Sexta, 16 de novembro de 2018, 10:02 h - Atualizado em 20/11, 00:16 h

11º Festival de Cinema da Lapa terá dezenas de filmes e muitas atrações

Um dos principais eventos do cinema nacional acontece na próxima semana, na história cidade da Lapa (PR)

Tiomkim:Cultura
Autor: Redação
Atriz Nivea Maria homenageada no Festival
Atriz Nivea Maria homenageada no Festival - Foto: Divulgação.

Entre os dias 21 e 25 de novembro, acontece a 11ª edição do tradicional Festival de Cinema da Lapa, na histórica cidade da Lapa (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba. Toda a programação do evento é gratuita.

Promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, em parceria com o Instituto Borges da Silveira, o evento está entre as principais celebrações do cinema nacional em nosso estado.

Durante a programação oficial, serão exibidos gratuitamente ao longo de cinco dias mais de duas dezenas filmes, divididos em oito diferentes mostras, além da realização de shows, homenagens e exposições. O evento acontece em dois espaços selecionados especialmente para o festival: uma enorme tenda instalada na Alameda David Carneiro e a Sala de Exposições Lafaete Rocha.

Um dos grandes destaques da programação ficará por conta da mostra competitiva, que contará com a exibição dos filmes “Coração de Cowboy”, “Benzinho”, “10 Segundos Para Vencer” e “Ferrugem”.

A primeira exibição da mostra competitiva será o filme “Coração de Cowboy”, que será apresentado na quarta-feira (22), às 20h. O filme é dirigido por Gui Pereira e conta a história de um cantor de sertanejo universitário que decide dar um tempo na carreira para regressar a sua cidade natal no interior, onde pretende se reconectar com suas raízes. No elenco os destaques são Gabriel Sater e Jackson Antunes.

 

A noite de sexta-feira (23) tem início às 20h com uma homenagem à atriz global Nívea Maria, que recebe o Troféu Tropeiro em homenagem à sua carreira de destaque na televisão brasileira. Em seguida será exibido o segundo filme da mostra competitiva, “Benzinho”, dirigido por Gustavo Pizzi, cujo enredo aborda

a vida de um casal que luta há anos para terminar a obra de sua casa e o drama da mãe, vendedora autônoma, quando o filho mais velho, que joga handebol, é contratado por um grande time da Alemanha e vai deixar a casa dos pais.

Já no sábado (24), a partir das 20h, é a vez de “10 Segundos Para Vencer”, dirigido por José Alvarenga Jr e que mostra a extraordinária trajetória de Éder Jofre até se tornar um dos maiores boxeadores da história, mesmo sendo um homem dividido entre a paixão pelo esporte e a vida em família, onde pai e filho se unem na busca de um sonho, o de ser um verdadeiro campeão. Antes da sessão o ator Osmar Prado, um dos protagonistas do filme, recebe o Troféu Tropeiro em homenagem à sua extraordinária carreira na televisão e cinema brasileiros.

 

Para completar, no domingo (25), a partir das 15h, será a vez do filme “Ferrugem”, dirigido por Aly Muritiba, que foi o grande vencedor do último Festival de Gramado. O filme aborda o drama da adolescente Tati, que adora compartilhar sua vida nas redes sociais, mas que precisa lidar com as consequências, depois que algo que ela não queria que se tornasse público é divulgado no grupo do WhatsApp de sua turma de colégio. Após a exibição haverá um debate entre o público e o elenco do filme, com a presença do ator global Giovanni de Lorenzi (Deus Salve o Rei), protagonista do filme.

Entre outros destaques do festival estão a tradicional Sessão da Meia Noite, que vai apresentar a produção norte americana “Virgens Acorrentadas”, dirigida pelo paranaense Paulo Biscaia, que vai ser homenageado com o Troféu Tropeiro pelo destaque internacional recebido por seus filmes do gênero horror. O filme utiliza de metalinguagem para contar sua trama, apresentando um roteirista que decide fazer um filme de terror de baixo orçamento em uma mansão sinistra. Mas no decorrer das filmagens, o elenco e equipe se deparam com uma família de assassinos sádicos que reescreveu o roteiro da obra.

Além da mostra competitiva, a programação oficial trará diversos filmes de curta e longa-metragem que vão ser exibidos na Mostra Infantil e Mostra Infanto-juvenil, voltadas para as escolas, Mostra Filmados na Lapa, somente com produções locais, além da Mostra de Curtas-metragens Paranaenses e a Mostra Avec-Associação de Vídeo e Cinema do Paraná.

 

A produtora paranaense Tecnokena, que este ano completa 20 anos, vai ser homenageada com o Troféu Tropeiro pelo seu premiado trabalho na área do cinema de animação e terá quatro de seus filmes exibidos numa mostra especial.

Nesta edição do Festival três personalidades do meio artístico e cultural recebem Diploma de Mérito oferecido pelo festival, Solange Straube Stecz pelo seu trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e preservação, o iluminador Beto Bruel, nascido na Lapa, pela sua contribuição ao teatro brasileiro e o fotógrafo, cineasta e jornalista Tiomkim pelo seu trabalho de difusão da arte cinematográfica.

A cerimônia de abertura vai contar com o grupo Aire Flamenco e no encerramento será apresentado o show do Coral Vozes de Angola.

Duas exposições fazem parte do evento, e sua abertura acontece na quinta-feira (22) na Sala de Exposições Lafaete Rocha, na Praça General Carneiro. “Teatro Guaíra – Nasce um Ícone” apresenta exposição de fotografias do acervo de Erick Nissen,

e tem curadoria de Waltraud Sekula e Loire Nissen. Na ocasião será lançado livro de mesmo nome, com autoria de Erich Nissen, Loire Nissen, Waltraud Sekula, Julmar Rubens Leardini e Claudionor Beatrice. A exposição “Cinemis” tem curadoria de Gefferson Vaz e apresenta acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

 

O 11º Festival de Cinema da Lapa é promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa e Instituto Borges da Silveira, com produção à cargo de A Labirinto Produtora. Toda programação é gratuita e aberta para a população da cidade e turistas. Os dois espaços dedicados ao evento ficam na Praça General Carneiro, no Centro da cidade da Lapa (PR). O evento contará com transporte gratuito saindo de Curitiba diariamente. Mais informações no sitewww.festivalcinemalapa.com.br, nas redes sociais do evento ou pelo telefone (41) 3622-0055.

 

 

 

Vai, Vai, Vai, de Francisco Sandmann
Vai, Vai, Vai, de Francisco Sandmann - Foto: Divulgação.



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Coluna Kids

Coluna Kids

Coluna Kids


Direito & Cidadania

Direito & Cidadania

Direito & Cidadania


Kleiton Ramil

Kleiton Ramil

Canal do Kleiton




Mais lidas
Meio Ambiente SJP forma parceria para ampliar pontos de coleta de lâmp

Meio Ambiente SJP forma parceria para ampliar pontos de coleta de lâmp

Secretara de São Jesé dos Pinhais recebeu representantes da entidade Reciclus que formou parceria com o município par a instalação de ponto de coleta de lâmpadas.


Música, arte e circo a bordo do Ônibus da Cultura neste fim de semana

Música, arte e circo a bordo do Ônibus da Cultura neste fim de semana

Atrações musicais e circenses fazem parte da programação do Ônibus da Cultural neste fim de semana.


Curitiba ganha novo evento esportivo de artes marciais

Curitiba ganha novo evento esportivo de artes marciais

Primeira edição do Cidade da Luta ocorre no próximo domingo (24), no Espaço Torres da Kennedy.


Bonna Beer, uma nova opção para apreciar!

Bonna Beer, uma nova opção para apreciar!

Bonna Beer, um novo sabor para você.


Inscrições abertas para curso voltado  ao empreendedorismo na moda

Inscrições abertas para curso voltado ao empreendedorismo na moda

O curso "Fashion Business" prepara profissionais para atuar em um dos segmentos que mais cresce no mundo


São José dos Pinhais ganhou um espaço gastronômico para chamar de seu

São José dos Pinhais ganhou um espaço gastronômico para chamar de seu

Localizado próximo ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, o Mondrí surge como uma proposta de trazer ao município um local de entretenimento, gastronomia, diversão e lazer para todos os públicos




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)