História&Talento
Domingo, 07 de dezembro de 2014, 00:00 h - Atualizado em 07/12, 08:17 h

História & Talento - Adilson Matoso

O empresário que tem a simpatia e simplicidade como características marcantes

História&Talento:São José dos Pinhais
Autor: Redação

Personagem conhecido em São José dos Pinhais, Adilson Matoso coleciona bons amigos na cidade, que é sua morada desde 1962, quando seu pai, Francisco Matoso passou a trabalhar na antiga Indústria de Papel Zaniolo S/A.
“Cheguei aqui numa época em que nem havia iluminação pública na cidade, que era pequenina, mesmo”, lembra.
Acompanhe na Coluna História e Talento desta semana um pouco da trajetória deste empresário que tem a simpatia e simplicidade como características marcantes.

Foto: Arquivo pessoal

Por Tânia Jeferson

Seu lema é “fé, otimismo e perseverança”. Na vida pessoal se sente realizado e para ele a felicidade é curtida no dia a dia.  Sonhador, gosta muito de trabalho, a exemplo doe seu pai, que ainda sonhava em trabalhar, mesmo nos últimos tempos de vida dele. 
Adilson Aparecido Matoso é um empresário respeitado em São José dos Pinhais. Casado há 40 anos com Gracia Maria Sá Côrtes Matoso, é pai do empresário e jornalista Aldrian Fernando Côrtes Matoso e da empresária Florence Cristina Matoso Luvizotto.
Ganhou mais dois filhos com os casamentos dos seus herdeiros: a nora Luciana Almeida Matoso e o genro Charles Adilson Luvizotto.
Mas a grande paixão de Adilson é a neta, Maria Carolina, de sete anos, para quem dedicou a elaboração de livro.

Foto: Arquivo pessoal

A trajetória de sucesso de Adilson começa na escola. Estudante do antigo ginasial da Escola Técnica Federal do Paraná, concluiu o antigo segundo grau no Instituto Politécnico Estadual, se formando em Química Industrial.  
Para a graduação Adilson escolheu o curso de Administração, que concluiu em 1981 na Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE).
Para Matoso, o seu maior desafio profissional foi ter saído do Banco do Brasil após 15 anos de trabalho para fundar a Autofer Caminhões, empresa que administra há quase dezenove anos.

Foto: Divulgação

“Eu poderia ter permanecido no Banco, com salário garantido, mas preferi correr os riscos. Depois vieram a MACE – Maria Carolina Empreendimentos, Jack Music Bar e Jack Fight e Fitness, estas em sociedade com meus filhos”, fala o visionário.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Arquivo pessoal

A maior conquista profissional citada pelo empresário são as empresas que conseguiu consolidar ao longo do tempo. “Tudo foi feito sempre com muito trabalho, muita confiança e dedicação. O mais gratificante é continuar produzindo e crescendo”, afirma, orgulhoso do bom trabalho realizado.
Quando perguntado se sente realizado profissionalmente, Matoso responde que não. “Eu acredito que dizer estar realizado é o mesmo que dizer que já chegou ao topo, não precisa mais trabalhar, sonhar, se sentir útil. Eu gosto muito do meu trabalho, de novos desafios e de uma boa luta cotidiana”, diz entusiasmado. “Nunca me vejo acomodado, ou ficando em casa. Ainda busco novos desafios. E curto muito cada um deles”, completa.

Foto: Divulgação

Como hobby favorito de Matoso estão as viagens. É o que ele mais gosta de fazer, várias vezes por ano. “Já passei por Londres, Paris, Buenos Aires, Santiago. Neste mês estarei na Europa novamente para mais um passeio. No Brasil, conheço quase todas as capitais, inclusive do Norte e Nordeste”, conta Adilson, que também nutre como paixão as pescarias no Pantanal.

Foto: Arquivo pessoal

“Estou muito feliz com o que sou, como sou, com o que tenho.  Então, agradeço a Deus por tudo isso.  O que puder mudar, para melhor e para o futuro, tento fazer, pois sempre gosto de aprender e me aperfeiçoar”, declara.

“A mensagem que deixo para os leitores do VR News é de otimismo. Acreditar sempre, mesmo que, no início, a jornada pareça difícil ou impossível. Nunca desanimar diante dos obstáculos. As dificuldades existem para que os fortes as derrubem. Tenha sempre pensamentos positivos, pois o pensamento positivo tem poder”, finaliza. 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Aninha Pazinatto

Jorge Marcondes

Jorge Marcondes

Coluna Papo de Piá




Mais lidas
Enfim, as escolas nascentes?

Enfim, as escolas nascentes?

Mais um texto da série especial


Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Peça aborda problemas rotineiros do casamento em duas apresentações no Teatro Regina Vogue


II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.


Roger Waters: O gênio criativo do Pink Floyd em Curitiba

Roger Waters: O gênio criativo do Pink Floyd em Curitiba

Combinando clássicos do Pink Floyd, algumas canções novas e trabalho solo, o astro britânico desembarca na cidade no próximo dia 27 de outu


Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)