Mhana Karim
Quinta, 27 de abril de 2017, 18:57 h - Atualizado em 27/04, 19:01 h

Entrevero de pinhão

Ao som de Lynyrd Skynyrd

Mhana Karim:Gastronomia
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Bom dia!

 

Nada como um prato quente e saboroso nesse clima frio de Curitiba!

Já conhece o entrevero?

***

Entrevero de pinhão é um prato típico dos estados da região sul do Brasil, principalmente das regiões serranas. É feito a base de pinhão e carnes.

Em Santa Catarina, o município de Lages realiza todo o ano a Festa Nacional do Pinhão mostrando a culinária regional e uma das atrações gastronômicas apresentadas é o entrevero de pinhão, denominado "Entrevero Lageano".

Em 2008 o município de Telêmaco Borba, no Paraná, oficializou o entrevero de pinhão como prato típico, que segundo a prefeitura municipal, buscou-se fundamentos históricos correlacionados com o Caminho Cultural dos Tropeiros, resgatando a herança cultural deixada.

Na receita telêmaco-borbense usa-se basicamente ingredientes como pinhão, posta vermelha, charque, tomate, alho, cebola e cheiro verde. Podendo ser servido acompanhado de arroz branco, farofa e saladas. Já em outras versões pelas demais regiões há variações usando ingredientes como pinhão, bacon, alcatra, linguiça, cenoura, tomate, pimentão amarelo ou verde, salsa, salsão, manjerona, cebola, cebolinha, alho, sal e pimenta.

No Rio Grande do Sul, há o Entrevero Gaúcho com diversas variedades de entrevero na gastronomia, entre essas versões há também o entrevero de pinhão, que além dos ingredientes já citados, pode ser adicionado ainda carne de frango, ou até mesmo frutos do mar.

Há pessoas que preferem acompanhar o prato com vinho. E, existem variações que também usam outros ingredientes, temperos e acompanhamentos, devido a influência de colonizações e da diversidade de culturas em toda região sul.

 

Vamos aos ingredientes e preparo.

 

INGREDIENTES:

2 ¹/2 kg de pinhão cozido e descascado

1 kg de carne suína

1 kg de alcatra 500 g de bacon

1 kg de linguiça calabresa

200 g de cebola de cabeça

1 dente de alho

5 colheres de molho shoyo

Sal a gosto

6 colheres de óleo

¹/2 pimentão verde

¹/2 pimentão vermelho

500g de tomate Tempero verde a gosto

 

PREPARO:

Frite o bacon cortado em cubinhos, quando estiver bem douradinho adicione a calabresa picada. Frite bem. Retire e reserve, nesse óleo da fritura do bacon coloque a carne suína picada, frite bem e adicione o alho e sal, adicione a alcatra picada em cubos doure bem.

Depois devolva o bacon e a calabresa para a panela, o pinhão cortado ao meio, mexa tudo muito bem, e coloque a cebola, os pimentões, o tomate, o shoyo e corrija o sal.

Os temperos verdes devem ser colocados por último, depois de tudo bem cozidos (os legumes não devem desmanchar) é só servir com pães ou arroz branco.

Bom apetite!

 

Delicie-se ao som de



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Inscrições para o PUC Night Run estão abertas

Evento faz parte das comemorações aos 60 anos da PUCPR


 Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Arlete Sofia Chincoviaki

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Lolla lança label para transmissão dos jogos da Seleção Brasileira

Considerado um dos grandes fenômenos da noite curitibana, o bar preparou atrações especiais para os curitibanos assistirem aos jogos da Copas América


Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Desenho realista tem curso no Solar do Rosário

Técnicas para desenvolver ilustrações que parecem fotografias são ensinadas no Ateliê Permanente de Desenho Realista com Grafite no Solar do Rosário.


Clube Mulheres de Sucesso Araucária: Graciele Galize Figuel

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

Museu Atílio Rocco SJP recebe a exposição “BABUSHKIM”

A Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais promove a partir desta sexta-feira (14) a exposição “BABUSHKIM”, do artista plástico Eloir Jr., no Museu Municipal Atílio Rocco, com entrada gratuita.



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)