Terça, 13 de março de 2018, 00:00 h - Atualizado em 13/03, 00:00 h

6 direitos de quem recebe aposentadoria que você provavelmente não sabia

Em meio à discussão sobre a Reforma de Previdência, veja quais são os direitos assegurados para quem se aposenta hoje pelo INSS

Autor: Redação
Foto: Divulgação.

O projeto de reforma da Previdência tem sido tratado como carro-chefe do atual governo. Bastante polêmica, a proposta que foi enviada ao Congresso em dezembro de 2016 nunca obteve votos suficientes para a aprovação e foi, oficialmente, enterrada no último dia 19. Mesmo assim, o assunto continua em discussão principalmente pela sociedade já que foram gastos cerca de R$ 105,2 milhões em propaganda para validar e conseguir apoio.

 

Em meio a esse cenário de indefinição, quem procura a Previdência Social hoje para se aposentar está coberto pela legislação vigente que garante uma série de benefícios muitas vezes desconhecidos. O especialista em Previdência, Dr. Átila Abella, lista abaixo 6 direitos para aposentados que não são lembrados por boa parte das pessoas que estão iniciando o processo para aposentadoria. Confira.

 

  1. Saque do Fundo de Garantia: Ao se aposentar, o trabalhador consegue sacar todo o dinheiro do FGTS, sem prejuízo de eventual direitos e multas que fará jus caso ocorra a demissão sem justa causa posteriormente. O saque dos novos depósitos pode se tornar mensal, caso ele continue a trabalhar no mesmo emprego mesmo depois de aposentado. Se mudar de empresa, o saque será liberado ao final do contrato.

  1. Isenção no IPTU: Em algumas Cidades, aposentados e pensionistas não pagam IPTU, desde que morem no imóvel e não tenham outros bens do tipo.

  1. Manutenção do plano de saúde: Se o trabalhador contribuía parcialmente com o pagamento mensal do seu plano de saúde, ao se aposentar ele tem direito de continuar a usufruir do convênio.

  1. Prioridade na restituição do Imposto de Renda: Contribuintes com 60 anos ou mais têm o direito a receber antes a restituição do Imposto de Renda. Ainda que caiam na "malha fina", o direito é assegurado e eles também têm prioridade na correção de falhas na declaração.

  1. Viagens gratuitas em ônibus interestaduais: Não é somente em meios de transporte urbanos, metropolitanos e suburbanos que os aposentados têm direito à gratuidade. Ônibus interestaduais também oferecem cotas gratuitas para atendê-los. Basta solicitar diretamente nas próprias companhias.

  1. Descontos em ingressos para eventos culturais e de entretenimento: Assim como os estudantes, aposentados acima de 60 anos possuem o direito de 50% de desconto em ingressos para shows, espetáculos, museus e parques. Consulte o regulamento de cada uma das instituições para saber como obtê-lo.

 

Via Agência NoAr



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cristiano Machado

Cristiano Machado

A vida é bélica


Mhana Karim

Mhana Karim

Laricas da Mhana




Mais lidas
Violencia contra mulheres, vamos falar disso?

Violencia contra mulheres, vamos falar disso?

Hoje essa coluna não vai somente falar sobre Direito Penal, hoje convido você leitor, a uma reflexão...


Vacinação contra pólio e sarampo acontece sábado (18) nas Unidades de Saúde

Vacinação contra pólio e sarampo acontece sábado (18) nas Unidades de Saúde

O horário de atendimento será das 8h às 16h. A campanha vai até o dia 31 de agosto.


Dia 26 de agosto tem Gastrobéra Pinhais - Festival de Inverno

Dia 26 de agosto tem Gastrobéra Pinhais - Festival de Inverno

A edição de inverno do festival contará com cervejarias locais integrantes da Rota da Cerveja, show e food trucks


Mostra musical "Tangos Hermanos"  com Yamandu Costa e Renato Borghetti em Curitiba

Mostra musical "Tangos Hermanos" com Yamandu Costa e Renato Borghetti em Curitiba

Serão três shows conduzidos pelo grupo LiberTango que contarão com três convidados especiais.


Academia de Cultura de Curitiba em ação.

Jady Menezes Campeã Mundial de Kickboxing

Jady Menezes Campeã Mundial de Kickboxing

Destaque da Semana




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)