Sexta, 19 de julho de 2019, 00:00 h - Atualizado em 19/07, 00:00 h

Algumas novidades!

Novidades da semana

Jorge Marcondes:Cervejas
Autor: Redação

Esta semana recebi alguns materiais que achei bem interessantes e acabei fazendo uma coletânea de informações, que resolvi passar para vocês. São temas diversos, mas que afetam de uma maneira ou outra o mundo da cerveja artesanal. Não vamos aqui fazer críticas ou defender nenhum ponto de vista, mas simplesmente divulgar algumas coisas para se pensar.

Foto: Divulgação.

Uma das mais importantes competições de cerveja do mundo está com inscrições aberta, com o custo da inscrição a 165 euros por rótulo, até dia 31 de agosto. É a BRUSSELS BEER CHALLENGE, cuja coordenação brasileira estará trabalhando com um centro de recebimento em parceria com a Cervejaria Bodebrown e JBE, em Curitiba.

 

Em 2018 foram 19 rótulos bazucas premiados com 6 medalhas de ouro, 4 de prata, 9 de bronze, mais 4 certificados de excelência e um prêmio revelação dado à Bierbaum Dunkel, que foi eleita a melhor cerveja das Américas na competição.

 

A competição acontece de 1 a 3 de novembro, em Mons na Bélgica, contando com a participação de 90 renomados jurados internacionais, sendo que entre eles estão os brasileiros Daiane Colla, Daniel Wolff, Douglas Merlo, Fernanda Meybom, Gabriela Montandon e Rodolfo Rebelo.

 

Para mais informações:

bbcbrasil1@gmail.com

www.brusselsbeerchallenge.com.br

 

Outra informação interessante refere-se ao filme documentário feito pela AMBEV, que independente das discussões sobre milho, conta um pouco da história da cerveja no mundo.

Foto: Divulgação

AMBEV parte em busca da cerveja perfeita

 

A empresa lança um documentário dirigido por Heitor Dhalia, nos cinemas, cuja temática apresenta-se a partir de uma viagem de 10 mil km, realizada pelo diretor, buscando dentro do universo cervejeiro, a história do presente e do futuro da cerveja.

 

Foram entrevistados mais de 20 especialistas que contam no documentário, a sua relação com a bebida, tentando responder as principais perguntas sobre o tema, principalmente “qual é a cerveja perfeita?”.

 

Independente do público, o documentário se propõe a ser uma imersão neste maravilhoso mundo de uma das bebidas mais populares do mundo, segundo o diretor Heitor Dhalia.

 

O filme será veiculado em salas de cinema e também em sessões abertas ao público nas cervejarias Ambev em todo o Brasil, com inscrições abertas pelo site do projeto, e em bares de capitais como Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Salvador.

 

Para conferir o trailer do documentário acesse o endereço: https://youtu.be/Cj89iEy1H7w

 

E para abordar um pouco de legislação e impactos, a seguir serão abordadas algumas das alterações que impactam positivamente o mundo das cervejas artesanais brasileiras, após a publicação do novo decreto.

Foto: Divulgação

Novo decreto da cerveja publicado pelo mapa

 

O governo publicou na última terça-feira (09/07/19) o decreto 9.902/2019, que se refere à produção cervejeira no país.

 

Carlos Müller, que é coordenador geral de vinhos e bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (MAPA).

 

Vamos começar esclarecendo que um decreto é um ato administrativo da competência dos chefes dos poderes executivos (presidente, governadores e prefeitos), que é usualmente utilizado para fazer regulamentações de leis (como para lhes dar cumprimento efetivo, por exemplo), dentre outras coisas.

 

Uma das mudanças positivas foi a inédita autorização para incluir leite, mel e chocolate com leite nas bebidas. Isso faz com que as cervejas, que antes utilizavam esses ingredientes e precisam esclarecer no rótulo que eram bebidas mistas, agora são consideradas como cerveja.

 

Antes as cervejas estrangeiras chegavam com esses ingredientes e o título “cerveja”, já as cervejas brasileiras não podiam. Vale aqui a observação de que somente esses ingredientes citados é que ganharam a permissão para entrar nas receitas, ou seja, nem tudo foi liberado.

 

Uma alteração destas só é possível, se feita pelo presidente da república, sendo que ela foi voltou da Casa Civil, várias vezes em 2015 e 2016.

 

Este foi um texto que parece ter conseguido, pelo menos em parte, um alinhamento de opiniões entre a grande indústria, os pequenos produtores e até o consumidor final.

 

A alteração no decreto passa a permitir que os atos normativos sejam atualizados constantemente, fato que busca manter a norma brasileira em compasso com as tecnologias e ingredientes mundialmente utilizados, permitindo que toda a padronização conste na Instrução Normativa, fato que retira a necessidade de alterações no decreto.

 

Outro ponto interessante refere-se aos artigos 92 a 94, que especificam a necessidade de as cervejarias manterem guardadas garrafas, para amostra do produto, de cada lote, caso seja necessária uma fiscalização.

 

É pouco, mas é um sinal de que as coisas podem e devem melhorar, basta vontade e bom senso das partes.

 

E para finalizar, novidades em termos de cervejas que chegam ao nosso mercado interno.

Foto: Divulgação

Heineken iniciará produção e comercialização da Lagunitas no Brasil

 

Criada em 1993 na cidade de Petaluma, na California, a bela cervejaria americana Lagunitas se tornou muito populares e com crescimento rápido. Em 2015 a Heineken adquiriu 50% da Lagunitas e em 2017 os outros 50%, sendo que agora as Lagunitas chegam ao Brasil para reforçar o portfólio da multinacional.

 

Esta cervejaria já figurou como a sexta maior cervejaria artesanal americana em 2014 e, em 2018, segundo a empresa Nielsen de inteligência de mercado, foi considerada umas das 5 maiores do cervejarias artesanais do EUA.

 

Fundada por Tony Magee, a Lagunitas teve como estratégia de crescimento no mercado americano uma fórmula que combina cervejas lupuladas, identidade visual vintage e marketing com tom irreverente.

 

A produção da Lagunitas será na fábrica da sua afiliada Eisenbahn em Blumenau, enquanto a nova fábrica está no papel. As cervejas da Lagunitas devem chegar ao mercado brasileiro em agosto.

 

A Lagunitas preenche o espaço ainda vago dentro do portfólio da Heineken Brasil, pois Eisenbahn e Baden Baden possuem posicionamento de menor apelo com um público mais jovem e com aceitação das cervejas mais lupuladas.

 

Estas são algumas das informações que surgiram nos últimos dias e que mereciam alguma atenção.

 

Neste sábado (20/7) em Curitiba acontece o festival DUM Day que está na nona edição anual. O evento terá duração de 16 horas aproximadamente, com shows de rock e mais de 60 cervejas diferentes. Acontecerá no Distrito 1340 e o horário é: sáb, 20/07/2019, 11:00 até dom, 21/07/2019, 03:00 sem interrupções.
Ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/dum-day-9-tickets-64509327134 e vão de R$ 20,00 a R$ 100,00. Os valores dos ingressos mudam de acordo com o que se adquire (ingresso, copo, camiseta)

Cheers!



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)