Sexta, 20 de julho de 2018, 00:00 h - Atualizado em 20/07, 18:09 h

Aos 84 anos, Tia Lininha lança livro autobiográfico

Exemplo de vida dedicada a portadores de necessidades especiais, Tia Lininha não para de surpreender e lança livro

Vera Rosa:Mandirituba
Autor: Vera Rosa
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Tia Lininha e sua primeira obra
Tia Lininha e sua primeira obra - Foto: Skopos Comunicação

Por Vera Rosa

Dizem que toda pessoa deve plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro.  Ursulina Claudino, a Tia Lininha, que já plantou uma arvore, teve 3 filhos, e agora aos 84 anos lança seu livro: Histórias da Tia Lininha. O lançamento aconteceu no último sábado (14), em Mandirituba, PR,  com uma missa em ação de graças e após um cerimonial, onde tive a honra de contar essa história de uma vida dedicada as pessoas com necessidades especiais e a sua familia. O momento foi marcado por homenagens, feitas pelos sobrinhos que trouxeram o cantor lírico Beto Battistella e do violinista Gustavo Rech que fizeram uma belissíma apresentação. Filhos, genro, netos e bisneta estavam presentes e também se emocionaram.

E em especial no Portal VRNews, vamos contar um pouco dessa história: 

 

Nascida em 15 de julho de 1934, filha de Etelvina Taborda dos Santos e Abílio Machado dos Santos. Recebeu o nome de Ursulina por causa de sua avó paterna, mas logo recebeu o apelido de Lininha. Casou-se aos 18 anos com Tubal Honório Claudino e tiveram 3 filhos: José Acir (falecido em janeiro deste ano), Joana Rita e João Francisco, que nasceu com transtorno mental e que por este motivo fez com que ela fosse em busca de uma especialização para poder atendê-lo em suas necessidades, não só a ele, mas a tantos outros que futuramente poderiam precisar.

Professora, Tia Lininha no ano de 1976 ela teve a oportunidade de conhecer a professora Isolda Peixoto que foi ministrar um curso aos professores da rede estadual, que a incentivou a fazer um curso de especialização em necessidades especiais, pois emocionada lhe contou que seu filho de 9 anos não frequentava a escola. E assim nasceu toda sua trajetória, Durante o curso recebeu orientações e também um desafio para que pudesse criar a APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais em Mandirituba. 

 

 

Foto: Skopos Comunicação

Dona Lininha sente-se feliz por ter contribuído um pouco com sua experiência na educação de muitos. A semente foi plantada e deu bons frutos: Hoje a APAE está com quase 41 anos e sua sede reformada graças á ajuda de todos os munícipes que nunca disseram não a esta causa tão nobre. Também ao esforço de todos os presidentes da Associação e aos diretores que desde o início e até o dia de hoje não medem esforços para promover o bem estar dentro da escola, se preocupando com todos, em especial com os alunos. Com certeza Deus está abençoando a todos os que por lá passaram e também os que estão lá hoje.

Dona Lininha se afastou da escola no ano de 2008 para cuidar do seu irmão Raul, que também era especial. Ele faleceu em 2009.

Diante de tantos desafios superados, Dona Lininha ainda pensava em fazer uma faculdade. Aos 70 anos prestou vestibular e passou na FACINTER e aos 75 anos recebeu o diploma de pedagoga e foi homenageada no dia da formatura pelos dirigentes da FACINTER em Curitiba. Mas ela não parou por aí, pois quando completou 80 anos iniciou um livro relatando alguns episódios de sua vida e pretende fazer o lançamento no dia 15 de julho deste ano.

Dona Lininha é uma mulher de muita fé, sente-se muito abençoada por Deus. E nesses longos anos aprendeu a valorizar a vida, gosta de ser solidária a quem precisa.

Em sua palavras ressalta "Ajudar sempre, atrapalhar nunca, fazer tudo com amor, não ter raiva de ninguém. Levar sempre em conta que aqui é uma breve passagem e que um dia seremos julgados, não por aquilo que temos, mas sim por aquilo que somos. Colhemos o que plantamos!" Finaliza Tia Lininha. 

 

Vera Rosa fez o lançamento do livro em Mandirituba
Vera Rosa fez o lançamento do livro em Mandirituba - Foto: Rubens de Lima

Vera Bührer de Lima e Vera Rosa
Vera Bührer de Lima e Vera Rosa - Foto: Skopos Comunicação

Foto: Vera Rosa

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação

Foto: Skopos Comunicação



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
História&Talento

História&Talento

História e Talento


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus comemora 18 anos com Temporada de aniversário

Antropofocus 18 anos acontece no Teatro Zé Maria, de 18 a 27 de outubro.


Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Shopping São José promove ações em prol do Outubro Rosa

Ações serão realizadas em parceria com o Clube da Alice com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção do câncer de mama


Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Grupo de ballet realizará apresentação no Teatro SESI SJP

Cultura no Teatro SESI apresenta o espetáculo na quarta-feira (24)


Enfim, as escolas nascentes?

Enfim, as escolas nascentes?

Mais um texto da série especial


Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Espetáculo "Em casa a gente conversa" traz Cássio Reis e Juliana Knust

Peça aborda problemas rotineiros do casamento em duas apresentações no Teatro Regina Vogue


II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

II Mostra Intermunicipal Mulheres na Ciência: exposições estão abertas

É a segunda vez consecutiva que o município de São José dos Pinhais realiza um evento dessa proporção.




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)