Tânia Jeferson
Quarta, 27 de março de 2019, 00:00 h - Atualizado em 27/03, 00:00 h

Mabon, tempo de equilíbrio e paz

Chegou o outono! É a Roda do Ano girando pelo sul

Tânia Jeferson:Outono
Autor: Redação
Altar da celebração de Mabon do Círculo de Aine
Altar da celebração de Mabon do Círculo de Aine - Foto: Tânia Jeferson

O verão terminou na metade sul do planeta no dia 20 de março, quando o equinócio marcou a chegada do outono, enquanto na outra metade da Terra é o momento das boas-vindas à primavera.

Giramos pelo sul na Roda do Ano. Por aqui celebra-se Mabon, o outono. Mabon (pronuncia-se Mêibon) é também conhecido como Equinócio de Outono ou Lar da Colheita ou ainda Festival da Segunda Colheita. É uma das oito celebrações solares anuais, conhecidas também como sabbats.

O equinócio é o instante no qual o eixo da Terra é perpendicular aos raios do sol. Só ocorre duas vezes por ano: em março (Mabon: outono) e em setembro (Ostara: primavera).  Do latim (aequinoctium),  significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.

Estamos no segundo ponto de equilíbrio perfeito na jornada através da Roda do Ano, e em termos de caminho de vida é o momento de colher o que você semeou, para olhar para as esperanças e aspirações de Imbolc e Ostara (Primavera) e refletir sobre como se manifestaram.

É muito especial para a Astrologia, pois também marca a entrada do sol no signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. Por isso é o ano novo astrológico, e como todo ano novo, nos oferece a oportunidade de recomeçar, fazer novos planos, ajustar o rumo das nossas vidas.

Assim como o a luz e a sombra estão em equilíbrio no planeta, é momento de de pensarmos sobre o equilíbrio de nossa luz e nossa sombra e o equilíbrio interno.

Que o fogo do seu caldeirão esteja aceso durante todo o inverno
Que o fogo do seu caldeirão esteja aceso durante todo o inverno - Foto: Tânia Jeferson

A energia de Mabon

Mabon é tempo de dar graças a mãe Terra pelos frutos colhidos na nossa colheita e para refletirmos sobre nós mesmas e sobre quais sementes plantamos, se a colheita foi farta, se os projetos vingaram para passarmos pelos meses escuros do inverno.

Magicamente falando, esse é um bom tempo para agir ao redor da ideia de balanceamento da vida, de remover as culpas e substituir por carinho e aceitação.

É um momento em que celebramos o equilíbrio e agradecemos a Deusa (Senhora da Colheita – Mãe Terra) pela abundância que irá nos sustentar pelos meses do inverno, ou pelas dificuldades da nossa caminhada.

É tradicional limpar a casa e começar organizar toda a desordem ao redor de seu lar e da sua vida. As portas da casa são abençoadas para protegerem aqueles que vivem dentro dela.

Simbolismo histórico

Mabon é um sabbat que ocorre entre o primeiro festival da colheita (Lughnasadh) e o ano novo pagão (Samhain). Marca o início do outono, dia santo pagão de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento à Deusa e a Deus por tudo o que foi colhido e caçado. É uma época de equilíbrio, onde o dia e a noite têm a mesma duração.

O nome Mabon veio de um Deus Celtas (também conhecido como Angus), o Deus do Amor. Esta é a ocasião ideal para pedirmos por todos aqueles que amamos, além de todos os que estão doentes ou velhos. É um período positivo para honrar os ancestrais e o espírito da Terra, além de agradecer pelas realizações do ano que passou.

Também é hora de meditar sobre projetos, a escolha das nossas próximas sementes, para serem plantadas daqui a pouco.

Feliz Outono! 💛

 


LUA: CHEIA - MINGUANTE
AROMAS DA LUNAÇÃO: Begamota e cítricos.
MENSAGEM DA SEMANA: Estamos no segundo ponto de equilíbrio perfeito na jornada através da Roda do Ano, e em termos de caminho de vida é o momento de colher o que você semeou, para olhar para as esperanças

 

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Tânia Jeferson

Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Clube Mulheres de Sucesso SJP:  Juliana Duarte

Bodas de Prata de Roselaine e Márcio Barbosa

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Eclipse lunar traz pra você oportunidades de transformação

Autoconhecimento e cura interior são possíveis a partir deste olhar


Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

Ritmos brasileiros marcaram o show "Pinhão, Pimenta e Mel" de Amanda Lyra e Garça Stival

O show que aconteceu no Teatro SESI em São José dos Pinhais trouxe surpresas, convidados especiais e canções inéditas


Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

Confira a lista dos participantes da 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão

O evento que acontece na Grande Curitiba apresenta pratos deliciosos elaborados com o tradicional pinhão, além de estimular o turismo gastronômico na Região Metropolitana de Curitiba.


Golpe do boa noite cinderela


Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)