Outono chegou. Nos festivais pagãos, era Mabon, tempo de equilíbrio e paz

Altar da celebração de Mabon do Círculo de Aine - Foto: Tânia Jeferson
Por Tânia Jeferson
O verão terminou na metade sul do planeta no dia 20 de março, quando o equinócio marcou a chegada do outono, enquanto na outra metade da Terra é o momento das boas-vindas à primavera.
O Hemisfério Sul gira pelo sul na Roda do Ano. Por aqui o outono. Nos antigos festivais pagãos, celebrava-se Mabon (pronuncia-se Mêibon), também conhecido como Equinócio de Outono ou Lar da Colheita ou ainda Festival da Segunda Colheita. É uma das oito celebrações solares anuais, conhecidas também como sabbats.
O equinócio é o instante no qual o eixo da Terra é perpendicular aos raios do sol. Só ocorre duas vezes por ano: em março (Mabon: outono) e em setembro (Ostara: primavera).  Do latim (aequinoctium),  significa “noite igual”, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra.
Esse é o segundo ponto de equilíbrio perfeito na jornada através da Roda do Ano, e em termos de caminho de vida é o momento de colher o que você semeou e olhar para as esperanças e aspirações de Imbolc e Ostara (Primavera), refletindo sobre como se manifestaram.
 

É um período muito especial para a Astrologia, pois também marca a entrada do sol no signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. Por isso é o ano novo astrológico, e como todo ano novo, oferece a oportunidade de recomeçar, fazer novos planos, ajustar o rumo da vida.

Assim como o a luz e a sombra estão em equilíbrio no planeta, é momento de pensar sobre o equilíbrio da sua luz e sombra para buscar o equilíbrio interno.

A energia de Mabon
Mabon é tempo de dar graças a mãe Terra pelos frutos colhidos na nossa colheita e para refletirmos sobre nós mesmas e sobre quais sementes plantamos, se a colheita foi farta, se os projetos vingaram para passarmos pelos meses escuros do inverno. Esse é um bom tempo para agir ao redor da ideia de balanceamento da vida, de remover as culpas e substituir por carinho e aceitação.
É um momento em que se celebra o equilíbrio e se agradece a Deusa (ou Mãe Terra, Senhora da Colheita) pela abundância que irá nos sustentar pelos meses do inverno, ou pelas dificuldades da nossa caminhada. É tradicional limpar a casa e começar organizar toda a desordem ao redor de seu lar e da sua vida. As portas da casa são abençoadas para protegerem aqueles que vivem dentro dela.
Simbolismo histórico
Mabon é um sabbat que ocorre entre o primeiro festival da colheita (Lughnasadh) e o ano novo pagão (Samhain). Marca o início do outono, dia santo pagão de descanso da colheita e comemoração, uma época de agradecimento à Deusa e a Deus por tudo o que foi colhido e caçado. É uma época de equilíbrio, onde o dia e a noite têm a mesma duração.
 

É um período positivo para honrar os ancestrais e o espírito da Terra, além de agradecer pelas realizações do ano que passou. Também é hora de meditar sobre projetos, a escolha das próximas sementes que serão plantadas daqui a pouco.

Feliz Outono! 💛

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui