Terça, 04 de abril de 2017, 00:00 h - Atualizado em 04/04, 00:00 h

Amendoins têm papel positivo na saúde do coração

Estudo inédito mostra que a proteína do amendoim auxilia na dilatação das artérias, melhorando a saúde cardiovascular


Adriana Zadrozny : De Bem com a Vida


Foto: Divulgação.

Pesquisas recentes da Universidade Estadual da Pensilvânia trazem uma importante e deliciosa novidade: o amendoim pode reduzir o risco de doenças cardíacas. O estudo, publicado no The Journal of Nutrition em março deste ano, é o primeiro a mostrar que o amendoim, especialmente através de sua proteína e compostos bioativos, ajuda a manter suas artérias flexíveis.

Como isso acontece? Para entender, precisamos lembrar que os níveis de gordura no sangue aumentam rapidamente após uma refeição rica em gordura, fazendo com que os vasos sanguíneos se tornem rígidos. Isso faz com que seu coração trabalhe mais para bombear sangue através dos muitos quilômetros de vasos sanguíneos em seu corpo, aumentando o risco de doença cardíaca, assim como derrames.

Neste estudo, os participantes que comeram amendoim como parte de uma refeição (contendo 50% de gordura) reduziram o aumento dos triglicerídeos no sangue em 32%. Além disso, o amendoim também fez com que as artérias dos participantes permanecessem abertas e flexíveis.

Os pesquisadores concluem que a proteína do amendoim, juntamente com bioativos, vitaminas e minerais presentes desempenham um papel importante na prevenção desta resposta de endurecimento. A proteína vegetal do amendoim, e especificamente o aminoácido arginina, juntamente com os muitos outros nutrientes no amendoim provavelmente se relacionam com o efeito observado. A arginina é um aminoácido utilizado para produzir óxido nítrico, um vasodilatador natural. Cabe ressaltar que o amendoim contém mais proteína do que qualquer outra vagem e mais arginina do que a maioria dos outros alimentos.

Além disso, o amendoim contém uma rica variedade de bioativos, incluindo resveratrol, esteróis vegetais, flavonóides e antioxidantes. Também é fonte de dezenas de vitaminas e minerais, incluindo niacina, folato, biotina, vitamina E, cobre, manganês, molibdênio e fósforo.

Este estudo é importante  porque mostra uma maneira nova através da qual os amendoins reduzem o risco de doenças cardiovasculares . As sementes já são reconhecidas como auxiliares da saúde cardíaca desde 2003 (pela qualidade de suas gorduras mono e poliinsaturadas), mas este estudo é inédito por demonstrar que a proteína do amendoim e seus compostos bioativos agem diretamente na dilatação dos vasos sanguíneos, e com isso reduzem o risco de doenças do coração.

Mais do que nunca, amendoins são bem vindos.

Converse com seu nutricionista.

Fonte: Liu X, Hill AM, West SG, Gabauer RM, McCrea CE, Fleming JA, Kris-Etherton PM. Acute Peanut Consumption Alters Postprandial Lipids and Vascular Responses in Healthy Overweight or Obese Men. J Nutr 2017.

 

Adriana Zadrozny é Nutricionista com ênfase em Nutrição e Qualidade de Vida.Trabalha com Nutrição Anticâncer. Mestre em Fisiologia Humana e professora universitária, é também a autora do livro SOBRE VIVER – assim aprendi com um câncer de mama (Editora Máquina de Escrever).

 



Envie o seu comentário


Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:


Colunista do dia
Julio Borges

Julio Borges

Artes Marciais


São José City

São José City

Cristiano Dolinski


Tiomkim

Tiomkim

Coluna Tiomkim




Mais lidas
Simples como Channel

Simples como Channel

Saiba mais sobre a polêmica e inovadora estilista que revolucionou os rumos da moda feminina


Bibliotecas virtuais

Bibliotecas virtuais

Um acervo on line


 "O Manifesto da Terra do Quase" é disponibilizado para dowload gratuito

"O Manifesto da Terra do Quase" é disponibilizado para dowload gratuito

O compositor e dramaturgo Elian Woidello disponibilizou o texto na íntegra de seu ensaio "O Manifesto da Terra do Quase


Bianca Zonato comemora um ano

Bianca Zonato comemora um ano

Destaques da Semana


27ª edição do Festival de Curitiba já tem bilheteria aberta

27ª edição do Festival de Curitiba já tem bilheteria aberta

Serão mais de 400 atrações, entre espetáculos teatrais, musicais, oficinas e palestras. Ingressos estão à venda.


Temporada 2018 da Sprint Race está repleta de novidades

Temporada 2018 da Sprint Race está repleta de novidades

Com carro novo e mais rápido, campeonato ultrapassa fronteiras e terá uma das etapas em Rivera (Uruguai), além das especiais com corrida noturna, corridas com convidados e muito mais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016.