Scrapbooking - Caixas revestidas e decoradas com papéis
No "Faça você mesmo de hoje" você irá aprender de maneira fácil o prático porta coisas feito em caixas!
Vale a Pena Ler de Novo: Variedades

*Por Van Lima
Eu sempre tive dificuldade com tinta e MDF (aquele material derivado da madeira, que permite corte à laser em infinitas formas e tamanhos, usado na produção de móveis também). Admiro artesãs que pintam e decoram caixas e peças com uma destreza que não tenho, admito. Minhas tentativas sempre foram frustradas. Até conhecer o scrap e descobrir que dá pra revestir a caixa toda usando papéis, e o resultado é incrível.
As caixas decoradas são perfeitas pra decorar e organizar a vida. E são tantas opções... Aliás, a oferta de materiais para artesanato em MDF cresceu muito nos últimos anos. E a variedade de peças, formatos e tamanhos é imensa! Desde caixas de chá, até organizadores de maquiagens e presentes diferenciados! E não é difícil trabalhar com peça. Muito pelo contrário!
Quer ver como é fácil? Vou dar algumas dicas de como revestir uma caixa. Vamos lá!
Materiais que você vai precisar:
- Uma caixa em MDF (meio óbvio, né? rs). Essas caixas são encontradas em casas de artesanato em geral. Para quem não tem contato com arte, melhor escolher uma caixa reta, sem cortes e molduras. É mais fácil.
- Cola Branca. Eu uso a Cascorez. É ótima. Colocar um tanto da cola num "pote" (de vidro mesmo, sabe?) e misturar com um pouquinho de água. Bem pouquinho. 10% de água para o tanto de cola que você despejar no pote. Só pra deixar a cola mais "macia".
- Pincel médio: Para passar a cola no MDF.
- Papéis para scrapbooking. A dica é escolher papéis que façam parte da mesma coleção, que combinam entre si, sem você precisar se preocupar tanto com a composição. Aqui em São José dos Pinhais, você encontra lá no nosso atelier várias opções!

- Base de corte, estilete e régua de metal. Esses três itens são fundamentais para se trabalhar com scrapbooking, são os primeiros itens da lista de materiais básicos. Mas, caso você não queira investir, dá pra cortar os papéis com tesoura, ou usar um vidro como base de corte. Enfim, sempre se tem uma alternativa e um "jeitinho" pra fazer arte!
- Lixa de unha.

- Espátula para artesanato. Existem espátulas especiais para scrap e encadernação, mas qualquer espátula retinha, serve.
- Goma laca indiana. Para quem, como eu, não tem jeito com tintas e "demãos", para deixar a parte interna da caixa com um aspecto diferente, eu uso a goma laca indiana da marca Corfix.

Ok. O passo a passo é simples:
- Primeiro, com a régua, você vai medir as laterais, tampa e bordas da caixa. Anote as medidas
- Corte os papéis que você usará. Estampas menores ou listradas para as laterais são mais indicadas.
- Para colar, passe a cola com o pincel, na caixa, no local em que você vai colar (uma lateral de cada vez, por exemplo)
- Coloque o papel alinhando pra nao ficar torto, passe a mão pra que fique liso, e em seguida, passe a espátula, pra retirar o excesso de cola e não deixar bolhas. Assim o acabamento fica perfeito!
- Faça isso em cada parte da caixa, sempre passando a espátula. Se em algum pedaço, sobrar papel, passe a lixa de unha para tirar as sobras.
Depois da caixa toda revestida, você pode decorar como quiser! Fácil? Se você quiser usar a goma laca, faça isso antes de começar a colar!
Quer tentar? Se quiser tirar dúvidas ou dicas, passe no nosso Atelier!
Bom scrap!
Doce Papel Atelier | www.vanlima.wordpress.com

"Parabéns pela explicação clara, objetiva e que vai ajudar muito a iniciantes nessa arte, como eu? Gostaria que me desse uma dica de como fazer um sombreado nas bordas da caixa para dar aquele toque final e se você usa verniz protetor. Qual? Muito prazer e grata pelo que já me ensinou. Helci Ana"