveria trocar a peça porque não aguentaria. Assim como questiinei varias vezes, não é melhor trocar o motor inteiro? Enfim desisti de discutir meus direitos com ele e pedi para trazer o carro para casa. E agora quero pedir meus direitos na justiça, como proceder? Obrigado"

19/04, 19:01 h -José:

"Boa noite! Tenho um problema sério com mecânico preciso de esclarecimentos antes de tomar outras atitudes.. A quase um mês meu carro estourou correia dentada mandei pra um mecanico indicado por um amigo ai começou meu problema pois pedi pra ele fazer um orçamento e entao me me avisasse sobre o valor..ele me ligou no outro dia que ficaria um valor porém ficou muito caro disse pra ele trazer meu carro que iria ver o que faria entao ele passou uma semana dizendo que traria mas nao trouxe..ate que fui atrás de um amigo que foi comigo pra trazer meu carro..chegando la outra surpresa ele disse que teria que pagar ele 150, 00 de mao de obra e $50, 00 de uma peça que segundo ele teria levado pra retifica pra lavar..porem nao mandei ele fazer isso so pedi orçamento. . Quando peguei o carro estava com o motor todo desmontado e com umas peças dentro de uma caixa de papelão achei um absurdo..enfim consigui trazer meu carro ja que vi que ele nao queria me devolver queria me obrigar a deixrr meu carro la.. Mas não é só isso tenho umas peças de cabeçote que segundo ele esta na retifica que pra ele tirar teria que pagar..fui la paguei os $50, 00 e pedi uma nota ele me deu um papel sem informações nenhuma de uma mecanico ou serviço prestado mas peguei dai ele veio dizendo que so iria me dar depois de 4 dias...fui pra casa e em seguida liguei pra ele dizendo que precisava da peça pois iria mandar arrumar num conhecido ele me disse assim com essas palavras que entao eu fosse la no outro dia levasse $100, 00 que ele devolveria minha peças. .mas como assim eu mandei ele fazer nada disso no meu carro..sem contar que ele nao me deu nenhum papel do orçamento..quero saber quais meus direitos pois pra mim ele esta se apropriando de algo de que nao e dele..obgada"

20/04, 11:42 h -Lucilea Rios:

"Bom, meu marido tinha um carro Fusion 2008 e já queríamos vender mas deu problema no câmbio. Então meu marido gastou com esse problema 9.800 pra consertar, nesse período um rapaz estava querendo comprar o carro e quando mandamos arrumar o mecânico deu garantia de 6 meses, com menos de um mês de garantia meu marido vendeu o carro e deu os papéis da garantia pro rapaz que comprou o carro. E 20 dias depois que ele comprou e já tinha passado todos os documentos pro nome dele, deu defeito no câmbio novamente. Levamos no mesmo mecanico com a garantia na mão e o carro ficou lá por um mês, o rapaz pegou o carro de novo, depois que o mecânico já tinha falado que estava tudo certo. Depois de dois dias quebrou mais uma vez, vazamento de óleo no câmbio. E dessa vez o mecânico exigiu ao meu marido que pagasse 2.000 reais. E o rapaz do carro já estava ciente que o carro estava com esse problema pois entregamos todos os papéis da garantia, ele até passou o carro pro seu nome. Tem como senhor me orientar de o que fazer? Estou desesperada! "

28/04, 13:26 h -Paulo De Andrades Navarro:

"Levei o meu carro para arrumar o cabeçote o mesmo voltou com válvula presa acarretando em ter que fazer aparte de baixo do motor que mandei fazer mas o cabeçote não aguento e voltei no mecânico e ele falou que tem que fazer o cabeçote e tá me enrolando e quer cobrar de novo o que eu faço"

30/04, 17:43 h -Ricardo Lee:

"Ola. Encontrei um anuncio em um jornal de uma empresa que cobrava R$ 299,00 para troca da embreagem da minha Chevrolet Spin. Optei pela troca da embreagem não por estar trepidando ou patinando e sim porque ela esta "dura" de ficar acionando a embreagem no transito de São Paulo, visto que eu trabalho com aplicativos de mobilidade urbana. Ao desmontar o meu cambio, fui surpreendido com um orçamento de R$ 1.803,26, pois disse que varias peças estavam com problemas alem da embreagem. Fui um pouco tolo mas recebi uma "pressão" do vendedor e tecnico dizendo que se trocasse apenas a embreagem a mesma não poderia funcionar ou mesmo não teria garantia em função das outras peças estarem com defeito. Autorizei a trocas vendo o meu cambio todo desmontado e por "medo" de dar defeito e nao ter garantia. Pois bem, saindo da oficia parecia que estava pisando no acelerador de tão "mole e macio" que estava a embreagem nova. A minha felicidade durou menos de 10 dias...a embreagem se tornará cada dia mais dura e dificil de "pisar". Por tres dias tive que tomar relaxante muscular por dor na minha perna esquerda. Não banstante o pedal da embreagem passou a fazer barulho ao aciona-la e apareceu um barulho quando o carro estava ligado em "ponto morto". Este barulho parava quando acionava a embreagem. Estive na oficina 37 dias depois para que eles dessem uma verificada e não surpreso o gerente e um tecnico me informaram que a minha embreagem estava norma. Que isso era um padrão de todas as Spin. Questionei que quando tirei o carro da oficina a embreagem parecia um acelerado de tão macia e que depois ficou dura. Eles informaram que isso acontece pois as "peças" tem que se "assentar" uma na outra. Que tremendo ABSURDO. Deveria ser o contrario, quando as peças se "assentarem" deveria ficar mais macia. Paguei no cartao de credito de um amigo que me emprestou em 5 vezes. Como devo proceder para ter meus direitos reconhecidos? tenho que entrar com processo?..tenho que pagar perito? Um grande abraço e muito obrigado."

03/05, 10:39 h -Débora:

"Olá , Levei meu carro no mecânico só para fazer funilaria e pintura e o mecânico foi me passo o preço , paguei só que ele fez tudo errado fico varias semanas com meu carro , ele me falava pra ir busca chegava lá não tinha nada pronto o carro desmontado , fui pegar agora essa semana vi que a quilometragem estava diferente , no caso andaram com meu carro , bateram na lateral pois está cheio de massa para cobrir o amassado , o meu escapamento caiu , resumindo volto outro carro e com mais problema e sem ter terminado o serviço , o que eu faço ? "

16/05, 19:57 h -Jucelino Rolim De Lima:

"O meu veículo, estava numa oficina de lanternagem, e a oficina pegou fogo encendiando o meu veículo por completo, queria saber os meus direitos de consumidor, queria uma orientação como faço, tenho direito ao ressarcimento."

21/06, 04:40 h -Kelson :

"Olá, meu caso é o seguinte meu carro apresentou um problema no câmbio automático, fora da garantia de fábrica, então procurei uma oficina e contratei o serviço do Mecânico que me cobrou 2.200,00 pela mão de obra do serviço de remoção e instalação do câmbio, ele próprio fez testes e constatou quais peças estavam estragadas e que deveriam ser substituídas, ele próprio fez as devidas cotações de preço e me passou o valor das peças, mais 2.400,00 eu na confiança de ter contratado o serviço de uma pessoa honesta e idônea não reclamei e paguei a vista a metade do serviço de mão de obra e o valor total das peças a vista, no valor de 3.500,00. Pois bem, passados 25 dias desde que foi iniciado o serviço no carro e eu estou ligando e indo diariamente na oficina para saber o que acontece que nunca fica pronto meu carro, cada hora é uma desculpa diferente da outra, e não entrega o serviço, pra piorar ele não quer fornecer a nota fiscal da compra das "supostas peças" que segundo ele teriam que ser trocadas, resumo quero pegar meu carro mesmo não estando pronto e o dinheiro que a ele foi pago por mim, pra daí sim, procurar a ajuda de um profissional de verdade! SE ALGUÉM PUDER ME AJUDAR COMO DEVO PROCEDER, DESDE JÁ AGRADEÇO, MUITO OBRIGADO.... "

22/06, 17:51 h -Helton:

"Meu carro arrebentou a correia dentada, ai levei no mecanico mais próximo sendo que fiz o orçamento com eles e ficou cara as peças, ai optei a comprar em outro lugar o kit correia e as juntas, enfim fim montaram e sai com o carro e deu problemas de vazamento de óleo na junta do cabeçote apos uns 4 dias, e voltei la e troquei as peças tudo de novo, sendo que paguei a vista a mão de obra e a retifica do cabeçote...agora eles querem me cobrar novamente a mão de obra a metade sendo que era 500,00 querem a metade 250,00 isso esta correto? se possivel me retornarem no meu e-mail oque devo fazer...."

27/06, 17:37 h -Eduardo Caetano:

"Sou dono de oficina mecânica. O meu caso é parecido com o caso dos colegas acima. Fiz o serviço em um veículo, passado uma semana o veículo apresentou defeito e retornou à minha oficina. A peça que eu tinha trocado estragou. Fiz novamente o serviço em garantia. Mandei a peça para a garantia acompanhado da nota fiscal da mão de obra do serviço feito em garantia e nota fiscal das peças trocadas. A garantia negou o serviço. Como devo proceder para buscar meu direito na justiça? Obrigado."

03/07, 19:12 h -Rubilar Fagundes :

"Levei meu carro num chapeador pra fazer a lataria dele, não foi registrado nada, me deu orçamento, só que jah faz 7 mês que ele está lah e ainda não está pronto dei quase todo o dinheiro pra ele mas ele n quer me entregar o carro oq eu devo fazer???"

10/07, 15:07 h -Robson Eugênio Fonseca :

"Boa tarde levei meu carro para trocar a embreagem é depois me ligaram falando que tinha que ser feito a troca do cilindro do pedal altorizei a troca fiz o pagamento é depois de 3 dias a trava do cilindro do pedal soltou né um sábado só na segunda feira liguei para a oficina que fez o serviço me falou que eu tinha que levar o carro no local sendo que o carro não estava andando teve que pagar um reboque e depois a oficina não quis me reinbolsar o dinheiro do reboque eles estão certo "

20/07, 17:48 h -Leandro Almeida Barreti:

"Boa noite! Coloquei meu carro para para o Mecânico desmontar o cabeçote eu mesmo levei para a retifica o Mecânico me cobrou 600 reais para desmontar e depois montar o cabeçote. Só que ele me pediu algumas peças como por exemplo bomba de óleo, arranque, porém em momento nenhum fui informado que teria um aumento no valor combinado. Quando ficou pronto levei um susto 1.146 reais. Ainda não paguei isso foi ontem, por favor me ajudem."

27/07, 10:14 h -Paulo Henrique Duarte:

"Bom dia!!! Por gentileza, me esclareçam uma dúvida, comprei um carro usado é dentro do prazo de garantia deu problema no motor, levei na oficina recomendada pela loja, fizeram o serviço. Aí minha dúvida, me disseram q. Nota fiscal fica em poder da loja e a loja me informou q a garantia do motor é apenas de três meses, isso é certo?"

16/08, 08:52 h -Gece Jacinto De Oliveira :

"eu mesmo fui lezado pelo um mercanico da minha cidade meu carro deu pobrema no motor paguei uma parte do serviço por final sumil com broco do motor gora não sei como faço tendo entra num acortdo mas ora e muito com plicado "

22/10, 00:49 h -Janaina Alves Dos Santos Oliveira:

"Ola boa noite. eu troquei o parabrisa do meu carro que estava quebrado ai agora apos 5 meses notei que a borracha esta frouxa e entrando muita agua dentro molhando banco e tudo dentro . Nao notei o problema antes pois era tempo de seca agora que teve a primeira chuva molhou tudo e agora quais meus direitos ? A empresa tem que refazer o servico sem cobrar nada ? Ou terei que pagar novamente ? Desde ja obrigada"

26/10, 18:25 h -Maykel Dos Santos Braz:

"Olá Camilo! Gostaria de sua ajuda para entender como é o melhor jeito de proceder com a minha situação. Eu levei o carro até a oficina com problemas de motor, ele estava baixando muito rápido a água e o óleo. Após análise do mecânico, ele sugeriu que deveria ser refeito o cabeçote, aprovei e ele executou o serviço. Paguei e retirei o carro. Dois dias depois, o carro continuou a apresentar o mesmo problema (além de novos como: defeito no ar condicionado, curto na bateria) e deixei o carro novamente na oficina para executar a garantia do serviço. Depois de meses investigando, ele disse que seria necessário trocar o bloco do carro e eu deveria pagar pelo novo bloco. O pagamento do bloco chega a quase todo o preço que precisei pra fazer todo o serviço anterior, que, segundo ele, não adiantou de nada. Nesse momento, fui ao PROCON, e, passado o tempo do PROCON, ele não respondeu. Como não respondeu pelo PROCON, fui até o pequenas causas e abri um processo contra ele, que vai acontecer no inicio de dezembro. O meu problema é: o carro ainda está na oficina e eu gostaria de retirá-lo de lá. No entanto, não tenho certeza de como proceder de forma que a remoção do carro não me prejudique nesse caso. Como eu posso tirar o carro da oficina sem que ele argumente de alguma forma que efetuou o reparo do carro? Ou sem que isso me me prejudique no momento da conciliação. Além disso, o carro chegou na oficina andando, hoje ele não anda e precisaria ser removida de guincho. Há uma forma de fazer com que ele arque com os custos do guincho? Obrigado."

09/11, 07:06 h -Geovane :

"Ola, bom dia . meu nome e geovane e estou precisando de ajuda . Comprei um carro usado ano 2009 , assim que retirei o carro da loja , no mesmo dia deu problema , eles mecherao e me devolverao o carro. Eu pegguei o carro pra trabalho . no caso eu tenho 3 meses de garantia , e dentro desses 3 meses ele mecherao no carro , meu carro ficou na agencia quase 2 meses e como preciso do carro pra trabalho me enrrolei um pouco pra pagar .. Acabou a garantia e o carro ainda nao esta bom . e ja estou desesperado nao sei mais oque faço ! Oque fazer nessa situaçao?"

09/11, 15:53 h -Rodrigo Omar:

"A/C SR. CAMILO Eu possuo um veículo da FORD ford fiesta ret branco ano de 2014, e desde os 18.000 km rodados ele vem abaixando consideravelmente o óleo da caixa da direção este ano quando fomos leva-lo numa oficina para trocar seus pneus o rapaz da oficina/borracharia chamou a minha atenção para caixa que ela estava com um vazamento e seu já havia visto isto eu falei que não mas que já tínhamos colocado completado o óleo mas ele garantiu que isso era um problema de fabricação e que o carro estava muito pouco rodado para aparecer um problema deste. Ele falou que a caixa da direção só começa aparecer este tipo de problema com 50.000 km rodado e que eu devia procurar a concessionária onde adquirir o veículo e reclamar a troca, foi quando encaminhamos até a concessionária e eles me falaram que o problema era somente o cado da caixa da direção, pois então, trocamos eu paguei pelo serviço , serviço este que foi realizado em junho e agora em novembro o problema piorou e quando levamos agora na concessionária o rapaz levantou o problema era na caixa da direção , problema este que eu já havia identificado e quando falei pra eles em junho eles examinaram o carro e falaram que foi somente o cabo da caixa direção, agora eles querem cobrar por esta troca da caixa da direção. Como eu posso acioná-los agora, vou no PROCON, vou na justiça comum, o que você me orienta?"

14/11, 18:29 h -Euzenir :

"olá, meu carro apresentou um problema de tremer a direção levei em uma retífica acusaram alguns problemas disseram quais peças deveria comprar as quais me custaram 1037,00 reais e a mão de obra 2.900,00 paguei não fizeram por menos e com 40 dias saídos da retífica apresentou um problema no mesmo local em que deveria estar arrumado. disseram que a solda trincou e que eu deveria comprar outro bloco, primeiro fiquei sabendo que certos blocos como o do corolla não pega solda por muito tempo e não firmaria deveria o mecanico avisar de uma possível troca do bloco mas , não avisaram apenas fizeram o serviço e agora v que levei de volta vieram dizer pra que eu comprasse outro bloco pra trocar obs: não se acha só o bloco do corola pra vender e sim o motor completo ficando no custo de 4 a 5.000mil , gostaria de saber se tenho direito a ser ressarcido o valor que paguei ou pelo menos parte dele "



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