Sábado, 17 de fevereiro de 2018, 11:33 h - Atualizado em 17/02, 12:06 h

Bibliotecas virtuais

Um acervo on line

Marcos Silva:Cultura
Autor: Redação
Foto: Divulgação.

Os livros são fundamentais no processo do ensino e aprendizado além de ferramentas indispensáveis para a disseminação de conhecimento, lazer e comunicação. As bibliotecas são a proteção e o reconhecimento deste capital. Com a evolução tecnologica este serviço prestado chega também a internet. Abaixo algumas bibliotecas virtuais e seus endereços.

 

Biblioteca Nacional Digital – BNDigital
http://bndigital.bn.gov.br/
Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais.
A BNDigital está internamente constituída por três segmentos: Captura e armazenagem de acervos digitais, Tratamento técnico e publicação de acervos digitais e Programas e Projetos de digitalização e divulgação. Conta com uma equipe interdisciplinar composta por bibliotecários, historiadores, arquivistas e digitalizadores.

EXPOSIÇÕES
Desde 1880, quando organizou a “Exposição Camoneana” – em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões, a Biblioteca Nacional vem consolidando uma longa tradição na montagem de exposições documentais. Hoje, na BNDigital, o visitante interessado pode acompanhar virtualmente as mais importantes exposições realizadas nos últimos anos pela Biblioteca Nacional.

 

Biblioteca Digital - UFMG
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG
A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFMG disponibiliza, na íntegra, para as comunidades interna e externa, a produção científica oriunda dos 62 programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade. Inclui registros correspondentes a textos completos digitalizados em formado pdf, partes de textos, devidamente autorizados pelos autores, ou referências e resumos de teses e dissertações, proporcionando rapidez e facilidade na busca e acesso.
Dissertações e Teses
Monografias de Especialização

 

Audioteca Cegos Brasil
http://www.cegosbrasil.net/audioteca

Possui um acervo de livros em audio que podem ser baixados.

 

A LabCom.IFP 
http://www.labcom-ifp.ubi.pt/sub/indexpt.php
O LabCom.IFP é uma unidade de investigação da área de Comunicação, Filosofia e Humanidades da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), localizada na Covilhã, Portugal. É financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), uma instituição do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Surgiu da fusão de duas unidades anteriores, ou seja, o Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) e o Instituto de Filosofia Prática (IFP).
A característica mais distintiva do LabCom.IFP é a sua forte presença on-line com: 4 bibliotecas on-line (BOCC - Ciências da Comunicação; BOAL - Literatura Audio; LUSOSOFIA - Filosofia; BOND - Design); 4 revistas on-line (Estudos da Comunicação, Doc On-line, Rhêtorikê e Eikon); 1 editora online (Livros LabCom.IFP). 
Os seus sites incorporados atraem aproximadamente 2,8 milhões de visitas, principalmente do mundo de língua portuguesa, com menção especial para o Brasil.

 

Domínio Público
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Desenvolvida pelo Ministério da Educação, nesta biblioteca são disponibilizados gratuitamente cerca de 180 mil textos, além de imagens, arquivos de som e vídeo. O site conta com rico acervo de publicações na área de educação. Lá, você ainda encontra as obras completas de Machado de Assis e um grande acervo de poesias de Fernando Pessoa. A biblioteca possui também diversas músicas eruditas brasileiras, e inúmeros textos de literatura infantil, além dos Compilados sobre Legislação Educacional.

 

Biblioteca Digital Mundial
http://www.wdl.org/pt/about/

Criada pela UNESCO, a Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente, e em formato multilíngue, importantes de literatura, áudio, mapas e fotografias provenientes de países e culturas de todo o mundo. As pesquisas podem ser feitas em sete línguas diferentes e as buscas, feitas por período.

 

Wikilivros
http://pt.wikibooks.org/wiki/Wikilivros

Projeto da Wikimedia Foudation dedicado ao desenvolvimento colaborativo de livros, apostilas, manuais e outros textos didáticos de conteúdo livre. São diversos temas em diversas línguas. Há uma versão da página em português.

 

Para ler...

 

Marcos Silva colunista aos sábados -  email: Marcosgeovano@hotmail.com

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade do autor.

Colunas anteriores também aqui: clique


Comentários desta notícia:


28/02, 21:34 h -Rosmari Steenbock :

"Muitos parabéns ! Adorei "



Comente você também sobre esta notícia:



Colunista do dia
Cel Costa Filho

Cel Costa Filho

Segurança em Debate


Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo

Vale a Pena Ler de Novo




Mais lidas
Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Câncer de Pâncreas é na maioria das vezes é diagnosticada de forma tardia

Por isso apenas 15 a 20% dos pacientes são candidatos à cirurgia com potencial de cura.


Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical  “Um Cisco” estreia no Guairão

Vida de CHICO XAVIER em superprodução musical “Um Cisco” estreia no Guairão

A trama se desenvolve numa estação de trem, onde a vida do médium é narrada desde os seus 4 anos de idade até a sua morte, aos 92 anos.


Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Banda Nenhum de Nós traz rock a Curitiba em pocket show gratuito

Apresentação do grupo, que tem mais de 30 anos de carreira, acontece no dia 17 de outubro, no Shopping Curitiba


3 livros que você precisa ler

3 livros que você precisa ler

Destaque da Semana


Pinhais recebe projeto de cinema gratuito  ‘Cinemóvel Carrefour’

Pinhais recebe projeto de cinema gratuito ‘Cinemóvel Carrefour’

O ‘Cinemóvel Carrefour’ exibirá, gratuitamente, filmes com a temática da alimentação para alunos de escolas municipais


Uma nova onda, muito seca!

Uma nova onda, muito seca!

Por Jorge Marcondes




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)