Tacy de Campos
Quinta, 25 de outubro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 25/10, 21:10 h

Brasil, nação inculta e bela, potencialmente suicida.

Reflexões de Outubro

Tacy de Campos:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Estas eleições de 2018 mais parecem um kinder ovo, cheia de surpresas e decepções. Quem diria que as aquelas bobagens que eu ouvia em 2012 e 2013 de alguns imbecis por aí sobre a volta da ditadura militar, amadureceriam e se tornariam uma vontade comum de tanta gente? Pessoas indubitavelmente falhas, claro, mas nós que nunca concordamos com elas, também falhamos. Eles são alienados, mas nós também fomos. Superestimamos a massa, acreditamos piamente que a clareza mental era da maioria. Nos iludimos achando que essa terra de “gente de bem” tão pacífica, de pessoas originalmente honestas e bondosas, já era majoritariamente consciente e educada. Nós fomos mesmo é negligentes com nós mesmos, isso sim...


Um povo que esta prestes a eleger um ditador para “tomar o pulso firme” do país pelos próximos anos (que não serão só quatro), não pode ser um povo de mentalidade muito diferente do seu candidato. Observando o desenrolar dessa eleição eu tive a seguinte certeza: o Brasil é perigosamente uma nação suicida. Somos violentos, autoritários, conservadores por herança religiosa, corruptíveis pelo “jeitinho”, doutrinados para obedecer sem questionar. Razão pela qual a opinião do povo brasileiro é extremamente volátil. Manipulável. Um bom ator, dizendo exatamente o que o povo quer ouvir, será escutado, votado e mitificado. Basta ser convincente. Não precisa entender nada de política, já que o próprio povo não entende. O critério é outro.

No Brasil, ainda não surgiu um sistema de ensino que queira de fato educar a mentalidade brasileira, instruir com sabedoria a lição mais elementar de um cidadão: pensar. Como o povo não pensa, ele é refém de quem pensa por ele. E facilmente se deslumbra com os discursos radicais apaixonados, simplistas e descomplicados. São cegos por cultura e por mentalidade. Ignorantes elegem ignorantes. É AÍ QUE MORA O PERIGO! Tudo o que um simplista mal intencionado mais quer é um simplório desgovernado querendo acreditar em qualquer coisa. Some isso aos muitos canalhas reacionários saindo do armário e colocando na conta do tal candidato sua falta de caráter embrionária e você tem o preocupante e emergente quadro que estamos vivenciando hoje.


E digo mais: nossa negligência é premeditada. Como dizia Darcy Ribeiro, a deseducação no Brasil é um plano. E confunde-se propositalmente instrução com educação. Mario Sérgio Cortella explica que grau de escolaridade não é o mesmo que grau de sabedoria. Escola nunca foi termômetro de inteligência ou cultura. Afinal, de que adianta três canudos embaixo do braço e intercâmbio no exterior, se ninguém tem modos no trânsito ou na fila do pão? Isso é a mentalidade de um povo como o nosso, arraigada a séculos e que ninguém se preocupou em mudar. Nós fomos negligentes porque quiseram que nós fossemos assim.
Toda nação tem o governo que merece… Lutemos pela democracia eternamente!


Comentários desta notícia:


26/10, 13:32 h -Vecda :

"Perfeito!"



Comente você também sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Juliana Saraiva

Juliana Saraiva

Coluna Juliana Saraiva




Mais lidas
Air France: Novo menu à la carte

Air France: Novo menu à la carte

Air France anuncia mais uma nova opção de menu à la carte para as cabines Economy e Premium Economy em voos de longa-distância


FALSO SEQUESTRO – CINEMA

FALSO SEQUESTRO – CINEMA

Destaque da Semana


Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Carnês do IPTU de 2019 serão distribuídos em fevereiro

Valores para 2019, o IPTU deste ano teve seus valores corrigidos em 4,44%


Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Colônia Marcelino: no próximo domingo (27) tem Festa do Trigo em SJP

Festa acontece na Igreja Ucraniana Santíssima Trindade da Colônia Marcelino


Torneio Brasileiro WMC

Torneio Brasileiro WMC

Destaque da Semana


O Bazar Grená que todos amamos.

O Bazar Grená que todos amamos.

Destaque da Semana



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)