Vale a Pena Ler de Novo
Terça, 20 de fevereiro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 06/04, 20:55 h

Aspartame não se relaciona à perda de peso corporal

O adoçante amplamente utilizado bloqueia enzima que se relaciona com emagrecimento e protege contra diabetes.

Vale a Pena Ler de Novo:De Bem com a Vida
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Você já parou para pensar que tantas pessoas têm substituído o açúcar por adoçantes à base de aspartame e nem por isso o seu peso corporal se reduziu?

 

Pois bem, há quem se preocupe com isso. As novidades a respeito, publicadas recentemente (fonte da pesquisa ao fim do texto), servem para que reavaliemos as condutas que incorporamos ao nosso dia a dia e que podem não cumprir o que prometem.

 

Uma equipe do Massachusetts General Hospital, nos EUA, encontrou um possível mecanismo que parece demonstrar porque o uso do aspartame poderia não se relacionar à perda de peso. Em seu relatório, mostra que “substitutos do açúcar como o aspartame são projetados para promover a perda de peso e diminuir a incidência de síndrome metabólica, mas uma série de estudos clínicos e epidemiológicos sugeriram que tais produtos não funcionam muito bem e podem, inclusive, tornar as coisas piores".

 

Richard Hodin, autor sênior do estudo afirma que a pesquisa descobriu que blocos de aspartame podem destruir uma enzima intestinal chamada fosfatase alcalina. Acontece que, em estudos anteriores, esta mesma enzima se relacionou com a prevenção da obesidade, diabetes e síndrome metabólica. Assim, ainda que estejamos reduzindo calorias, o que de fato acontece é a redução significativa da enzima que nos protege contra a obesidade. Sem falar de que, confirmados estes resultados (o que parece muito provável), o uso regular de aspartame pode predispor ao diabetes e à síndrome metabólica, quadros que se pensava evitar com a substituição do açúcar por tal produto.

 

Enfim, é cada vez mais necessário que as pessoas entendam que adoçantes artificiais podem ser mais danosos do que imaginam. Diversos estudos afirmam, inclusive, que seu uso pode aumentar a compulsão alimentar, fazendo com que as pessoas busquem ainda mais calorias na alimentação, ou passem seus dias com uma fome interminável.

 

Ainda não inventaram outra receita: a redução do peso corporal efetiva passa pelo equilíbrio nutricional, com a dieta feita com alimentos “de verdade”, e doses moderadas de atividade física bem distribuídas ao longo da semana. Quanto ao doce? E se pensarmos seriamente em nos acostumar com um paladar menos dependente de doçuras? Sim, é possível!

 

Pense sobre isso, e fale com seu nutricionista.

 

Até a próxima!

 

 

Fonte:

Sarah Shireen Gul, A. Rebecca L. Hamilton, Alexander R Munoz, Tanit Phupitakphol, Liu Wei, Sanjiv K Hyoju, Konstantinos P Economopoulos, Sara Morrison, Dong Hu, Weifeng Zhang, Mohammad Hadi Gharedaghi, Haizhong Huo, Sulaiman R Hamarneh, Richard A. Hodin. Inhibition of the gut enzyme intestinal alkaline phosphatase may explain how aspartame promotes glucose intolerance and obesity in miceApplied Physiology, Nutrition, and Metabolism, 2016

 



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus 18 anos acontece no Teatro Zé Maria, de 18 a 27 de outubro.


Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Ações serão realizadas em parceria com o Clube da Alice com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama


Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Cultura no Teatro SESI apresenta o espetáculo na quarta-feira (24)


Enfim, as escolas nascentes?

Enfim, as escolas nascentes?

Mais um texto da série especial


Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Peça aborda problemas rotineiros do casamento em duas apresentações no Teatro Regina Vogue


II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.



Mais notícias deste colunista


Veja também outros colunistas



Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)