Marcos Silva
Sábado, 08 de abril de 2017, 00:00 h - Atualizado em 08/04, 00:00 h

Festival de Teatro de Curitiba

O maior evento de teatro do país


Marcos Silva: Cultura


Foto: Divulgação.

Esta acontecendo ( 28 de março a 9 de abril) em nossa capital o maior evento de teatro do país. O Festival de Teatro de Curitiba.


Nascido em 1992 o festival cresceu e se espalhou por ruas, praças, reativou e criou espaços, tem atuado na formação de novas plateias, estimulou novos projetos e negócios culturais, fazendo jus ao título de ‘a vitrine do teatro brasileiro’ (como defende seus organizadores) e detém números como o demais de 5 mil espetáculos apresentados a aproximadamente 3 milhões de espectadores. Os principais nomes do teatro brasileiro já se apresentaram no festival. Importantes montagens marcam suas estreias para este período. Uma verdadeira festa em tributo a relação palco/plateia. Para esta que é sua 26ª edição são cerca de 350 espetáculos em cartaz até o dia 9 de abril em mais de 70 espaços da cidade, para todas as idades, horários e bolsos.


Para o ano de 2017 algumas discussões importantes como a relativa a sutil fronteira entre as linguagens dentro das artes cênicas: o que é circo, ópera, o teatro, dança, e o que o Festival faz para trazer todas estas performances; a participação feminina e sua visão própria como gênero; a complexa relação entre produção artística e patrocínios e a polêmica com a Lei Rouanet, também contribui em paralelo para ampliar os conceitos do meio sobre arte e produção. Isto mostra como é “vivo” e latente a importância do festival. Não somente como uma exposição de produções, mais também como incentivador nos debates relativos a produção cultural.


Ainda dentro da Mostra eventos em paralelo como os espetáculos de dança do Movva, com cinco apresentações. A II Curitiba Mostra voltada a performances inéditas de artistas da cidade com textos também locais. O Fringe mostra paralela com proposta de ser mais livre, sem curadoria, e que reúne 303 atrações em 53 espaços como praças, terminais de ônibus e ruas, sendo 66 atrações gratuitas, e 41 com a política ‘pague quanto vale’.O Guritiba, com espetáculos voltados ao público infanto-juvenil, e que chega a sua 9ª edição. A XPerience, uma feira de ciências divertida e educativa e outros três eventos gratuitos e itinerantes. O MishMash com mágica, malabarismo, comédia e teatro. O espaço reservado ao riso com o Risorama, um dos eventos paralelos mais disputados do festival que reúne em sua 14ª edição mais de 30 comediantes com a curadoria de Diogo Portugal. E ainda a 9.ª edição do Gastronomix, evento de gastronomia ao ar livre, que desde 2008 reúne no Festival de Curitiba profissionais da cozinha de distintas regiões do Brasil e que ocorre nos dias 08 e 09 de abril, no MON (Museu Oscar Niemeyer), com a curadoria do chef Celso Freire.

 

Para ver e conhecer. Últimos dias.

 

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

Colunas anteriores também aqui: clique 

 

 





Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tacy de Campos

Tacy de Campos

Coluna Tacy de Campos


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Defesa do consumidor: Qualidade dos brinquedos

Defesa do consumidor: Qualidade dos brinquedos

Uma das dicas é "compre sempre nas lojas tradicionais em vendas de brinquedos"


A cor do ano de 2018

A cor do ano de 2018

Destaque da Semana


Alex Poatan Pereira é campeão do GLORY 49 Rotterdam

Flávia Scanuffo é anfitriã do Kids – O Show que reunirá sete participantes do The Voice Kids Brasil

Flávia Scanuffo é anfitriã do Kids – O Show que reunirá sete participantes do The Voice Kids Brasil

Show acontecerá no grande auditório do Teatro Positivo, dia 18 de março de 2018.


Fofuretes Especial Natal

Fofuretes Especial Natal

Destaque da Semana


Casamento de Jaqueline de Lima Gonçalves e Fabio Bergamo Trevisan


Mais notícias deste colunista


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.