Julio Borges
Segunda, 26 de junho de 2017, 18:34 h - Atualizado em 26/06, 20:37 h

Jady Menezes: Curitiba exportando lutadores para o mundo

Destaque da Semana


Julio Borges: Esporte


Foto: Divulgação.

Jady Menezes é destaque no site GLORY Kickboxing desta semana. Confira a entrevista na integra: 

A cidade brasileira de Curitiba é uma potência no mundo das artes marciais, produzindo uma corrente incrível de talentos de luta de alto nível da mesma forma que cidades como Nova York e Los Angeles enviam jogadores de basquete à NBA. Poucas cidades do mundo produziram tantos campeões lutadores, por capta da população, quanto a metrópole do sul do Brasil. Primeiros pioneiros como Neilo Borges ajudaram a espalhar Muay Thai lá na década de 1970, após a abertura de um consulado tailandês na cidade.

Seus alunos incluíram pessoas como Rudimar Fedrigo e Rafael Cordeiro, que iriam formar a mundialmente famosa equipe de Chute Boxe. A equipe trouxe pessoas como Wanderlei Silva, Anderson Silva, Jose-Pele Landi Jons, Mauricio 'Shogun' Rua e seu irmão Murilo Rua para o circuito internacional, com a maioria deles se tornando campeão em grandes organizações.

A nova brasileira que assinou contrato com o GLORY, Jady Menezes (10-1, 5 KO's), é de Curitiba e olha para todos os lutadores de Chute Boxe do passado, mas dois em particular são importantes para ela: Julio Borges, seu treinador e Cris ' Cyborg 'Venancio, ex-campeã do Invicta FC e atual candidata ao título do UFC. "Curitiba sempre teve bons atletas, muitos deles foram uma inspiração para mim. Mas o que mais me destaca é Cris Cyborg. Ela me inspirou a ser uma lutadora profissional. Eu olho para ela porque ela veio da minha cidade para conquistar o mundo e mostrou que tudo é possível ", diz Jady. "Comecei a treinar aos 14 anos porque eu era uma adolescente enérgica. Acabei decidindo um dia fazer uma aula de kickboxing e ver o que era tudo. Mas minha carreira realmente não começou até eu conhecer Julio Borges ". Borges - sem relação com o mencionado Nelio Borges - é ele próprio um antigo lutador de Chute Boxe.

Agora, nos 40 anos, ele é um homem compacto e silencioso, mas aquele cujo modesto comportamento esconde conquistas consideráveis. Além de ser um parceiro de treinamento de Wanderlei, Anderson e os irmãos da Rua, ele também foi um pioneiro, sendo o primeiro brasileiro a lutar no famoso Lumpini Stadium na Tailândia. Inicialmente, um lutador Muay Thai - daí a sua residência para a Tailândia - Borges também se interessou pelo spin-off holandês da arte. Na década de 1990, um jovem lutador holandês chamado Ramon Dekkers tornou-se uma sensação na Tailândia e foi aí que Borges cruzou o caminho com ele. Seu encontro levou Borges a viajar para a Holanda para treinar com o padrasto e treinador de Dekkers, Cor Hemmers.

O gigante Hemmers é um dos treinadores mais bem-sucedidos da história dos esportes de luta, tendo treinado Alistair Overeem, Stefan Leko, Gokhan Saki e Dekkers. Nos dias de hoje ele é o Matchmaker´s e embaixador do GLORY e o ginásio de Borges no Brasil tem seu nome. O estilo Borges é o estilo Hemmers Gym e o estilo Chute Boxe: pressão constante constante, mãos pesadas, chutes baixos sem parar. Ataque, ataque, ataque. Isso é algo que também foi criado em Menezes. "Em toda a minha carreira, sempre fiz grandes lutas para os fãs. Estou sempre procurando dar um show para os espectadores. Eu quero dar-lhes algo espetacular por seu dinheiro e atenção ", diz ela. "Estou muito feliz por me juntar ao GLORY. Nunca me senti mais preparada para lutar neste nível.

Eu sinto que esse é o meu momento, meu tempo chegou ". Menezes está pronta para lutar contra Anissa Meksen (88-3, 29 KO) da França no GLORY 43 NEW YORK. A campeã mundial multidisciplinar também estará fazendo sua estréia na GLORY na disputa e disse que está chegando com a intenção de levar o cinto da campeã Tiffany van Soest assim que puder. Menezes tem outras ideias. "Ela tem muitas lutas e títulos, mas isso não é um problema para mim", ela encolhe os ombros. "Eu treino com os melhores atletas de kickboxing que existe na Hemmers Gym Brasil. Estou pronta para qualquer situação e sou eu quem será a campeã no futuro, e não ela! "





Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Aninha Pazinatto

Coluna Papo de Piá

Coluna Papo de Piá

Coluna Papo de Piá


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania




Mais lidas
Tacy de Campos agitou o Salloon do Psicodália 2018 com formação especial

Tacy de Campos agitou o Salloon do Psicodália 2018 com formação especial

O Palco Salloon ganhou shows dos artistas da Segunda Autoral do Bardo Tatára durante o festival que acontece em Rio Negrinho SC


4 lugares que oferecem Cold Brew em Curitiba

4 lugares que oferecem Cold Brew em Curitiba

Destaques da Semana


Banda NunErvO! agitou o Palco Sallon no Psicodália 2018

Banda NunErvO! agitou o Palco Sallon no Psicodália 2018

O Palco Salloon ganhou shows dos artistas da Segunda Autoral do Bardo Tatára durante o festival que acontece em Rio Negrinho SC


Amanda Lyra e Garça Stival comandam o palco do Zero41 Restôbar neste sábado (24)

Amanda Lyra e Garça Stival comandam o palco do Zero41 Restôbar neste sábado (24)

O novo empreendimento da cidade traz muita música boa para a região do Boqueirão.


Jockey Club vai sediar o Festival Churrasco Curitiba

Jockey Club vai sediar o Festival Churrasco Curitiba

Com entrada franca, o evento será realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro


Dança Livre a Dois abre novas turmas

Dança Livre a Dois abre novas turmas

Com opção de aulas na Mahayana Integração Corpo e Alma e no Bistrô e Café Camões



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.