Terça, 10 de abril de 2018, 19:24 h - Atualizado em 10/04, 19:31 h

Banco de Leite do Hospital São José incentiva doações

Banco de Leite do Hospital São José realiza coleta e pasteurização do leite materno

Redação:São José dos Pinhais
Autor: Redação
Foto: Lucas Mendes/PMSJP

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do bebê. Ele reduz a morbimortalidade infantil, reduz a desnutrição infantil, reduz custos com fórmulas industrializadas, além de aumentar o vínculo da mãe com o bebê. Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é a maneira mais saudável de alimentar a criança nos primeiros 2 anos de idade.

Apesar dessas inúmeras vantagens, existem mães que não podem, ou não conseguem, por diversos motivos, amamentar. É por isso que o Hospital São José incentiva doações para o Banco de Leite (BLH), que favorece recém-nascidos, bebês e a UTI neonatal. “O Banco de Leite vem para suprir a necessidade do bebê prematuro extremo, de uma mãe que não consegue produzir leite suficiente para esse bebê ainda, um bebê que possivelmente nasceu antes do tempo, ou por algum motivo o médico determina que o bebê não receba o leite da mãe ainda”, pontua a coordenadora do Banco de Leite do Hospital São José, Goretti Kuzma.

 

Banco de Leite do Hospital São José realiza coleta e pasteurização do leite materno (Foto: Lucas Mendes/PMSJP)

 

A doação do leite materno pode ser feito no próprio Hospital São José, no setor da Maternidade, ou então ser feita em domicílio. Caso a mãe deseje a coleta em domicílio, deve entrar em contato com o BLH para agendar a busca.

A mãe recebe todos os equipamentos necessários para a coleta, tais como luvas, máscaras e touca para que ela possa realizar essa coleta com segurança, além de receber orientação para os cuidados necessários. “A mãe coloca o leite coletado no congelador, é marcado um dia para que o Banco de Leite vá até o domicílio dessa mãe, entramos em contato, visualizamos a forma como foi coletado, nós levamos uma caixa térmica, e esse leite é transportado até o Banco de Leite. Chegando aqui, esse leite passa por todo processo necessário de esterilização, é armazenado até o dia do processamento da pasteurização”, explica Goretti. O Banco fornece um carro agendado para ir até a residência da mãe até duas vezes por semana para a coleta.

 

Quem pode doar?

Toda mãe que tem leite em excesso, ou seja, satisfez a necessidade do seu bebê biológico, pode doar para um bebê que precise. Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Além das mães que estão temporariamente impedidas de amamentar seus filhos diretamente no peito por razões ligadas à saúde dos mesmos ou outras razões, mas consideradas compatíveis com a amamentação. 

Quem pode receber?

Segundo a coordenadora do BLH, por ser um banco de leite que começou há pouco tempo, existe uma demanda bem atuante no município. Mas o BLH ainda está em busca de mais doadoras, por isso o BLH do Hospital São José atende e frisa a demanda da UTI Neonatal no momento.

 

SERVIÇO –

Caso a mãe queira doar, ela poderá entrar em contato com o Banco de Leite do Hospital São José por meio dos telefone (41) 3283-5522, ramal 280, ou então pelo Whatsapp (41) 99703-5358.

Email: bancodeleite@sjp.pr.gov.br

Rua Coronel Luiz Victorino Ordine, 1747

Horário de Funcionamento: 

7h às 16h, de segunda a sexta-feira



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Sr. Peixe - O melhor da comida de boteco agora na sua casa

Sr. Peixe - O melhor da comida de boteco agora na sua casa

Pastel de barreado, bolinho de siri, bolinho de mandioca com carne seca entre outras delícias, podem ser entregues prontos ou congelados no conforto de sua casa


Fábio Cardelli lança Webclipe da música "Meu Amigo é um Perigo"

Fábio Cardelli lança Webclipe da música "Meu Amigo é um Perigo"

A letra busca inspiração em situações reais: tentativas de sedução, farras, bebedeiras, amnésias etílicas, narrado em segunda pessoa, na perspectiva do amigo que sempre vai ao socorro dos seus colegas


Lenine estreia novo trabalho em Curitiba

Lenine estreia novo trabalho em Curitiba

No sábado, dia 23 de junho, o cantautor pernambucano chega na cidade com a turnê de lançamento do seu novo projeto, ´Em Trânsito´, 13º disco da carreira


Curitiba recebe o 1º Festival de La Tapa

Curitiba recebe o 1º Festival de La Tapa

O evento vai reunir bares e restaurantes curitibanos que valorizam o tradicional preparo espanhol


Cia dos Ventos faz apresentação no Teatro SESI

Cia dos Ventos faz apresentação no Teatro SESI

O evento ocorrerá na quarta-feira (20), às 10h e 15h.


Neste domingo (24) a Colônia Marcelino recebe a Caminhada na Natureza

Neste domingo (24) a Colônia Marcelino recebe a Caminhada na Natureza

A caminhada terá um percurso de 11 quilômetros, com a largada na Igreja São Pedro




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)