Quinta, 04 de janeiro de 2018, 00:00 h - Atualizado em 04/01, 09:00 h

8 alimentos que dão energia e combatem o cansaço

Na reta final do ano, confira alguns alimentos que ajudam a recarregar “as baterias”


Redação: De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

A rotina agitada aliada ao estresse torna comum o esgotamento físico e mental. Nestes momentos, chegando ao final do ano, é comum que as pessoas procurem “doses de energia prontas para consumo” e que pode causar problemas para a saúde.

 

A endocrinologista, Myrna Campagnoli, diretora médica do Laboratório Frischmann Aisengart, explica que a opção mais saudável e eficiente é a mudança dos hábitos alimentares com a inclusão de alguns alimentos na dieta.  “A alimentação das pessoas têm sido cada vez mais industrializada e, portanto, pobres em nutrientes e rica em aditivos químicos e sal. Incluir frutas, como banana, abacate e laranja, leguminosas como feijão e lentilha, hortaliças verdes escuras como agrião, espinafre, brócolis e alimentos integrais como arroz integral e aveia, auxiliam na manutenção da saúde e liberação de energia, não só pelos seus conteúdos calóricos como, também, por possuírem vitaminas e minerais essenciais na produção de energia”, menciona.

 

Sintomas como cansaço, falta de disposição e energia podem estar relacionados à deficiência de vitaminas e minerais. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitamina C e ferro podem melhorar a disposição e oferecer a energia para o dia a dia. A desidratação é um fator importante no aumento da sensação de cansaço e, por isso, beber de 8 a 10 copos de água por dia pode fazer com que a sensação de bem-estar se reestabeleça.

 

A especialista aponta que as fadigas emocionais e físicas causam estragos no sistema imunológico e abrem as portas para outras doenças.

 

Confira esta lista com oito alimentos que dão energia e ajudam a combater o cansaço:

 

1.    Água de coco. Repleta de vitaminas e minerais que fornecem nutrientes e eletrólitos que reabastecem o corpo.

2.    Aveia. A farinha de aveia ajuda a controlar os níveis de glicose e mantém a sensação de saciedade por um longo período. Além das vitaminas do complexo B que melhoram os níveis de energia.

3.    Banana. A fruta é rica em fibras, minerais e vitaminas que ajudam a manter a disposição. A glicose da banana é rapidamente digerida e transformada em energia pelo organismo.

4.    Chá verde. A bebida é conhecida pelo baixo índice de calorias. Além de conter a cafeína que acelera o metabolismo e o uso da gordura como fonte de energia para o corpo.

5.    Lentilha. As lentilhas podem substituir o arroz ou macarrão na maioria das dietas. Além de ser rica em fibras que mantém a sensação de saciedade e manter o nível de glicose equilibrado.

6.    Ovo. O alimento é rico em ômega-3 e proteínas que são essenciais para o sistema imunológico. Os ovos são também uma fonte de energia considerável por contar com mais de dez nutrientes essenciais para o corpo.

7.    Vegetais verdes-escuros: couve, brócolis, espinafre, rúcula são ricos em ferro, cálcio, magnésio e fibras.

8.    Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas são ricas em ômega-3, selênio e cobre, que atuam diretamente na produção de energia e fortalecem o sistema imunológico.

 

 



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