Terça, 16 de julho de 2019, 00:00 h - Atualizado em 17/07, 16:59 h

Black Maria convida Pedro Luís e a Parede para show em Curitiba

O encontro de bandas une a versatilidade da música brasileira no projeto Sesi Música

Livia Zeferino:Black Maria
Autor: Livia Zeferino
O conteúdo desta matéria é de total responsabilidade do autor.
Foto: Divulgação

O Sesi Música, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, promove o show das bandas “Black Maria” e “Pedro Luís e a Parede” no dia 27 de julho. O  evento integra dois  grupos com trajetórias consolidadas e que são velhos companheiros de palco em um show de reencontro, em que celebram a versatilidade da música brasileira e os 23 anos de trajetória de ambos.

Influenciada por “Mutantes”, “Blindagem”, “Sublime” e bandas setentistas como “Stones” e “Led Zepellin”, o grupo curitibano Black Maria surgiu em 1996 com a simples vontade de fazer rock, divertir-se e, porque não, viajar. Formada pelos músicos Franco Calgaro (vocal e guitarra), Beto K (baixo), Rogério Magrão (bateria), Gabriel Teixeira (guitarra) e Henrique Peters (teclados), a banda trilhou uma carreira sólida no cenário da música autoral paranaense e traz em seu repertório poemas musicados do poeta curitibano Paulo Leminski, resgatando também músicas da banda “A Chave”, que teve como parceiro o próprio poeta.

Do surgimento de Black Maria à atualidade, são quatro CDs e um DVD gravados e o desejo de excursionar consolidado expressivamente, com shows em diversas cidades e festivais brasileiros, como: Porão do Rock – Brasília, Circo Voador e Sexta Sim - Rio de Janeiro, Semp Toshiba - São Paulo e Free Jazz e Curitiba Rock Festival, em sua capital de origem. Shows internacionais em Chicago, Cleveland, Oberlin, nos EUA, Barcelona – Espanha e Munique – Alemanha, e também nos países vizinhos Argentina e Paraguai, fizeram parte de sua trajetória.

Um dos trabalhos de maior constância e abrangência da banda foi a criação e produção do evento “Segunda que eu gosto”,projeto de música autoral e intercâmbio musical no bar “Era Só o Que Faltava”, durante quatro anos. A iniciativa, que surgiu com o objetivo de criar algo para sacudir as bandas autorais de Curitiba e aproximá-las dos grupos de outras praças, ao dividir o palco com artistas locais e nacionais, chegou ao marco de mais de 300 bandas participantes.

É nesse cenário que Black Maria e Pedro Luís e a Parede encontraram-se. A PLAP foi uma das bandas convidadas do projeto “Segunda que eu gosto”, em uma sessão memorável que rendeu lotação máxima e a melhor bilheteria de todos os tempos. Retribuindo o sucesso do convite, a banda carioca recebeu os músicos curitibanos em sua cidade natal para participação em um programa de rádio comandado pelos músicos cariocas, e também para uma canja no projeto “CEP 20.000”.

Curiosamente, foi no palco deste projeto “CEP 20.000”, no mesmo ano de surgimento da banda Black Maria, que surgiram Pedro Luís e a Parede. Desde então, o grupo carioca formado por Pedro Luís (vocal e guitarra), Mário Moura (baixo), C.A. Ferrari, Sidon Silva e Celso Alvim (bateria e percussão), lançou sete álbuns e quatro DVDs. Os artistas já excursionaram pelo Brasil, Japão, França, Portugal, Alemanha, Espanha, Suíça, Bélgica e Estados Unidos.

Em 2000, a PLAP criou as oficinas de percussão do “Monobloco”, desencadeando um dos maiores fenômenos da revitalização do carnaval de rua no Rio de Janeiro. Uma mistura de samba, swing e rock & roll caracteriza o estilo musical do grupo, que já recebeu diversas premiações em sua trajetória Como exemplo está a premiação de melhor grupo no 22º Prêmio da Música Brasileira e, junto ao Monobloco, o Rival Award pela Career Achievement.

Diante de trajetórias tão expressivas, Black Maria e Pedro Luís e a Parede prometem um encontro potente, caminhando do rock’n’roll à batucada, do rap ao samba, do swing a solos de guitarras e percussões. O encontro brinda a versatilidade destes artistas, do rock raiz à música brasileira em toda a sua abrangência.

O projeto Sesi Música é uma ação do Sesi Cultura Paraná que promove shows de artistas de representatividade na cena local paranaense em parceria com cantores, músicos ou bandas com carreira consolidada nacionalmente. Um dos critérios fundamentais para esta parceria é que os artistas envolvidos tenham alguma conexão musical.

 

SERVIÇO

SESI MÚSICA APRESENTA:

Black Maria convida Pedro Luís e a Parede

Data: 27 de julho

Horário: 20h

Duração: 60 min

Classificação: livre

Valor: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) pelo Disk Ingressos

Local: Teatro Sesi Campus da Indústria

Endereço: Av. Com. Franco, 1341 - Jardim Botânico



Seja o primeiro a comentar sobre esta notícia:



Colunista do dia
Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso

Mulheres de Sucesso


Vera Rosa

Vera Rosa

Coluna Vera Rosa




Mais lidas
SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

SESC oferece programação cultural gratuita em São José dos Pinhais

O Sesc São José dos Pinhais está oferecendo uma programação cultural gratuita durante o mês de agosto. Confira as próximas atrações:


Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Blues e rock embalam domingo da Mercadoteca

Clássicos do rock e do blues são destaque no repertório de João Avelino, músico que anima o domingo (18/8) da Mercadoteca.


Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Thiaguinho traz nova turnê a Curitiba

Show acontece na Live Curitiba, no sábado, dia 24 de agosto. Os ingressos estão à venda


Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Fernando & Sorocaba trazem turnê “O Chamado da Floresta” a Curitiba

Apresentação acontece no dia 23 de agosto, sexta, na Live Curitiba. Os ingressos estão à venda


Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Com mais de 400 mil bolinhas, Parque Magic Unicorn chega a Curitiba

Atração conta com escorregadores, circuito de atividades e house slide


Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Cidade de São José dos pinhais terá curso de libras na Segunda (19)

Departamento de Educação Especial, abre na próxima segunda-feira (19) inscrições para o Curso de Libras. As inscrições deverão ser feitas no Portal da Prefeitura de São José dos Pinhais




Mais notícias desta categoria


Voltar ao topo©Squarebits Software 2016. (Heroku)