Gilly Mazanek Zappelini
Domingo, 08 de outubro de 2017, 00:00 h - Atualizado em 08/10, 09:44 h

Receita de Tapenade de azeitona pretas

Por cheff Gilly Mazanek


Gilly Mazanek Zappelini: De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

No pé, a azeitona surge bem verde, depois, a casca adquire tons acinzentados e logo vira dourada. Em seguida, torna-se castanha e o próximo passo da metamorfose é ir ficando arroxeada, escurecendo até ficar preta. Quanto mais escura, constata-se que mais tempo ela ficou no pé. Cerca de 25% de sua composição é azeite de oliva que é rico em ácidos graxos insaturados sendo benéfico para aumentar os níveis do "bom colesterol" (HDL). Apesar de ser muito benéfica, a azeitona tem essa quantidade de gordura, o que a torna muito calórica. Nutricionistas recomendam beliscá-la moderadamente como aperitivo e experimentar acrescentá-la aos pratos de carnes, massas e saladas.

Os frutos da oliveira só podem ser consumidos depois de processados, na forma de conserva ou de azeite. A produção da conserva depende da variedade, sendo mais comum a utilização de azeitonas maiores para conserva.

Uma das formas de processar a azeitona é deixá-la de molho em água durante vários dias, mas no Algarve existe esta forma de prepará-la em que se acrescenta sal de cozinha à água da curtimenta. Para a azeitona não ficar salgada, ela é depois passada por água a ferver, novamente posta de molho e finalmente temperada com ervas aromática. Outra forma de consumir o fruto pode ser através de seu processamento em azeite de oliva, no qual o fruto passa por uma prensa, dando origem ao sumo, originalmente mediterrâneo.

No mercado encontramos azeitonas com e sem caroço, assim como as saborizadas em azeite e ervas e também as recheadas com anchovas, pimentão, alho, etc.

A azeitona é uma boa fonte de vitamina E, que tem propriedade antioxidante e age contra o envelhecimento precoce, tem ação anti-inflamatória, protege contra doenças cardíacas e aumenta o nível de colesterol bom do sangue. Também é rica em minerais, como cálcio, fósforo, potássio, magnésio, enxofre, cloro, ferro, cobre, manganésio e sódio.

Existem mais de 400 tipos de oliveiras e a produção se destaca na União Europeia e na Argentina. Portugal, famosa pela produção de azeite, abriga dezenas desses tipos, sendo que a mais comum é a Galega, no Brasil conhecida como azeitona portuguesa. Tinned, Kalamon, Halkidikis, Segurelha, Kalamatta, Alfonsos, Siciliano, Grega, Gaeta, Nicoise são outras variedades muito consumidas pelo mundo.

A Tapenade é um modo de se apreciar todo o sabor que a azeitona pode proporcionar.  Essencial para uma boa refeição entre amigos ou em família, na Provence e em toda a parte do mundo. Saiba como prepará-la de forma simples e saborosa.

 

Foto: Divulgação.

Tapenade de azeitona pretas

·         200g de azeitonas pretas sem caroço

·         1 filete de aliche (peixe salgado em conserva de óleo)

·         2 colheres chá de tomilho fresco

·         1 dente de alho

·         20 a 40 ml azeite de oliva extravirgem

Preparo:

Comece tirando o liquido das azeitonas. Coloque-as no liquificador junto ao alho, tomilho e aliche. Ligue o aparelho e coloque 20ml de azeite. A quantidade de azeite varia conforme a qualidade da azeitona, algumas possuem mais caldo que outras. A tapenade precisa ficar espessa e não liquida. Se o liquidificador não estiver deixando a mistura homogênea, aos poucos, coloque o restante do azeite.

Pronto. A tepenade pode ser servida com torradas em um tira gosto, sobre saladas de folhas e sobre carnes ou massas.

 

* Por cheff  Gilly Mazanek 





Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Amanda Lyra

Amanda Lyra

Clave do som


Guilherme Danelhuk

Guilherme Danelhuk

Guilherme Danelhuk




Mais lidas
Rodrigo Santos traz à Curitiba   "A Festa Rock Volume I

Rodrigo Santos traz à Curitiba "A Festa Rock Volume I

O músico tocará várias canções especiais do rock nacional para o show desta quarta (18) no Empório São Francisco


Associação Esportiva Butantã comemora 30 anos de sucesso

Associação Esportiva Butantã comemora 30 anos de sucesso

Uma organização, uma paixão e um brilhantismo de fazer inveja a muitos times profissionais.


A sociedade não quer mais bandidos

A sociedade não quer mais bandidos

Segurança em primeiro lugar


Bolo vulcão de cenoura

Bolo vulcão de cenoura

Receita da Semana


Microfisioterapia: a técnica francesa surpreendente para quem busca equilíbrio entre corpo e mente.

Microfisioterapia: a técnica francesa surpreendente para quem busca equilíbrio entre corpo e mente.

Atua partindo do princípio de estímulos para auto cura e reparação do organismo.


Tacy de Campos lança novo trabalho “O Manifesto da Canção”

Tacy de Campos lança novo trabalho “O Manifesto da Canção”

O primeiro disco de sua carreira mostra toda singularidade da compositora Tacy de Campos, intérprete de Cássia Eller no musical que rodou todas as capitais do Brasil.



Mais notícias deste colunista


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.